Assinar

Com novo celular, Google quer bater Apple

Buscar

Com novo celular, Google quer bater Apple

Buscar
Publicidade
Marketing

Com novo celular, Google quer bater Apple

Além de smartphone premium próprio, empresa anunciou diversos dispositivos de entretenimento e assistência doméstica


5 de outubro de 2016 - 11h42

Do Advertising Age

A dona do sistema para smartphones Android entrou de vez no negócio de hardware. O Google revelou seus novos celulares na terça-feira, 4: Pixel e Pixel XL. A ideia é competir com o iPhone, da Apple.

Linha de novos devices do Google (Crédito: Divulgação)

Linha de novos devices do Google (Crédito: Divulgação)

Os smartphones são finos, produzidos em alumínio e vidro, nas cores preta, prateado ou azul (uma série limitada para o mercado americano). O modelo menor sai por US$ 649 com 32 GB e tela de cinco polegadas, enquanto o modelo XL custa US$ 769 com tela de 5.5, mesmas dimensões do iPhone 7 Plus. Há também uma versão deste com 128 GB de memória por US$ 869. Outras configurações incluem display de alta resolução, câmeras de 12 e oito (frente) megapixel, processadores Snapdragon, da Qualcomm e o sistema Android Nougat (“torrone”) 7.1, com a nova versão do assistente digital.

Os modelos Pixel são os primeiros celulares totalmente criados, desenhados e testados internamente pela empresa. Assim como a Apple faz com a Foxconn na China, o dispositivo do Google é montado pela HTC.

Além de concorrer em funcionalidades e preço, o Pixel oferece uma transferência automática de dados, como fotos e contatos, de um iPhone. A Apple também havia inserido uma opção em seus dispositivos no ano passado, permitindo puxar dados de smartphones Android.

Os primeiros mercados anunciados para receber o dispositivo são EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Alemanha neste mês e Índia em novembro.

Home, Ultra, Daydream e Wifi
O Google também anunciou uma caixa de som inteligente, chamada Home, para competir com o Echo, da Amazon. O objetivo do dispositivo é realizar buscas na internet via comando de voz e interagir com o usuário. A tecnologia é sincronizada à nova interface de assistente pessoal do Android e a dispositivos de marcas como Philips, Samsung e Nest (que também pertence à Alphabet, empresa mãe do Google). A Apple também está trabalhando numa caixa de som integrada a seu assistente Siri.

O novo dispositivo vem de um esforço do Google em aumentar a produção própria de hardware destinado ao ambiente doméstico. Sua primeira iniciativa foi o Chromecast, que permite conectar o televisor à internet e, graças ao preço acessível, foi sucesso de vendas. O Home deverá seguir modelo semelhante, sendo vendido por US$ 129 no mercado americano.

O Google também lançou uma nova versão do Chromecast, o Ultra, capaz de reproduzir streaming em alta definição 4K por meio da rede wi-fi. O aparelho custa de US$ 69.

A empresa anunciou ainda o óculos de realidade virtual Daydream View. O dispositivo funciona sincronizado a um smartphone e custa US$ 79 – preço muito mais acessível em comparação a aparelhos HTC (Vive) ou Facebook (Oculus). O novo headset vai muito além do Cardboard — device do Google que era ainda mais barato –, permitindo mais experiências em VR, como games e filmes.

Para se utilizar de tantos aparelhos é necessária uma banda larga robusta. Logo, a empresa também anunciou o Google Wifi, que usa tecnologia sem fio para intensificar o sinal de internet no ambiente. O dispositivo é uma espécie de roteador wifi mais poderoso, num mercado agitado por dezenas de startups. Novamente, o preço inicial é altamente competitivo, custando US$ 129 a unidade e US$ 299 três aparelhos.

Veja a seguir o vídeo de apresentação do Pixel:

Publicidade

Compartilhe

Veja também