Casas Bahia lança loja de produtos sustentáveis
Iniciativa foi criada junto à Pangeia, que passa a ser a parceira oficial para aceleração da jornada sustentável da Via
Casas Bahia lança loja de produtos sustentáveis
BuscarCasas Bahia lança loja de produtos sustentáveis
BuscarIniciativa foi criada junto à Pangeia, que passa a ser a parceira oficial para aceleração da jornada sustentável da Via
Carolina Huertas
27 de janeiro de 2022 - 11h35
A Pangeia chega ao e-commerce da marca com 15 marcas e mais de 200 produtos (Crédito: Divulgação)
A Via, em parceria com a Pangeia, iniciou um projeto de aceleração da jornada ESG da companhia. A primeira ação estreia nesta quinta-feira, 27, e consiste no lançamento da loja sustentável oficial da Casas Bahia, disponível no site e app. A Pangeia chega a esse projeto com 15 marcas e mais de 200 produtos de categorias como alimentos, utensílios, acessórios e cuidados pessoais, produzidos com práticas sustentáveis por tribos indígenas da Amazônia, cooperativas rurais e florestais, de artesãos e de fabricantes na promoção de um ciclo produtivo sustentável.
“A parceria entre Via e Pangeia tem foco em sustentabilidade e em acelerar a jornada de ESG da Via, que está atrelada à estratégia da companhia. Com a Pangeia, trazemos o ESG para dentro do nosso negócio, ao desenvolvermos uma loja sustentável no app e no site de Casas Bahia. Com essa união, utilizaremos o nosso negócio para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, destacando dois importantes pontos: a oferta de possibilidades sustentáveis para um consumidor preocupado com o meio ambiente e questões sociais, e a produção de conteúdo para disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental”, explica Luciana Pacheco, gerente executiva de comunicação corporativa e sustentabilidade/ESG da Via.
A plataforma chega a Casas Bahia com quatro macrocategorias: Da Terra, com 30 produtos, junto com o Conexsus, organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais; Da Floresta, com 50 produtos desenvolvidos por povos originários; Ecoshop, com mais de 100 itens de fabricantes e artesãos de produtos ecológicos e sustentáveis orientados ao consumo consciente; e Causas, com 25 produtos de iniciativas criadas e geridas em prol do desenvolvimento social e ambiental.
“A loja também terá todos os diferenciais da Pangeia, como curadoria sustentável, compensação de carbono assegurada pela Moss em todas as transações e a iniciativa 1% pelo Planeta, que converte as vendas em ações práticas em ESG, ou seja, a cada compra 1% da receita bruta com a venda de produtos é diretamente reservada – e repassada trimestralmente – para ações em prol da melhora da qualidade de vida e da geração de renda regular em comunidades rurais e florestais”, afirma Carla Espindola, diretora de comunicação da Pangeia.
A próxima fase da parceria prevê a utilização da infraestrutura da Via em prol dos agentes da sociobiodiversidade do Brasil, facilitando o acesso a mercados e otimizando os processos de logística.
Parceira do meio ambiente
A Pangeia, parceira da Via nesta iniciativa, é um ecossistema de negócios sustentáveis que cria e abraça iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental. Criada em 2016 como um e-commerce de produtos sustentáveis, a empresa, em 2020, aumentou seu escopo, abraçando três frentes: Produtos, Serviços e Conteúdo.
“Nossa missão é contribuir para a construção de um novo modelo – mais verde, mais integrado e mais justo. É expandir a consciência do ser humano e ser um facilitador para essa compra consciente. É ajudar na transformação dos hábitos das pessoas e na revisão da rotina de consumo”, conta Carla.
A organização conta com parceiros institucionais e empresas como Conexsus, SistemaB, EuReciclo, Instituto Akatu, Instituto Lixo Zero Brasil, Ideia Circular e Organis. “Temos uma parceria super estratégica com a Conexsus, organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais. Já são mais de 1.100 cooperativas mapeadas pelo Brasil e juntas, Pangeia e Conexsus, estão criando um canal digital para contar as histórias dos produtores rurais e para a alavancagem de vendas em todo o Brasil, vencendo os desafios logísticos do território nacional”, explica a diretora.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet apresenta novo SUV elétrico na reta final do BBB 25
Spark homenageia os 100 anos da montadora no Brasil com uma paleta de cores inspirada em elementos nacionais
Seara promove degustação com robô na Stranger Things: The Experience
A experiência imersiva, que acontece no BarraShopping a partir desta quinta‑feira, 17, terá um quiosque da Seara com degustação e uma ativação com um robô da marca