Projeto imersivo quer conscientizar sobre a esclerose múltipla
Projeto marca presença com experiências imersivas nas cidades de São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte
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Meio & Mensagem
15 de agosto de 2024 - 6h01
A Merck, empresa de ciência e tecnologia, apresenta uma nova edição Casa da Esclerose Múltipla, com experiências interativas para compartilhar informações sobre a doença durante o Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização.
O Shopping Eldorado, em São Paulo, receberá a casa principal durante os próximos dias 16, 17 e 18. Já as cidades do Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte e Curitiba contarão com a versão da iniciativa no formato pocket.
A estrutura do projeto imita uma casa padrão e divide por cômodos as experiências vivenciadas pelos pacientes, de acordo com a intensidade e fase da doença. Na divisão, a sala de estar apresenta os sintomas iniciais da doença, como visão turva e perda de equilíbrio; o banheiro traz os mais frequentes, como fraqueza muscular, perda visual prolongada e formigamento; e a cozinha mostra a memória afetada e falta de sensibilidade tátil.
A partir de conceitos lúdicos que representam as sensações e sintomas da esclerose múltipla, o público passa a entender e reconhecer os seus principais sinais, entendendo que, na maioria dos casos, a vida com EM não é linear.
Além disso, o projeto passa a exibir um filme publicitário durante os trailers de cada sessão em sete salas Cinemark do Shopping Eldorado, entre os dias 15 e 28 de agosto. O curta narra o momento em que uma pessoa começa a manifestar sintomas da esclerose múltipla, utilizando efeitos de alteração de voz e nas imagens na edição para que o telespectador os vivencie simultaneamente e entenda como a doença pode provocar distúrbios sensoriais nos pacientes
Entre os objetivos da iniciativa, está também o de evitar possíveis preconceitos gerados a partir da falta de informação, que consequentemente pode levar à demora no diagnóstico e afetar negativamente o dia a dia dos pacientes.
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