Cheetos tem novo sabor, formato e planos para o mercado brasileiro
Campanha de lançamento do Cheetos Patas Cheddar Wow conta com a participação de Anitta, embaixadora da marca, e Jonathan Neguebites
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Amanda Schnaider
28 de setembro de 2022 - 6h00
A Cheetos, marca de salgadinhos da PepsiCo, ampliou o seu portfólio de produtos no Brasil com o lançamento do Cheetos Patas no sabor Cheddar Wow, item já consolidado em outros países como Estados Unidos, México, Porto Rico e Turquia.
Além do forte sabor de cheddar, o produto também chega às gôndolas em um novo formato, patas, como as do seu mascote Chester Cheetah. A cantora Anitta, embaixadora da marca, continua estampando as embalagens do produto.
O novo produto foi criado pela área de R&D da PepsiCo, especializada no desenvolvimento de inovações da companhia. “Temos uma preocupação muito grande, justamente com a parte de pesquisa e desenvolvimento. Temos um local em Sorocaba (interior de São Paulo), junto de uma das nossas plantas, que é um centro de inovação. Lá temos um time de mais de 100 funcionários, que olham exatamente para isso”, afirma Daniel Camillo, diretor de marketing de Salty Snacks da PepsiCo.
O lançamento do Cheetos Patas no sabor Cheddar Wow vem junto de uma campanha, estrelada por Anitta e Jonathan Neguebites, dançarino de passinho, e conta também com a participação de influenciadores digitais. Produzida em parceria com a agência AlmapBBDO, a campanha promove um “Duelo de Patas”, ou seja, uma batalha de passinhos entre criadores de conteúdo.
Camillo explica que os duelos foram gravados previamente e que tanto Anitta quanto Jonathan e o próprio Chester Cheetah serão os jurados dessa competição. “Produzimos as batalhas e os juízes fazem a avaliação no digital, justamente para puxar o pessoal para ver esse conteúdo das batalhas, que foram gravadas. A Anitta traz toda a referência dela; o Jonathan é um cara referência em dança, em passinhos, e o Chester traz a cara da marca no momento de fazer a avaliação dos métodos dos competidores dos passinhos”, complementa.
Além dos duelos nas redes sociais, como TikTok, Instagram e Twitter, a campanha também conta com filme (veja abaixo) para o YouTube e canais de mídia tradicionais. “A ideia é que a campanha aconteça ainda nos próximos dois meses. O próprio desafio começa a se encerrar agora no começo de outubro, quando começaremos a divulgar quais foram os vencedores, mas as peças continuam no plano de mídia”, ressalta o diretor.
A Cheetos trabalha em parceria com a Anitta na sua comunicação desde 2017. Segundo Camillo, a ideia da marca é se tornar cada vez mais uma icônica dentro do universo de salgadinhos. “Para isso acontecer, precisamos de consistência. Então, viemos desde 2017 com a parceria com a Anitta. Se você abre uma campanha de Cheetos de 2017 e uma campanha de agora fica bem evidente que é quase uma continuação de um seriado, tem a mesma linguagem de cor, a mesma mensagem. É a ideia é que trabalhemos essa consistência ao longo dos anos”, diz.
Com foco no público jovem, a marca trabalha muito com a cultura pop e com influenciadores digitais. Logo, estar presente onde esse consumidor jovem está é muito importante. “Globalmente, Cheetos é uma marca que avança muito nesse sentido, nos Estados Unidos e México, onde é muito grande, já tem um trabalho constante com esse público mais jovem. Então conseguimos aproveitar muita coisa desses países que já trabalham Cheetos há algum tempo”.
Apesar de valorizar bastante o digital em seu plano de mídia que atualmente representa a maior parte do investimento da marca, daqui até o fim do ano, Cheetos terá algumas ações que também acontecerão na mídia mais tradicional, como a televisão, conforma afirma o diretor de marketing.
“Tem um momento importante que vai acontecer daqui até o final do ano, em que a nossa categoria vai ser muito consumida, em que queremos estar muito presentes na cabeça do consumidor de uma maneira mais ampla. As pessoas vão ver Cheetos na televisão”, finaliza.
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