Com estrela de Bridgerton, Wella traz weDO/ Professional ao Brasil
Definida como “ecoética”, nova marca tem a atriz britânica Phoebe Dynevor como embaixadora; Ana Paula Fischer (Poppy), diretora de marketing, explica os planos para o mercado local
Com estrela de Bridgerton, Wella traz weDO/ Professional ao Brasil
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BuscarDefinida como “ecoética”, nova marca tem a atriz britânica Phoebe Dynevor como embaixadora; Ana Paula Fischer (Poppy), diretora de marketing, explica os planos para o mercado local
Roseani Rocha
22 de março de 2022 - 6h00
Em Bridgerton, uma das séries mais vistas da Netflix recentemente, Daphne Bridgerton é a filha mais velha de uma família aristocrata que pela sua beleza, inteligência e espirituosidade arrebata o coração do Duque de Hastings, que vivia sob a promessa de jamais se casar.
Na vida real, Phoebe Dynevor, a atriz que dá vida à personagem, é uma jovem que se preocupa com questões socioambientais e chegou a participar de campanhas pela Action Aid, instituição criada em 1972 e que atua em 43 países, incluindo o Brasil, com a missão de promover “Um mundo justo, igualitário e sustentável, no qual cada pessoa tenha o direito a uma vida digna, livre da pobreza e de todas as formas de opressão”. E a partir desta semana, além da segunda temporada de Bridgerton, que estreia na sexta, 25, Phoebe estará nas peças de divulgação da linha weDO/ Professional, com a qual a Wella Company busca provar que é possível aliar ingredientes naturais e cuidados com o meio ambiente à eficácia de produtos profissionais para os cabelos.
Na entrevista a seguir, Ana Paula Fischer (a Poppy), diretora de marketing da Wella Company explica o perfil da marca, a escolha da protagonista e comenta as expectativas em relação ao mercado brasileiro (ainda que sem abrir números a respeito).
Meio & Mensagem – A Phoebe Dynevor parece ter um perfil ativista em termos sociais. Foi isso que atraiu principalmente a weDO/ Professional? (além, claro da repercussão da série, da qual ela foi protagonista na primeira temporada?)
Ana Paula Fischer – É uma honra para nós ter Phoebe se juntando à família weDo! Phoebe realmente entende a marca, e desde o primeiro dia vimos que tínhamos a mesma visão. Ela demonstra vontade de se levantar e agir, abraça a gentileza e o otimismo, que são tão importantes para nós. O que também é incrível é que desde o início, houve essa vontade mútua de fazer a parceria e pensar sobre o que poderíamos fazer juntos para dar vida à filosofia da marca, e não apenas representar a marca e isso é tão importante porque para nós, weDo é um jornada colaborativa.
M&M – Quais serão os desdobramentos dessa estratégia de comunicação global para o mercado brasileiro? Deverão ter embaixadoras locais também? Quais?
Ana Paula – Nosso plano busca potencializar o conteúdo de marca global para o mercado brasileiro. Dessa forma, vamos usar a embaixadora global de weDo/, a Phoebe, junto com um time de influenciadores locais, apaixonadas por beleza e sustentabilidade que também vão falar sobre a marca, testar os produtos, e dividir com as consumidoras os produtos preferidos, dicas de como usar cada item, sempre com o objetivo de ajudar a consumidora final a encontrar o produto ideal para o seu cabelo. Além disso, vamos contar com nossa comunidade de cabelereiros, embaixadores, artistas de Wella para nos ajudar a contar essa história, mostrando que é possível fazer a diferença ao escolher produtos ecoéticos e com qualidade profissional. Em parcerias, weDo/ Professional firmou uma parceria global com a Plastic Bank para a retirada de plástico do meio ambiente, em linha com sua jornada sustentável. Esta parceria vai permitir que a marca tenha maior impacto na sociedade, que vai além dos produtos que desenvolve, ajudando a dar vida a missão de trabalhar para um mundo mais sustentável. A Plastic Bank combate o descarte de plástico nos oceanos e a pobreza extrema, capacitando comunidades desfavorecidas a transformar o lixo e resíduos em renda. Para cada produto weDo/ vendido, oito garrafas plásticas serão retiradas do meio ambiente. No site de weDo/ global é possível acompanhar em tempo real a quantidade de garrafas coletadas até agora nesta parceria com a Plastic Bank. No Brasil, a parceria de weDo/ com a Plastic Bank prevê participação em ações como o Clean up Day, que atua nas praias do Rio de Janeiro e litoral de São Paulo. A primeira ativação está agendada para junho de 2022.
M&M – Quantos SKUs tem a linha e em quais produtos apostam mais para o mercado local?
Ana Paula – São 16 produtos, para diferentes tipos de cabelos, incluindo quatro híbridos, podem ser usados no cabelo, bem como na pele, mãos ou lábios. Temos certeza de que a consumidora brasileira tão apaixonada por cabelo, vai se encantar com os produtos. Temos duas novas tecnologias desenvolvidas pela equipe de weDo/ Professional, focadas na eficácia do condicionamento dos fios para garantir uma performance profissional. A primeira é uma tecnologia de limpeza livre de sulfatos que torna os produtos suaves, com um baixo nível de tensoativo de origem natural, deixando o couro cabeludo com um pH equilibrado. A segunda, uma proteção livre de silicones aplicada nos condicionadores e máscaras weDo/ Professional, formulados com derivados de azeite de oliva que atuam como agentes naturais de condicionamento para envolver naturalmente a fibra capilar. Por ser uma marca “ecoética”, weDo/ Professional analisa um conjunto de padrões de impacto ambiental, animal e humano com o objetivo de ser o mais íntegro possível, ao mesmo tempo em que continua transparente sobre alguns objetivos que ainda não tenham sido alcançados, porém que estão em desenvolvimento. weDo/ Professional tem orgulho de ser uma marca vegana, com ingredientes entre 93 e 99,7% de origem natural, cruelty free e com performance profissional. Na composição da linha de weDo/ são usados manteiga de murumuru e cupuaçu, que têm propriedades hidratantes e nutritivas da fibra capilar. Nossos fornecedores, certificados pela Union of Ethical Biotrade, zelam para que a coleta dos ingredientes seja feita de maneira eco e ética, sendo apenas na quantidade necessária. As embalagens seguem o conceito de economia circular, produzidas com material reciclado e reciclável. Todas as embalagens são desenhadas para serem recicláveis em unidades industriais: os tubos são feitos de 50% de plástico reciclado pós-consumo; os frascos são feitos de 75% a 94% de plástico reciclado pós-consumo; e todas as outras embalagens externas são feitas com papelão 100% reciclado, que também é certificado pelo Forest Stewardship Council.
M&M – Serão produzidos aqui ou importados?
Ana Paula – Neste momento, os produtos são importados, produzidos no nosso centro de desenvolvimento na França.
M&M – Qual a expectativa de vendas e quais serão os principais canais de distribuição?
Ana Paula – Não podemos abrir dados sobre expectativas de vendas, mas o Brasil é um dos mercados prioritários para Wella Company. A nossa estratégia de distribuição será em duas etapas. Primeiro, escolhemos alguns clientes-chaves para cocriar com a Wella no período de pré-lançamento, internalizamos todos os aprendizados e, depois, iremos expandir para todos os clientes em diferentes canais. weDo será vendido em e-commerces, farmácias, salões e perfumarias.
M&M – Considerando a pessoa que escolheram para estrelar a campanha, o perfil de público que pretendem atingir são as mulheres jovens?
Ana Paula – Queremos atingir, além das mulheres e homens que já são nosso público – que abrange a geração X, millenials e geração Z – todas aquelas que querem tornar o mundo um lugar melhor por meio de pequenos hábitos que podem ser incorporados na rotina. São gerações que se conectam com um tema muito atual que é o consumo consciente, que estão em busca de hábitos mais sustentáveis e exigem transparência das marcas. São mulheres que, independentemente da idade, sabem que podem se tornar forças globais de consumo com foco no futuro e na coletividade ao decidirem escolher produtos e empresas mais éticas.
M&M – De quanto será o investimento para lançar a marca no mercado local e como pretendem diferenciá-la num segmento que já tem tantos players?
Ana Paula – Não podemos revelar investimento de marcas, mas podemos ressaltar nosso compromisso de estar sempre trazendo marcas/produtos para atender as diferentes necessidades dos consumidores e weDo/ Professional vem para completar nosso portfólio de cuidados, e terá nosso suporte e foco para introdução no mercado brasileiro. Entendemos que as decisões de compra dos consumidores refletem o mundo em que desejam viver – e eles esperam que as empresas que fabricam os produtos que consomem apoiem e promovam seus valores. weDo/ Professional é um passo importante na nossa missão de inspirar as pessoas que se esforçam para reduzir o seu impacto negativo ao planeta. weDo/ foi criada por um grupo de profissionais entusiasmados dentro da Wella Company que compartilhou uma paixão comum pela sustentabilidade e pelas pessoas. Este grupo tornou-se agora o “laboratório ecológico” não oficial da Wella Company, compartilhando conhecimento e promovendo mudanças positivas em toda a empresa. A marca foi desenvolvida em um ano e os produtos foram testados em mais de mil cabelos/pessoas, com mais de 70 interações de fórmulas e mais de 12 cabeleireiros profissionais que testaram a linha. Nosso objetivo era criar uma marca verdadeiramente “all-in” que oferecesse um desempenho superior ao nosso cliente, isto é, sustentável com desempenho profissional. Nossa decisão de criar esta marca reflete nossas ambições de crescimento responsável em direção a uma sociedade mais inclusiva e aberta, juntamente com a redução do impacto de nossos produtos e operações. Queremos mudar o que a beleza representa e melhorar o impacto que ela tem nas pessoas e nas comunidades onde fazemos negócios.
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