Com Toro e Pulse, Fiat apresenta nova identidade sonora
Gradativamente outros modelos também receberão a nova identidade sonora da marca que se propõe a tornar a jornada do usuário mais agradável
Com Toro e Pulse, Fiat apresenta nova identidade sonora
BuscarCom Toro e Pulse, Fiat apresenta nova identidade sonora
BuscarGradativamente outros modelos também receberão a nova identidade sonora da marca que se propõe a tornar a jornada do usuário mais agradável
Por meio de seus modelos Toro e Pulse, a Fiat apresenta um novo sound design da marca, desenvolvido em parceria com a empresa brasileira Soundthinkers. Todo o processo de criação e desenvolvimento da nova identidade, segundo à marca, foi pensado e testado junto aos usuários. “Juntos, fomos estudar com as pessoas qual era a relação delas com os carros, o que era importante em termos de comunicação e até mesmo criar sons que se conectavam com a marca e com a identidade da marca”, comentou Paula Carneiro, UX Design South America da Fiat, no blog da companhia.
Como parte de seu reposicionamento de marca, em 2021 a Fiat lançou um DNA sonoro e um sound logo. Agora, essa experiência se estende aos dois modelos da marca que se tornam os primeiros da companhia a terem um sound design UX. Isso significa que ambos os modelos se propõem a tornar a jornada auditiva do usuário mais amigável. Posteriormente, outros veículos da Fiat também contarão com a nova identidade sonora.
Essa nova identidade aposta em sons mais agradáveis e modernos para cada aviso de ação dos veículos. Paula ainda explicou que o projeto de sound design da Fiat pensou em toda a jornada do usuário dentro do carro e que para isso foram criadas três categorias: sons de feedback, como notificações na central multimídia; sons de auxílio à condução, como som de assistente de estacionamento; e sons de alerta, que exigem uma ação imediata do usuário, como por exemplo, dirigir com a porta aberta.
Comandos como ajustar as configurações da central multimídia, receber notificações, resgatar informações pré-definidas e confirmar configuração do painel de instrumentos ganharam sons mais suaves. Já avisos como dirigir com o freio de mão engatado, com a porta aberta e sem cinto de segurança passaram a contar com sons mais fortes e repetitivos para realmente alertar o motorista. Agora, porém, há uma unidade maior entre os sons, que seguem a mesma identidade.
Além da nova identidade sonora, os veículos também contam com uma nova animação de boas-vindas ao serem ligados, com o sound design e sound logo na central multimídia. A animação mistura o som e som e a sonic flag usada como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia (Sonic Script da marca), representada pela sequência de quatro notas. “A partir de agora basicamente todos os nossos desenvolvimentos vão na direção da utilização de todos esse trabalho de sound design para os nossos modelos”, reforçou o VP Sênior da Fiat para a América do Sul, Herlander Zola.
Compartilhe
Veja também
Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027
Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações
Tiffany & Co cocria troféu do Super Mundial de Clubes Fifa
Joalheria auxiliou no desenvolvimento da peça que será entregue aos campeões