Coca-Cola avança na capacitação de pequenos empreendedores
Em parceria com Sebrae e Abrasel, nova etapa da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” investirá cerca de R$ 200 milhões para impactar 300 mil negócios
Coca-Cola avança na capacitação de pequenos empreendedores
BuscarCoca-Cola avança na capacitação de pequenos empreendedores
BuscarEm parceria com Sebrae e Abrasel, nova etapa da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” investirá cerca de R$ 200 milhões para impactar 300 mil negócios
Amanda Schnaider
2 de agosto de 2022 - 17h01
Como parte da comemoração dos seus 80 anos no Brasil, a Coca-Cola inicia uma nova etapa da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”. Com treinamentos e conteúdos produzidos pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a plataforma tem o objetivo de funcionar como um hub de capacitação profissional e desenvolvimento de negócios de pequenos empreendedores.
Durante a pandemia, a Coca-Cola se uniu aos concorrentes, através do movimento Nós, e criou o programa Crescendo Juntos Microempreendedor, para o pequeno empreendedor individual. “Agora amplificamos, intensificamos e conectamos cada vez mais com o nosso negócio, e temos o potencial de chegar a mais de um milhão de pontos de vendas. É mais do que um compromisso, é um dever, uma responsabilidade de usar o nosso negócio para poder desenvolver a economia”, comenta Pedro Massa, vice-presidente de operações da Coca-Cola Brasil.
Apesar de a companhia trabalhar próximo aos donos de pontos de venda, sempre foi um trabalho mais focado no desenvolvimento do pequeno varejo no setor de bebidas. Porém, a chegada da pandemia fez a empresa ampliar o escopo. “Foi então que percebemos que tínhamos que ir além dos nossos conhecimentos, falar de gestão, de precificação, de cardápio prioritário, para que não tenha desperdício com tantos ingredientes”, conta a diretora sênior de relações corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina, Silmara Olívio.
A proposta dessa nova fase da plataforma é levar capacitação aos pequenos empreendedores, por meio de parcerias com outras empresas e instituições como Sebrae e Abrasel. Entre os conteúdos disponíveis na plataforma estão delivery, precificação, básico de finanças, economia circular e digitalização. Com investimento de cerca de R$200 milhões, o objetivo é impactar mais de 300 mil negócios apenas no primeiro ano de funcionamento da plataforma. “Nos aproximamos de parceiros que já tínhamos para juntar esses conhecimentos e é isso que estamos fazendo de forma diferente, levar esse desenvolvimento do pequeno varejo de forma mais ampla e muito além da nossa categoria de produtos e da nossa ocasião de consumo”, completa Silmara.
De acordo com Carlos Eduardo Pinto Santiago, gerente adjunto de competitividade do Sebrae, o Brasil tem mais de 43 milhões de pessoas em idade adulta que estão iniciando um negócio ou que já estão à frente de um negócio, além de 20 milhões de CNPJs ativos, e três milhões de CNPJs no segmento de varejo de alimentos e serviços de alimentação. “A gente vem acompanhando a necessidade de capacitar e treinar alguns assuntos que já eram uma tendência, mas que com a pandemia se tornaram mais latentes”, complementa.
A plataforma da Coca-Cola conta, ainda, com dois projetos voltados a capacitação e empoderamento das mulheres. Junto ao Sebrae e a Coca-Cola Femsa, a companhia promove o “Empreenda como uma mulher”, programa de mentoria voltado para negócios liderados por mulheres. O segundo projeto é o “Meu negócio é o meu país”, que acontecerá em Salvador, na Bahia, em parceria com a Solar Coca-Cola e a marca Kuat, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo por meio de uma plataforma voltada às comidas regionais. Ao longo do primeiro ano dessa nova fase da plataforma, o intuito é beneficiar 4.150 mulheres.
De acordo com Daniela Valverde, gerente sênior de comunicação corporativa Cone Sul na Coca-Cola América Latina, o lançamento da nova etapa da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” se conecta com a campanha de 80 anos da empresa no Brasil, justamente porque a campanha fala sobre os “desejos para o futuro” e a plataforma é uma das iniciativas da companhia para transformar o mundo num lugar melhor. “O nosso objetivo com a campanha é dar conhecimento às pessoas de que nós estamos aqui há 80 anos e contar o que estamos fazendo, hoje, para fazer diferença no futuro, quais são os nossos desejos de futuro. Essa é a conexão entre campanha e ação”, afirma.
A Coca-Cola convidou três empreendedores brasileiros da área de alimentação para fortalecer a nova fase da plataforma, com o intuito de inspirar os pequenos empreendedores desse setor. Carmem Virgínia, chefe do Altar Cozinha Ancestral e do Yayá, e jurada dos reality shows Cozinheiros em ação, do GNT, e do Famílias Frente a Frente Brasil, do SBT, é a grande embaixadora do programa. Além dela, João Batista, cozinheiro há 38 anos e apresentador do reality show Mestre do Sabor, da Globo, e Katia Barbosa, jurada do mesmo programa e chef do botequim Aconchego Carioca, são apoiadores do projeto.
Daniela explica que os embaixadores são peça-chave para o projeto. “Quando as pessoas escutam as histórias deles, se conectam. Elas entendem que podem chegar, veem como um futuro possível”, diz, reforçando que, hoje, o influenciador tem esse papel muito importante de mostrar a sua história pessoal e inspirar as pessoas. “A parceria com esses influenciadores traz muito essa conexão que é muito importante para nós”, complementa. Silmara enfatiza a importância dos embaixadores para o próprio desenvolvimento do conteúdo do projeto. “Eles nos ajudaram muito, assim como o Sebrae, a colocar no idioma que a pessoa entende”.
Compartilhe
Veja também
Aposta Ganha nomeia Luva de Pedreiro como embaixador
Influenciador irá estrelar campanha de Black Friday da empresa de apostas, além de interagir com outros influenciadores parceiros, como Marcelinho Carioca
Cosméticos à mesa: marcas apostam no segmento de alimentos
Carmed, Quem disse, Berenice? O Boticário, Dailus e Herbíssimo mergulharam na tendência para ampliar público por meio da nostalgia e mistura de sensações