Coca-Cola e Itaú são as marcas mais lembradas em relação à Copa
Pesquisa global realizada pela consultoria eCGlobal mostra também o comportamento e as expectativas do brasileiro em relação ao período pré-torneio mundial
Coca-Cola e Itaú são as marcas mais lembradas em relação à Copa
BuscarCoca-Cola e Itaú são as marcas mais lembradas em relação à Copa
BuscarPesquisa global realizada pela consultoria eCGlobal mostra também o comportamento e as expectativas do brasileiro em relação ao período pré-torneio mundial
Luiz Gustavo Pacete
5 de junho de 2018 - 7h00
Conforme a Copa se aproxima, institutos de pesquisa e consultorias tentam mapear como patrocinadores e marcas relacionadas ao esporte vêm se desempenhando quando o assunto é lembrança na mente do consumidor. Entre os mais recentes desses levantamentos, a consultoria eCGlobal realizou um estudo com dois mil brasileiros, membros do seu painel online de consumidores e com mais de mil internautas em toda a América Latina, para entender suas expectativas com a Copa do Mundo de 2018.
De acordo com o resultado obtido pelo levantamento, 55% dos brasileiros estão otimistas com a seleção e acreditam que a taça será do Brasil. Somente 13% acreditam que provavelmente a taça não será do Brasil. Sobre o clima de Copa, o estudo aponta que 52% pretendem comprar ou já compraram a camisa da seleção e 35% estão colecionando o álbum de figurinhas do mundial.
No que diz respeito às marcas que estão ganhando espaço na mente do consumidor neste período pré-copa, a lembrança espontânea de propagandas associadas à Copa é alta: 78% lembram de alguma marca. No total, 66 marcas foram citadas. Para a lembrança estimulada, na qual foram apontados 24 anunciantes, este percentual aumenta ainda mais para 94%.
Tanto na lembrança espontânea como na estimulada, a Coca-Cola e o Itaú lideram o ranking das marcas mais citadas pelos respondentes. Em seguida, há Vivo, McDonald´s e Guaraná Antarctica entre as top 5 mais lembradas em campanha sobre a Copa do Mundo.
O desafio dos patrocinadores
Em outra pesquisa, publicada em maio e feita pelo Ibope Conecta, foi identificado que a maior parte dos brasileiros não associa corretamente os patrocinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do torneio. A pesquisa online entrevistou dois mil internautas das classes A, B, C e D, de 12 a 23 de março deste ano.
No caso da seleção brasileira, os patrocinadores mais citados são Coca-Cola, 39%, que não é patrocinador (o Guaraná Antarctica, da Ambev, é o dono dessa cota), Itaú, 38%, Vivo, 37% e Nike, 34% — estes, sim, parceiros da CBF. Já os patrocinadores mais citados da Copa do Mundo são feitos de maneira correta.
As maiores menções são para Coca-Cola, 41%, Adidas, 22% e Visa, 20%. Há 35% que não sabem responder essa questão e 18% que citam equivocadamente Mastercard (que foi patrocinadora da Fifa até a Copa do Mundo de 2006) e Nike como patrocinadores do evento.
*Crédito da imagem no topo: Clive Rose/GettyImages
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos