Com lives e patrocínios, São João migra para o digital
Ao lado de Brahma, Yoki, Santa Helena e O Boticário, artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Luan Santana apostam na data para se aproximar do público
Com lives e patrocínios, São João migra para o digital
BuscarCom lives e patrocínios, São João migra para o digital
BuscarAo lado de Brahma, Yoki, Santa Helena e O Boticário, artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Luan Santana apostam na data para se aproximar do público
Taís Farias
19 de junho de 2020 - 6h00
O mês de junho é, tradicionalmente, marcado pelos festejos a Santo Antônio, São João e São Pedro. Apesar da origem cristã, no Brasil, os eventos se transformaram em uma celebração multicultural que movimenta, anualmente, as indústrias da música, alimentos e marketing. Neste 2020, no entanto, a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização física das festas juninas. Mas, marcas e artistas estão apostando no digital para trabalhar esse ativo e levar o São João para perto do público.
Patrocinadora tradicional dos eventos juninos, a Brahma, marca de cerveja da Ambev, criou a plataforma “Vai ter São João, sim”, que reúne em um hotsite shows online, kits com Brahma e comidas típicas entregues na casa do consumidor, jogos que simulam as tradicionais brincadeiras juninas e outros conteúdos. “Nosso grande desafio vem sendo digitalizar ao máximo a experiência do São João para dentro da casa dos brasileiros”, explica Harry Racz, gerente de marketing regional de Brahma.
A vertente de shows da campanha está sendo realizada em parceria com o streaming Sua Música, que promove o festival São João de Todos. O evento online vai até o dia 30 de junho e conta com mais de 40 artistas participantes. Além da Brahma, o festival tem marcas como Engov After, Seara, Pic Pay, Kwai, Sesc, Mob Telecom e Indaiá como patrocinadoras e apoiadoras. O dinheiro arrecadado será doado para o Mesa Brasil Sesc e para o Ação da Cidadania.
As comidas típicas são parte da tradição junina. De olho nisso, a Santa Helena, indústria de produtos à base de amendoim, criou o hotsite JuntosNaJunina. A página apresenta receitas, dicas de como fazer um arraial em casa, uma ferramenta para calcular a quantidade certa de quitutes e indicações de combos exclusivos com produtos da marca. “Projetamos que 60% das vendas entre os meses de junho e julho serão dos kits juninos, montados com exclusividade e que chegam em cinco opções para atender às diferentes necessidades e preferências dos consumidores”, conta Tiago Garcia Leal, gerente de marketing e inovação da Santa Helena.
Também na área de alimentos, a Yoki, marca da General Mills, colocou no ar a sua “Yokermesse”. A iniciativa online faz parte da campanha “Fica gostoso juntar, mesmo que de longe”, criada pela agência FCB Brasil, e disponibiliza brincadeiras, danças, dicas de decoração e receitas. A quadrilha, outro item tradicional das festas juninas, será realizada em uma live com a dupla Simone e Simaria, no dia 27 de junho, no Youtube. A aposta no formato de lives é uma opção para entreter e conectar o público. “É uma forma de levarmos, com segurança, um pouco de alegria em um momento tão sensível para que pessoas de qualquer canto do país possam comemorar a data juntos, mesmo que de longe de forma online, ” conta Priscila Pizano, diretora de marketing da General Mills.
O Boticário é outra marca a apostar nas lives. Nesta sexta-feira, 19, o grupo promove apresentação digital do cantor Dorgival Dantas. A marca de beleza criou uma canção especial para a festa, intitulada “Se Aprochegue São João”, que vai embalar os filmes da campanha de O Boticário para a data. A live acontece às 19 h no canal do cantor no Youtube.
Outros artistas não ficarão de fora da celebração. Neste sábado, 20, a cantora Ivete Sangalo realiza o Arraiá da Veveta. A apresentação terá setlist temático com músicas como “Isso Aqui Tá Muito Bom”, “Asa Branca” e “Xodó”. A cantora também aproveitará a data para lançar uma nova canção. O evento terá patrocínio da Riachuelo, Britânia, Gerovital, Gtex (desinfetante Urca) e Paçoquita. Todas as doações realizadas durante a live serão revertidas para o Projeto Axé, ao Instituto de Cegos da Bahia e ao Abrigo São Gabriel.
“Ivete sempre teve muito prazer em celebrar os festejos juninos, isso sempre foi muito marcante e muito presente em sua história. Esse ano o formato será diferente, mas ela irá celebrar o São João com todo carinho de sempre e teremos a oportunidade de as marcas estarem junto nessa celebração”, conta Fábio Almeida, empresário de Ivete. A apresentação acontece às 22 h, nas redes sociais da cantora.
Também no sábado, 20, os cantores Wesley Safadão e Luan Santana farão uma live transmitida da Vila Forró, em Campina Grande, um dos destinos disputados do São João na Paraíba. O evento terá participação dos cantores Dorgival Dantas e Raí do Saia Rodada. Com patrocinadores ainda não anunciados, a live terá doações revertidas para instituições da região.
*Crédito da foto no topo: Angela Macario/ iStock
Compartilhe
Veja também
Tigre transforma tubos e conexões em peças de design
Marca promove collab com o estúdio Fahrer, que desenvolve mesas, cadeiras e outros itens produzidos com suas peças
Mari Maria e Burger King: a estratégia por trás da collab
Empresária visa explorar experiências sensoriais para se conectar com o público e entrar no mercado global