Comgás: nova marca para novos tempos
Com 100 mil novos clientes por ano em sua base, companhia visa refletir seu dinamismo na identidade elaborada pela Sal
Com 100 mil novos clientes por ano em sua base, companhia visa refletir seu dinamismo na identidade elaborada pela Sal
Roseani Rocha
3 de fevereiro de 2016 - 8h00
Desde o dia 1º de janeiro com um novo diretor-presidente e de Relações com Investidores, cargo assumido por Nelson Gomes (que acumula o cargo de diretor-presidente e diretor de RI da Cosan), a Comgás vive um período de renovação. Isso se reflete a partir desta semana também em sua identidade visual, modificada pela Sal, consultoria de gestão de marcas, que já atuou para empresas como Rede Globo e Itaú.
“Esse é um trabalho que vem sendo feito há sete meses e vai muito além de uma mudança de logo. É uma nova forma de a companhia se apresentar ao mercado”, explica Sergio Luiz da Silva, diretor de marketing, planejamento e suprimento da Comgás. Apresentada ao público interno semana passada, num evento no Guarujá (SP), a nova identidade visual da empresa começou a ser exposta ao público geral nesta semana, em anúncios nos principais jornais, além de seguir um plano de divulgação em meios digitais.
O objetivo é mostrar a dinamização da companhia, após a privatização, em 1999, e chegada de novos acionistas, em 2013, assim como sua atuação que vai além do fornecimento de gás para o público doméstico – a companhia atua também nos segmentos comercial, industrial e automotivo. No residencial, são 1,5 milhão de clientes (na área que compreende Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba); no comercial, a empresa atende 14 mil clientes de diversos segmentos, de padarias a restaurantes e academias; no industrial, são outros 1.100 clientes (95% das indústrias paulistas; além de duas termelétricas no estado.
O diretor de marketing da Comgás garante que cada um desses públicos foi ouvido para a atualização da identidade visual da empresa.
A última mudança realizada na marca precede a privatização, tendo ocorrido em meados dos anos 80. Para Silva, a marca antiga refletia respeito, mas não todo o dinamismo atual da empresa. O novo logotipo tira o nome da empresa de dentro de uma caixa (representando sua atuação sem limites), tem letras minúsculas (para transmitir simplicidade e proximidade com os públicos), usa as cores tradicionais, azul e verde, com esta última mais clara e no formato de uma chama, símbolo da energia que impulsiona os negócios da própria empresa e de seus clientes.
Todo o processo de mudança de marca teve o envolvimento do novo presidente da companhia. A Comgás tem elevado em 100 mil clientes por ano sua base.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros