Assinar

L’Occitane au Brésil quer expandir nas regiões Norte e Nordeste

Buscar

L’Occitane au Brésil quer expandir nas regiões Norte e Nordeste

Buscar
Publicidade
Marketing

L’Occitane au Brésil quer expandir nas regiões Norte e Nordeste

Movimento terá apoio de Ivete Sangalo, como nova embaixadora e estrela da campanha que fala de “amour e borogodó” para comemorar os dez anos e traduzir espírito da marca franco-brasileira


15 de agosto de 2023 - 15h40

LÓccitane au Bresil

Ivete Sangalo é o rosto dos dez anos de celebração da marca (Crédito: Divulgação)

Atualizada em 21/08, às 19h24

Em 2013, o Grupo L’Occitane lançou no País seu empreendimento “franco-brasileiro”, a L’Occitane au Brésil, logo, este ano a marca comemora dez anos de mercado. Depois de um movimento recente de ajuste de precificação e comunicação para se mostrar acessível também à classe C brasileira – Grazi Massafera, Boca Rosa e Juliette Freire colaboraram com isso na publicidade – descolando mais sua imagem da L’Occitane en Provence (nichada ao público de alta renda), agora a L’Occitane au Brésil quer expandir seu awareness nas regiões Norte e Nordeste.

Vai rolar a festa, com Ivete

Para isso, após realizar focus groups nessas duas regiões, a empresa elegeu a cantora e apresentadora Ivete Sangalo como sua nova embaixadora e estrela da campanha dos dez anos. “Queríamos movimentar a marca agora, com uma pessoa que tivesse grande reconhecimento no País todo, fosse genuína e transmitisse alegria, e o nome da Ivete apareceu disparado em primeiro lugar”, revela André Abramo, head of brand strategy and marketing communications.

Assim, Ivete protagoniza a campanha cujo slogan é “10 anos de amour e borogodó”, que une as culturas francesa e brasileira, com humor e leveza. As ações contaram com participação da artista Molly Dickson, que criou uma mandala com alguns dos principais ingredientes utilizados pela marca em seus produtos, teve direção criativa de Bruno Ilogti (que dirigiu clipes de Anitta e da própria Ivete) e direção de arte de Julio Andery.

A marca também pretende ocupar o vão central da estação Sé do metrô paulistano e explorar nacionalmente a mídia digital. Somente a campanha pela primeira década da L’Occitane au Brésil no mercado recebeu investimento adicional de marketing de R$ 1,5 milhão. “A mensagem principal da campanha, especialmente para o público das regiões Norte e Nordeste é a de uma proposta diferenciada, com preço que cabe no bolso e qualidade que você precisa conhecer”, comenta André.

Presença no varejo

Hoje, a L’Occitane au Brésil posui 187 lojas no País (60% franquias e o restante próprias) e outras 15 devem ser inauguradas em 2023. O e-commerce representa 10% das vendas, mas o canal visto como futuro de crescimento da marca, e que hoje já representa 5% do faturamento, é a venda direta, segundo André. A empresa passou a investir fortemente nele há dois anos e estima que em três, esse seja seu principal canal para L’Occitane au Brésil.

A empresa não abre número exato de faturamento, mas afirma ter crescido 60% no ano fiscal 2021-2022 e para o período 2023-2024, a alta deve ser de 40%, impulsionada por esses canais e, especialmente o porta-a-porta. Em outubro, inclusive, a marca deve lançar uma plataforma dedicada às revendedoras. Hoje, são cerca de três mil revendedoras, mas o número deve crescer “exponencialmente”, segundo André Abramo.

Menina dos olhos do grupo

Segundo o executivo, a visão da matriz é a de que o Brasil é uma potência que a rede L’occitane en Provence não atinge completamente, por ser uma marca mais nichada, mas que L’Occitane au Brésil pode atingir.

“O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo. E L’Occitane au Brésil é uma das marcas do grupo que mais crescem no mundo”, acrescenta o executivo. Em primeiro lugar vem a Sol de Janeiro, marca premium de cuidados corporais que, apesar de utilizar ingredientes brasileiros, nasceu nos Estados Unidos, em 2015, pelas mãos da coreana Heela Yang, que morou no País alguns anos. No final de 2021, o Grupo L’Occitane adquiriu a marca, que tem crescido muito principalmente na América do Norte.

“Temos dobrado investimento em marketing nos últimos dois anos, o que é incrível para um grupo francês. Queremos fazer a marca chegar a números bem grandes aqui para, então, levar ao exterior”, afirma André, sobre L’Occitane au Brésil.

Dois países já estariam nas primeiras posições dessa lista de espera internacional: Dubai e Austrália. No entanto, a empresa quer fazer a fábrica, em Jundiaí (SP), que já teve sua capacidade ampliada, ficar com a operação mais “redonda”. A marca, a propósito, tem feito cerca de 10 a 14 lançamentos por ano, com itens completamente novos ou os adicionais a linhas já existentes. Exemplo disso, são um hidratante efeito “blur”, que mantém a maquiagem e um demaquilante em óleo que, em contato com água, forma uma espuma. Ambos são novidades na linha facial Orquídea.

O executivo, ainda, promete que a marca continuará trazendo novidades, mas entrando em categorias com mais tecnologia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas