Assinar

Como funciona o cashback do varejo físico para gamers?

Buscar

Como funciona o cashback do varejo físico para gamers?

Buscar
Publicidade
Marketing

Como funciona o cashback do varejo físico para gamers?

Com Playback Gamer Rewards, gamers que comprarem e resgatarem cupom em lojas físicas, receberão moedas virtuais para a utilização em jogos selecionados


25 de agosto de 2023 - 6h00

A Playback, empresa de soluções digitais para gaming, se uniu com a Ouvi, plataforma whitelabel de cupons rastreáveis para o varejo físico, para lançar o Playback Gamer Rewards. Ele funciona como um sistema de cashback para os gamers, que transforma compras em lojas físicas de varejistas em moedas virtuais para a utilização em jogos escolhidos pelos varejistas.

O CEO e cofundador da Playback, Olivier Decoop, explica que ao fazer a compra e resgatar um cupom em uma loja física, o consumidor receberá um voucher digital que dá acesso a moedas virtuais creditadas instantaneamente nas contas dos jogadores.

cashback gamers

Com Playback Gamer Rewards, gamers que comprarem e resgatarem cupom em lojas físicas, receberão um voucher digital que dá acesso a moedas virtuais para a utilização em jogos selecionados (crédito: Divulgação)

A ideia da iniciativa nasceu a partir da observação de vários fenômenos. O primeiro foi o de grandes varejistas lançando campanhas direcionadas ao público gamer. O segundo foi o crescimento do cashback, principalmente, em portais de e-commerce no Brasil, movimentando cerca de R$ 11 bilhões em vendas, de acordo com Cuponomia.

“Com minha experiência trabalhando com estúdios de games ao longo da última década, percebi a constante busca por novos canais de monetização, especialmente no Brasil, onde monetizar pode ser desafiador”, salienta Decoop. Com isso, a Playback enxergou uma oportunidade para contribuir auxiliando os varejistas a realizarem campanhas drive-to-store com jogos populares.

Já é comum varejistas usarem os cupons da Ouvi para oferecer descontos e atrair o público para as suas lojas, porém, Tore Haugland, CEO e co-fundador da Ouvi, explica que com essa parceria, além do desconto, os varejistas poderão oferecer créditos como benefícios para seus clientes usarem dentro dos videogames.

Atualmente a iniciativa está em diálogo avançado com dois principais players do mercado varejista brasileiro e em negociações com três grupos de agências, segundo Decoop. E atualmente, a oferta está disponível em jogos, como Free Fire, Ragnarok, Minecraft, Avakin Life, e todos os títulos disponíveis para Xbox e PlayStation.

Novas possibilidades

Embora o foco inicial do Playback Gamer Rewards seja no setor de varejo físico, Decoop revela que a empresa está aberta a explorar colaborações com marcas de diferentes setores que queiram atingir o público de gamers e que vejam valor em mesclar experiências de compras com recompensas gamificadas.

O CEO da Playback ressalta ainda que a iniciativa não atua como agregador convencional de cashback, que exibe promoções de diversos varejistas concorrentes aos usuários. Na verdade, o Playback Gamer Rewards oferece uma carteira whitelabel personalizada para cada varejista, permitindo-lhes promover suas próprias ofertas por meio dos canais que já utilizam, como mídias sociais, OOH e TV.

“O próprio varejista que atrai a atenção dos gamers, usando jogos renomados em suas estratégias de marketing para atrair o público de gamers. Dessa forma, a Playback não busca notoriedade entre os jogadores, mas sim entre as agências que colaboram com os varejistas e que utilizarão nossa plataforma”, conclui Decoop.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário