CEO da Stone destaca inovação como vantagem competitiva
Segundo Augusto Lins, o novo normal estabelecido pela crise derivada da pandemia é um mundo mais digital no sentido amplo da palavra
CEO da Stone destaca inovação como vantagem competitiva
BuscarCEO da Stone destaca inovação como vantagem competitiva
BuscarSegundo Augusto Lins, o novo normal estabelecido pela crise derivada da pandemia é um mundo mais digital no sentido amplo da palavra
Luiz Gustavo Pacete
29 de abril de 2020 - 6h00
Em 2018, quando estreou na NASDAQ, bolsa de valores dos Estados Unidos especializada em empresas de tecnologia, a empresa de meio de pagamentos Stone tinha seis anos de vida ocasião em que se tornou o quinto unicórnio brasileiro, ou seja, empresas com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão. Hoje, a Stone é avaliada em US$ 11 bilhões. O foco em construção de marca se consolidou em julho de 2019 quando a empresa realizou uma joint-venture com o Grupo Globo em um formato conhecido como “media equity”, quando parte do valor investido pelo grupo se transformou em mídia.
Ao Meio & Mensagem, Augusto Lins, CEO da Stone, reforça, em entrevista, a importância e o novo significado do conceito de inovação em um momento como o atual. O conteúdo pode ser lido na íntegra, de forma gratuita até o final deste mês, na seção Acervo do portal Meio & Mensagem. “Encaramos o momento como um período importante para aprendizados. É um chamado à reinvenção. Em meio a esse contexto complexo, descobrimos que somos mais criativos e que conseguimos inovar como pessoas, empresa e setor. Ter essa capacidade é uma grande vantagem competitiva que empresas modernas precisam ter. A partir dessa crise, todas as empresas, consumidores e profissionais serão mais digitais”, diz Lins.
De acordo com Lins, vem sendo observado um aumento do uso de pagamentos eletrônicos neste período. “Estamos nos estruturando para superar com o menor impacto. O cliente terá uma redução no volume de vendas, existindo segmentos duramente afetados como lazer e turismo. O volume do cliente caiu, em especial nos locais onde teve o lockdown. De um dia para o outro, o governo determinou que o lojista tem que baixar a porta e, com isso, os volumes caíram abruptamente. Entretanto, tem outras regiões que o vírus demorou para chegar, tem locais que o vírus ainda não chegou. Tem ainda tem outra situação que é o aumento da volumetria, como é o caso do mercadinho, de farmácias e do e-commerce.”
Sobre os impactos que essa situação pode causar no segmento de finanças, Lins explica que a indústria de meios de pagamento e financeira no Brasil sempre foi muito verticalizada e muito concentrada. “Muitas empresas não tinham acesso ao e-commerce, não sabiam como vender on-line, ou como utilizar os telefones e a tecnologia mobile. Para isso, levamos nosso conceito de plataforma aberta com uso intensivo de serviços on cloud para ter alta disponibilidade e alta escalabilidade e isso só foi possível pois, como uma empresa de tecnologia, prezamos por desenvolver internamente ferramentas baseadas em inteligência artificial e analytics.”
“Marcas fortes têm um papel muito importante. Por exemplo, elas geram credibilidade através da sua comunicação. Em um momento que tem muita notícia imprecisa, e até enviesada, ou que a histeria tomou conta das televisões e das redes sociais, o consumidor e o micro, pequeno e médio empreendedor, procuram as marcas que eles confiam para ter informação de qualidade e buscar referências. No nosso caso, aproveitamos o momento para divulgar informações, realizar treinamentos e oferecer apoio para todo mundo superar esse momento e passar por essa crise”, reforça.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de abril pode se acessada gratuitamente pelo plataforma Acervo (www.meioemensagem.com.br/acervo), onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos