CES 2023 terá metaverso e Web3 no centro das discussões
Principal evento de tecnologia e produtos do mundo retoma edição presencial integral em Las Vegas a partir desta quinta-feira, 5
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Meio & Mensagem
4 de janeiro de 2023 - 6h01
Do Ad Age
A edição 2023 da Consumer Electronics Show (CES) começa nesta quinta-feira, 5, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Será a retomada integral daquele que é considerado o maior evento de tecnologia e produtos do mundo, após a pandemia de Covid-19.
O evento deste ano acontece um momento delicado para a indústria de tecnologia, de modo geral, por conta das incertezas econômicas nos Estados Unidos e no mundo.
Desta vez, a CES terá a presença de empresas que não costumam participar de convenções no início do ano, como TikTok, Walmart e Netflix, que estarão em Las Vegas para se apresentar ao público em grande estilo.
Entre os pontos principais de discussão certamente estarão os desafios em torno da Web3 e do metaverso, assim como a crise das criptomoedas, que pode afetar os anunciantes e agências ao longo do ano.
Além disso, claro, haverá o lançamento de diversos produtos eletrônicos, como acontece tradicionalmente no evento.
A CES marca o início do ano nos negócios nos Estados Unidos e atrai agências de publicidade, marcas e empresas de tecnologia.
As marcas que pretendem usar o evento de tecnologia para fazer negócios planejam se reunir com plataformas como Meta, Google, Amazon, Snap. Pinterest e Reddit ao longo do evento, que vai até 8 de janeiro. O Twitter, que foi um dos principais participantes da conferência nos anos anteriores, por enquanto, não deve ter uma presença oficial na CES por conta das turbulências internas enfrentadas na gestão de Elon Musk.
Há um certo otimismo em relação à essa edição da CES após as interrupções impostas pela pandemia, nos últimos anos. “Temos muitas marcas importantes”, declarou Michael Kassan, fundador e CEO da MediaLink, que reunirá diversos executivos de publicidade no C Space.
O TikTok, que vem enfrentando crítica nos Estados Unidos por conta de sua sede na China – a empresa é de propriedade da ByteDance – terá expressiva presença na CES. Em vez de um estande, a marca ocupará a Weeding Chapel de Aria, onde se reunirá com representantes de empresas parceiras.
O presidente global de publicidade da Netflix, Jeremi Gorman, fará uma palestra no C Space, marcando a primeira participação da plataforma de streaming como uma empresa do segmento de publicidade. A Netflix começou a aparecer mais nos eventos da indústria, como o Cannes Lions, em 2022, período em que lançou sua primeira versão de assinatura com anúncios publicitários.
Outras gigantes plataformas da indústria da publicidade também são esperadas na CES. CEO da OMD Worldwide, do grupo Omnicom, George Manas citou o Google, Amazon, Snap e Pinterest entre as empresas com as quais os clientes pretendem se reunir. “Parece que agora estamos superando os níveis pré-pandêmicos para os clientes”, disse o executivo, acrescentando que a agência aproveitará a CEO para se reunir com executivos e discutir com parceiros.
O C Space terá debates de grandes marcas, como a Delta. Já a John Deere, Stellantis e BWM farão palestras junto de gigantes da tecnologia, como a LG.
“O metaverso e a Web3 serão os grandes temas do evento neste ano”, disse Kinsey Fabrizio, VP senior de parcerias para a CES da CTA, grupo de tecnologia responsável pela organização da conferência. “Em toda a CES será possível ver esses temas e termos algumas áreas dedicadas a Web3 durante o evento. No Central Hall teremos jogos e metaverso, bem como um estúdio de Web3”, contou, revelando que a Microsoft e a Stellantis, por exemplo, terão um showroom para mostrar compras de carros no metaverso. A categoria de automóveis, inclusive, ganhou mais importância na CES nos últimos anos.
Recém-chegado à CES, o Walmart vivencia o crescimento de seu pilar de publicidade e, assim como a Netflix, está competindo com uma nova série de empresas de retail media que vem surgindo na indústria.
“O Walmart tradicionalmente participava da CES como comprador, mas agora, ver a empresa participando do evento com o time de seu pilar de mídia (Walmart Connect), é uma nova maneira de ver a presença das redes de varejo”, declarou Fabrizio.
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