Assinar

Com ativações, marcas dão pontapé inicial para Copa da Rússia

Buscar

Com ativações, marcas dão pontapé inicial para Copa da Rússia

Buscar
Publicidade
Marketing

Com ativações, marcas dão pontapé inicial para Copa da Rússia

Adidas, Budweiser, Coca-Cola, Hyundai, McDonald’s e Visa investem em campanhas, promoções e produtos para potencializar negócios e estreitar relação com o público


7 de fevereiro de 2018 - 17h03

Taça da Copa do Mundo e a bola oficial Adidas Telstar 18 (crédito: Arsen Galstyan)

Um dos esportes de maior audiência do mundo, o futebol será o centro das atenções a partir de 14 de junho, quando terá início a Copa do Mundo da Rússia, 21o edição do torneio da Fifa. Os números em torno da competição dão a medida da paixão do público. A Copa do Mundo do Brasil, em 2014, por exemplo, registrou 3,2 bilhões de espectadores nas transmissões de TV nos 64 jogos disputados nos estádios do País.

Fora das quatro linhas, a Copa movimenta bilhões de dólares em direitos de transmissão e patrocínio, levando dezenas de marcas locais e internacionais a investir em ativações para se aproximar dos consumidores e incrementar seus negócios, com o lançamento de produtos e promoções usando o torneio como mote. Assim, para os anunciantes que são parceiros oficiais da Fifa, o jogo começa bem antes de a bola rolar.

No caso da Adidas, a Copa do Mundo começou em novembro de 2017 com o lançamento dos uniformes das seleções de Alemanha, Espanha, Rússia, Japão, Colômbia, Argentina, Bélgica e México, e da bola oficial Telstar 18, inspirada na Telstar usada no México, em 1970, quando teve início a parceria entre a Fifa e a marca alemã. “Existe um balanço do mundial não ser aqui, mas a expectativa de venda da bola pela história e tecnologia é grande”, diz Lucas Ribeiro, gerente de marketing da Adidas para a área de futebol, ressaltando o sucesso comercial da Brazuca, em 2014.

Lionel Messi, da Argentina, durante evento de lançamento da bola na Rússia (crédito: divulgação/Radiden@YA.RU)

A Telstar 18 já está à venda desde 2017 nos principais mercados nas versões Official Match Ball (com o chip NFC que permite interação digital com usuários), Top Replique, sociedade, futsal e minibola, junto com as linhas de jogo, treino e casual das 12 seleções patrocinadas pela Adidas que disputarão a Copa. A marca terá, ainda, pack de chuteiras em três linhas: Predator (utilizada pelo francês Paul Pogba), Nemeziz (do argentino Lionel Messi) e X (do brasileiro Gabriel Jesus). Os três jogadores, ao lado de outros, como o uruguaio Luis Suárez, estarão presentes na campanha global que a Adidas prepara para o torneio.

“O futebol é paixão nacional e a Copa é um ativo muito importante, não só pelos aspectos emocionais, como para fortalecer diferenciais de marca e como ferramenta para negócios”, afirma Rodrigo Bochicchio, diretor de marketing da Visa. Meio de pagamento oficial do torneio, com exclusividade nos estádios e lojas oficiais, a empresa não abre números, mas diz que durante a competição há um aumento positivo no volume de transações com seus produtos. Em março, a Visa lançará sua campanha global, em fase de criação pela BBDO, que dará espaço para cada operação alinhar à sua estratégia local. No caso do Brasil, a ação apoiará uma grande ação promocional, feita com a Almap BBDO. Além disso, como único patrocinador da Fifa que pode repassar direitos, a Visa e 20 parceiros terão promoções no Brasil que levarão clientes para assistir a jogos na Rússia. Bradesco e Sicredi já lançaram as suas.

Promoção da Sicredi em parceria com a Visa levará clientes para acompanhar a Copa do Mundo na Rússia (crédito: divulgação)

Experiências
Transmitir a emoção do torneio para o público é uma das ativações do McDonald’s. A rede de restaurantes levará 11 crianças brasileiras para entrar de mãos dadas com os jogadores do Brasil, na partida contra a Costa Rica, na primeira fase (a ação também será realizada nos outros países classificados). Já em suas lojas, o anunciante terá os tradicionais sanduíches da Copa, lanches inspirados nas seleções que disputam a competição. Um reforço da estratégia para 2018 foi a contratação de Neymar como embaixador da marca no mundial.

“Há uma sinergia de valores entre a Copa do Mundo e o McDonald’s. A Copa reúne diferentes povos, é um evento democrático, tem espaço para todos. É um evento para o qual a família toda se reúne para acompanhar — o tipo de momento valorizado em nossas diretrizes. Vincular-se a um dos eventos esportivos mais importantes do mundo que representa excelência ao reunir os melhores jogadores, que estão ali dando o melhor de si, é o que buscamos nos nossos resultados: entregar sempre o melhor ao nosso cliente”, diz Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald’s.

Phillipe Le Floc’h, chief commercial officer da Fifa; Sir Geoff Hurst, campeão pela Inglaterra em 1966; Andrea Pirlo, campeão pela Itália em 2006; e Ricardo Fort, vice-presidente global de patrocínios e eventos da Coca-Cola (crédito: divulgação)

Presente em anúncios nos estádios da Copa desde 1950 e parceira da Fifa desde 1974, a Coca-Cola levará o maior objeto de desejo do universo do futebol, a taça de campeão mundial, para 91 cidades de 51 países de todos os continentes. O Tour da Taça da Copa do Mundo, apresentado pela marca de refrigerante, foi lançado no final de janeiro, em Londres, com a presença dos jogadores Sir Geoff Hurst, campeão pela Inglaterra, em 1966, e Andrea Pirlo, vencedor pela Itália, em 2006. Antes do início da turnê mundial, o troféu viajou por três meses na Rússia, passando por 16 cidades. Foi uma rota de quase 16 mil quilômetros, recorde para a ação num país-sede. Ao todo, 220 mil pessoas visitaram a taça. Esta é a quarta edição do tour realizada pela Coca-Cola em parceria com a Fifa.

Anúncio da promoção “Esteja lá com a Hyundai” (crédito: divulgação)

“A presença da Coca-Cola em copas do mundo reforça a relação do consumidor com a marca, além de contribuir para a relação da empresa com parceiros e formadores de opinião. No Brasil, especialmente, como o futebol é uma grande paixão e as pessoas se mobilizam independentemente do país que está sediando o evento, sempre criamos uma grande expectativa com as ações que passamos meses desenvolvendo”, diz Javier Rodriguez, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil, sem adiantar as ações da empresa para o mercado brasileiro.

A Hyundai, por sua vez, está realizando novamente o concurso “Be there with Hyundai” (“Esteja lá com a Hyundai”), que convida os torcedores a escolher a frase que estampará o ônibus da seleção brasileira durante o torneio. As pessoas podem enviar sugestões até 28 deste mês. Em abril, três frases finalistas de cada uma das 32 seleções serão anunciadas. A votação final será encerrada em 14 de maio. Os vencedores ganharão uma viagem para a Rússia com direito a acompanhante e assistirão a um dos jogos da sua seleção, fazendo parte da comitiva que vai do hotel até o estádio. Cerveja oficial da Copa, Budweiser estará nos estádios da Rússia e, no Brasil, terá campanhas na TV e no digital, e atividades em várias capitais do País.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé

    Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador

  • Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público

    A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário