Cogna unifica bandeiras de ensino sob a marca Anhanguera
Grupo unifica faculdades sob única nomenclatura e investe na criação de cursos profissionalizantes para ir além da graduação e pós-graduação
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Valeria Contado
12 de janeiro de 2023 - 6h00
Sob a marca Anhanguera, Cogna renova estrutura do grupo (Crédito: Marcos Kulenkampff)
O grupo Cogna Educação unificou as suas faculdades sob a marca Anhanguera, que será adotada por todas as unidades no Brasil. São elas: Fama, LFG, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar.
As mudanças acontecem a partir do objetivo da empresa de digitalizar o seu sistema de ensino e se inserir no processo de life long learning dos estudantes, passando por todas as etapas e fases da jornada de estudo de seu público.
O processo, que foi acelerado pela pandemia de Covid-19, e que obrigou as instituições a promoverem de forma mais rápida o sistema de ensino a distância, também foi um catalisador para que a empresa passasse a se adaptar a novos formatos que atendessem aos desejos e disponibilidades de cada perfil de aluno.
Por isso, a marca investiu no aumento de cursos profissionalizantes (como Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas), em novas ofertas de formatos de graduação e em um site de vagas de trabalho para alunos, o Portal Conecta.
“Éramos uma empresa de graduação e pós-graduação, agora somos uma empresa de ensino. Antes queríamos que o aluno se graduasse, agora, queremos que ele dê um passo à frente na carreira”, diz Leonardo Queiroz, sócio e VP de crescimento da Cogna.
O que muda para o grupo, a partir de agora, é justamente a forma como a empresa enxergará a relação com o cliente. Segundo Queiroz, o aluno poderá escolher qual passo em sua carreira prefere dar naquele momento. Segundo o executivo, essa é uma evolução fundamental no sistema de ensino, que precisa se remodelar para atender as demandas dos alunos.
E para determinar quais caminhos seguir, de forma assertiva, a empresa passou por um processo com o objetivo de identificar quais eram as forças e potenciais de cada marca para chegar à escolha da Anhanguera. Na parte de rebranding, a ForAll ajudou com base em pesquisa e transformação de marca. Para a comunicação, os investimentos são focados no digital, mídia out-of-home e no endomarketing.
O vice-presidente explica que, com a unificação, existe uma facilidade na criação de peças para realizar a distribuição. “Só na graduação tínhamos oito marcas e era preciso fazer uma mídia específica para cada uma delas, em cada praça. Com a unificação, passamos a ter uma comunicação a nível nacional”, explica. A criação da campanha é da agência Wunderman Thompson, com auxílio da Divison. Além disso, o Google, com a parte de ads, tem sido uma ferramenta para a realização de testes de comunicação.
Segundo Leonardo, com essas iniciativas, o crescimento na abrangência da marca aumentou em 77% entre as pessoas que citam a Anhanguera, segundo pesquisa de awareness feita com pessoas que já estudaram na rede. O público atingido pela publicidade também cresceu: de uma base de 18 milhões de pessoas, houve um aumento para 45 milhões de impactados, de acordo com dados internos do grupo.
Com o objetivo de auxiliar os empreendedores digitais, a Cogna também fechou parceria com a Voomp Creators, nova frente de negócios do grupo. A marca disponibilizará recursos para que o criador de conteúdo consiga aumentar a sua rentabilidade e potencializar os seus objetivos.
Através da plataforma, o produtor de conteúdo poderá oferecer cursos com auxílio da Cogna. As modalidades podem ser desde livres até MBAs, e terão reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
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