Com suspeita de ataque virtual, Americanas e Submarino saem do ar
Sites das marcas estão indisponíveis desde o último domingo, 20, após instabilidade e registro de acesso não autorizado
Com suspeita de ataque virtual, Americanas e Submarino saem do ar
BuscarCom suspeita de ataque virtual, Americanas e Submarino saem do ar
BuscarSites das marcas estão indisponíveis desde o último domingo, 20, após instabilidade e registro de acesso não autorizado
Giovana Oréfice
21 de fevereiro de 2022 - 9h00
*Atualizada às 10h36
Os sites da Americanas e do Submarino estão fora do ar desde domingo, 20. A instabilidade vem sendo registrada desde o dia anterior, atingindo também o app das marcas e serviços de login, que apresentam dificuldades na realização de pesquisa de produtos e compras. Segundo o g1, as plataformas estão indisponíveis para acesso desde cerca de 20h20, no horário de Brasília. A suspeita é de que o sistema das companhias tenha sofrido ataques hackers, após notificações de “acessos não autorizados”.
Nas redes sociais, usuários deram queixas da instabilidade dos serviços. Ainda no sábado, a Americanas S.A. comunicou sobre o ocorrido, alegando a suspensão preventiva de parte dos servidores após identificar o risco de ataques. No dia seguinte, o mercado foi novamente notificado de que a “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”. Já o Submarino foi citado em 71 reclamações de consumidores brasileiros no Downdetector, por volta das 9h da manhã de sábado.
Ainda que haja a suspeita de ataques virtuais, a Americanas apontou na notificação de que não havia sinais de comprometimento de bases de dados.
*Crédito da imagem do topo: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário