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Mondelez vende unidade de chicletes por US$ 1,35 bilhão

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Marketing

Mondelez vende unidade de chicletes por US$ 1,35 bilhão

Negócio da companhia inclui marcas como Trident, Dentyne, Chiclets, Bubblicious e outras, nos Estados Unidos, Canadá e Europa


20 de dezembro de 2022 - 10h56

*Por Ally Marotti, do Ad Age

Em comunicado emitido na segunda-feira, 19, a Mondelez anunciou a venda de sua divisão de chicletes nos Estados Unidos por US$ 1,35 bilhão.

A venda inclui marcas como Trident, Dentyne, Chiclets, Bubblicious, entre outras, nos Estados Unidos, Canadá e Europa – além de três marcas europeias de doces. A Mondelez continuará a operar seus negócios de chicletes em outros países, como na China.

Marcas da unidade de chicletes da Mondelez

(Crédito: Arhelaos/Shutterstock)

O comprador é o Perfetti Van Melle Group, empresa europeia fabricante de marcas como Mentos, Chupa Chups e Alpenliebe. A negociação conta também com uma fábrica em Rockford, Illinois, nos EUA.

Segundo a companhia, os planos de desinvestimento nas marcas de chicletes partiram de dificuldades em 2021, enquanto a pretensão da venda chegou no início deste ano.

Os funcionários que trabalham na unidade da Mondelez serão transferidos para a Perfetti Van Melle com a venda, de acordo com o comunicado à imprensa.

Impactos na receita

“Temos o prazer de fazer a transição de nosso negócio de chicletes em um mercado desenvolvido para uma empresa familiar orientada por valores, cujo portfólio é um ajuste estratégico e um local em que nossas marcas e pessoas possam prosperar”, disse o CEO da Mondelez, Dirk Van de Put.

O executivo assumiu o comando da Mondelez há cerca de cinco anos. Neste tempo, implantou uma estratégia na qual 90% da receita viria de chocolates e biscoitos até 2030, acima dos 80% atuais. Como tal, a empresa tem buscado aquisições estratégicas, como um acordo em agosto para comprar a Clif Bar por US$ 2,9 bilhões.

A movimentação atual impulsiona ainda mais o portfólio da empresa em direção a esse objetivo. Quando a Mondelez anunciou pela primeira vez em 2021 que estava colocando o negócio de cerca de US$ 550 milhões sob revisão estratégica, a receita de chicletes e balas havia caído 16,4% no trimestre. Por outro lado, o lucro com biscoitos cresceu 7,6%.

Embora as vendas tenham se recuperado um pouco, elas não tiveram o mesmo crescimento que os biscoitos. A Mondelez informou que as vendas de chicletes e balas aumentaram 12,3% no ano a ano no terceiro trimestre geral, em comparação com um aumento de 15,6% nas vendas de biscoitos.

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