Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?
Nova pesquisa da Salesforce mostra que 51% desses profissionais já usam a tecnologia em suas atividades e 22% querem incorporá-la ao cotidiano em breve
Como a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?
BuscarComo a inteligência artificial impacta a rotina dos profissionais de marketing?
BuscarNova pesquisa da Salesforce mostra que 51% desses profissionais já usam a tecnologia em suas atividades e 22% querem incorporá-la ao cotidiano em breve
Meio & Mensagem
6 de junho de 2023 - 14h38
(Crédito: Wee dezign/Shutterstock)
Os profissionais de marketing já conseguem perceber os impactos que a inteligência artificial traz para seu trabalho e carreiras.
De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira, 6, pela Salesforce, 51% dos profissionais de marketing já usam inteligência artificial generativa nos trabalhos cotidianos.
A pesquisa ouviu mais de mil profissionais que atuam nas áreas de marketing. Desse total, cerca de 22% dos profissionais que ainda não usam IA em seus trabalhos dizem que pretendem começar a utilização em breve.
Apesar disso, os dados também sinalizam a preocupação de profissionais de anunciantes com a segurança da IA. Entre os entrevistados, 39% destacaram que não sabe como usar a Inteligência Artificial generativa de forma segura.
Entre os pontos que preocupam os profissionais, de acordo com a pesquisa da Salesforce, estão a necessidade de ter uma supervisão humana para o manejo de ferramentas de inteligência artificial.
Ainda, os entrevistados também apontaram a necessidade de treinamento e acesso a dados confiáveis dos clientes, para poder tirar melhor proveito da IA generativa em seus trabalhos.
E, em relação à utilização dessa tecnologia em suas tarefas profissionais, a maioria dos entrevistados pela Salesforce ainda demonstram fazer uso das ferramentas para atividade mais básicas, como produção de conteúdo (76%) e criação de textos (75%).
Porém, muitas profissionais já preveem uma mudança grande de suas carreiras diante da IA generativa. Para 53% dos entrevistados, essa tecnologia mudará totalmente suas atividades, alterando a maneira como analisam dados, personalizam conteúdo, constroem campanhas e otimizem sistemas de SEO, por exemplo.
Os entrevistados também veem a inteligência artificial como aliada para poupar o tempo com trabalhos mais burocráticos, permitindo que eles se foquem em atividades estratégias.
Para 71% dos profissionais, a IA generativa eliminará a parte mais pesada do trabalho. O mesmo percentual também afirmou que a tecnologia permitirá mais tempo livre para ser dedicado a outras estratégias.
Compartilhe
Veja também
Natura&Co negocia venda da operação da Avon fora da América Latina
Em fato relevante, companhia anuncia que está em tratativas com o fundo IG4 mas que permanece avaliando outras alternativas
Amazon investiu US$ 679 em publicidade a cada segundo em 2024
Maior anunciante do mundo quebra novo recorde não somente em compra de mídia e ações de marketing como de arrecadação com anúncios em seu marketplace