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Com Meta, Asics cria projeto de gamificação que une real e digital

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Marketing

Com Meta, Asics cria projeto de gamificação que une real e digital

Disc é uma plataforma de jogos que utiliza de tecnologias de realidade aumentada para tornar o esporte disponível em qualquer evento


5 de novembro de 2024 - 6h00

A vertical de inovação Asics Ventures desenvolveu uma plataforma gamificada para unir esporte físico e digital

“Existem muitas marcas trazendo novas inovações. É um momento singular de intensidade em torno dessa criação”, diz Tomoko Koda, diretora-executiva e gerente sênior da divisão de marketing Asics Corporation (Crédito: Divulgação)

Entre a sustentabilidade e a gamificação, a Asics explora novas oportunidades para os próximos anos. A vertical de inovação da Asics Ventures, em parceria com a Meta e a desenvolvedora m ss ng p eces, está prestes a lançar a Disc. De acordo com a marca, a Disc é uma centelha para um futuro em que os esportes virtuais compartilhem as mesmas honrarias que seus equivalentes tradicionais.

Com foco tanto para iniciantes em realidade virtual quanto jogadores experientes, a proposta é que a atividade seja acessível para todos. Na prática, a Disc é um jogo que envolve o lançamento de um frisbee e os participantes precisam se defender e desviar. A ação propõe que os jogadores possam jogar em formato multijogador ou solo. Em parceria com comunidades no Discord, a Asics tem trabalhado em melhorias para que seja possível fazer o lançamento em breve.

Quais as razões de a Asics entrar no mundo virtual?

Segundo o comunicado apresentado pela Asics, “essa é uma era em que a tecnologia digital inovadora e os esportes estão cada vez mais interligados. Por isso, a Asics acredita que a adoção proativa de avanços digitais levará a novos pontos de contato com os clientes, incluindo as gerações mais jovens”. Diferentemente dos e-sports ou dos esportes tradicionais, a Asics propõe a união entre ambas as modalidades em um esporte que envolva tanto o físico real quanto a estratégia dos jogos eletrônicos.

No Japão, local de fundação da Asics, também existe a discussão sobre a classificação dos e-sports como um esporte formal. Recentemente, o Comitê Olímpico do Japão (JOC) reconheceu a Japan e-Sports Union como uma organização-membro provisória. O que é um sinal positivo para a efetiva aceitação dos e-sports dentro da estrutura esportiva. No ano passado, no Brasil, a ex-Ministra dos Esportes Ana Moser defendia que os esportes eletrônicos ficassem na categoria de entretenimento e não de esportes.

Como a Asics trabalha a sustentabilidade?

Com foco em inovações que gerem relevância para a marca, a Asics também vê na sustentabilidade uma oportunidade de negócios. De fato, a sustentabilidade é um tema transversal na Asics que tem dado resultados, como o desenvolvimento de produtos recicláveis ou com baixa emissão de carbono.

“Realmente queremos levar a sustentabilidade para uma gama de produtos mais ampla, mas ainda estamos trabalhando nisso”, explica Tomoko Koda, diretora-executiva e gerente sênior da divisão de marketing Asics Corporation.

O Nimbus Mirai, por exemplo, foi projetado para que pudesse ser reciclado no programa de devolução para corredores proposto pela marca. Por não conter sobreposições, o calçado pode ser desmontado com mais facilidade e o poliéster, reciclado. O próximo passo da iniciativa é fazer que o solado do tênis também possa ser reciclado.

Esse produto foi desenvolvido a partir do compromisso de zerar as emissões de carbono até 2050. Segundo o relatório de sustentabilidade da marca, mais de 40% do poliéster utilizado na fabricação teve  origem em materiais reciclados.

Para Tomoko Koda, o mercado de calçados e trajes para corrida é bastante competitivo e, mesmo com o impacto da pandemia, as pessoas continuaram a correr. “Existem muitas marcas trazendo inovações. É um momento singular de intensidade em torno dessa criação”, diz a executiva japonesa.

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