Casimiro Miguel: conteúdo além do futebol
Streamer com mais inscritos na Twitch se une a marcas para entregar conteúdo para seu público que vão além das transmissões esportivas
Streamer com mais inscritos na Twitch se une a marcas para entregar conteúdo para seu público que vão além das transmissões esportivas
Valeria Contado
5 de maio de 2022 - 14h34
Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, também conhecido como Caze ou Casimito, é, atualmente, um dos produtores de conteúdo de maior relevância nos meios de comunicação. Ele ficou conhecido pelo conteúdo voltado para o futebol e por suas lives. Além de trazer para o seu público as transmissões de campeonatos, como foi com o Carioca em 2022, e agora os jogos do Athletico Paranaense no Brasileirão, Caze se une a Tiago Leifert para comentar as partidas da Copa do Brasil, pela Amazon Prime Video.
No entanto, o streamer na Twitch com mais subs (inscritos) no mundo e vencedor do prêmio eSports como Personalidade do Ano, se conecta com o seu público e com as marcas por meio da autenticidade que traz em seu conteúdo diverso. “Eu sou um cara que consome televisão. Tento trazer para a live o que eu gosto de ver”, diz Casimiro em entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem, ao falar de como prepara uma curadoria para suas lives.
Dessa forma, o streamer conseguiu conquistar diferentes plataforma para participar dos famosos “reacts”, quadro em que ele reage a trailers e episódios de séries e filmes. Foi assim com o trailer de Sonic 2, em que a Paramount convidou Caze para reagir, como uma ação promocional. Além dela, o influenciador reagiu ao reality do GNT, Cook Island, e ao primeiro episódio da série Neymar – O caos perfeito, da Netflix. Nesta ocasião, o jogador do Paris Saint Germain entrou ao vivo para conversar com Casimiro e gerou recordes na transmissão.
Nos quadros recentes, o streamer trouxe para as suas lives de react o quadro “Vai dar Namoro”, da Hora do Faro na Record, e foi convidado pelo Grupo Globo para reagir ao novo reality Túnel do Amor, disponível na Globoplay, e que conta com Marcos Mion como apresentador. “Quando aparece uma ação comercial e vamos ver um vídeo, tentamos adaptar e ver algo que se encaixe ao meu perfil”, explica.
Caze entende que existe um caminho que as marcas devem prestar atenção, já que muitos consumidores começam a conhecer produtos através das lives e dos reacts. Pensando nisso, a Heinz, com criação da Africa, preparou uma ativação com o influenciador na Twitch. Na noite desta quinta-feira, 5, Casimiro reagiu a fotos de burgers tiradas por seus seguidores. Nesta sexta-feira, 6, a ação terá continuação no Twitter.
Para o streamer, manter a sua autenticidade é o ponto mais importante e, por isso, a relação com a marca precisa ser orgânica. “Quando eu estou fazendo um ad (anúncio), uma ação, a marca pode esperar tudo positivamente. Temos esse cuidado de fechar com marcas que tenham essa conexão comigo, que tenham um ponto de encontro para o meu público”, explica.
Isso acontece com o Rei do Pitaco e a Betway, patrocinadoras da transmissão do Campeonato Brasileiro na Twitch. Caze insere o conteúdo durante suas transmissões de forma orgânica, integrando as marcas e convidando o público a interagir com ele durante as ações. “Ganhamos juntos”, explica.
Por esse motivo, a relação com as pessoas que acompanham as suas lives e transmissões é essencial para Caze, que explica que o público é o diferencial para o que está sendo produzido. Um caso que demonstra isso é a participação do cientista político e podcaster Tanguy Baghdadi que entrou ao vivo em uma live para falar sobre a Guerra da Rússia, assim que os primeiros movimentos militares começaram, em fevereiro.
Casimiro conta que, por estar ao vivo das 22 até as 6 da manhã, está sujeito a encontrar situações delicadas dentre os assuntos importantes, e neste caso, foi a explosão de um conflito que poderia levar a algo muito maior no cenário mundial. “As pessoas chegam na live para ouvir o que eu tenho a dizer, mas em uma situação tão complexa como a guerra eu não sabia o que falar”, avalia. Foi por isso que convidou o especialista, que estava ao vivo na GloboNews antes, e em uma hora e meia atingiu, segundo Caze, cerca de 150 mil pessoas, ao vivo. O vídeo, que foi para o canal de cortes viralizou e já ultrapassou a marca de 1,3 milhão de visualizações. “Era um momento em que as pessoas estavam procurando muitas respostas e eu não sabia dar. Conseguimos tirar algo que agrega para os espectadores”, diz.
Outro momento em que Casimiro contou com a força de seu público foi para ajudar a Barraca do Marcão, em Curitiba. O influenciador enviou um pix de R$ 5 mil ao dono da barraca, Marcos Adriano dos Santos, após saber da história de seu negócio, e convidou os seus seguidores que moram na capital paranaense para ganhar “lanches de graça” durante a madrugada. “Foi surreal quando ele chegou e falou ‘esgotou tudo aqui’”, conta.
Provando o seu poder de impulsionar negócios e ações, durante as fortes chuvas que atingiram Petrópolis no início do ano, Caze disponibilizou as suas lives e, durante cinco dias, conseguiu arrecadar mais de R$250 mil para ajudar as vítimas. O dinheiro foi enviado a ONG SOS Serra.
Por isso, o streamer reforça que o seu público é parte das ações e de tudo o que produz, não só por fazer um conteúdo interativo. “O meu público é uma parte importante do meu processo e tem que estar presente. Essa questão de estar sempre junto independente do seu mood é muito legal. Sem o meu público eu não chegaria aonde eu cheguei”.
Assista à entrevista completa em:
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