Assinar

Como a MAC usa as redes sociais para se conectar com o público brasileiro

Buscar

Como a MAC usa as redes sociais para se conectar com o público brasileiro

Buscar
Publicidade
Marketing

Como a MAC usa as redes sociais para se conectar com o público brasileiro

Companhia, que completará 20 anos de presença no Brasil, combina ações com influenciadores e exploração de tendências digitais para divulgar seus produtos de maquiagem e skin care


20 de dezembro de 2023 - 16h54

O universo da beleza encontrou nas redes sociais um poderoso canal de divulgação e também de avaliação de produtos e itens. Para a MAC Cosmetics, marca de maquiagem que está prestes a completar 20 anos de presença no Brasil, as plataformas digitais tornaram-se fundamentais para essas funções e, também, tornaram-se protagonistas da missão e criar – e surfar nas tendências.

Recentemente, em uma dessas estratégias, a marca convidou as consumidoras a relembrarem seu relacionamento com seus produtos pela campanha #MeuPrimeiroMac. A ideia partiu da observação de conversas de influenciadoras e parceiras, segundo Ana Bernabé, diretora da MAC Cosmetics no Brasil. Ela conta que é comum a empresa ouvir relatos sobre momentos que marcaram a relação das pessoas com a marca, bem como a lembrança da compra dos primeiros produtos.

“Celebrando 20 anos de presença no Brasil e com a marca prestes a completar 40 anos de história no próximo ano, enxergamos essa ocasião como a oportunidade perfeita para engajar nosso público atual e criar experiências únicas para novos consumidores”, conta a porta-voz.

Na esteira da campanha, em uma ação que misturou as redes sociais com experiências presenciais, a MAC levou uma máquina de brindes e prêmios para algumas cidades brasileiras. A “MACninha”, nome dado ao equipamento, passou pelas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

MAC, Natal e engajamento

A ação das máquinas distribuidoras de brindes foi finalizada no início de dezembro, período crucial para os negócios da marca. Ana conta que, a cada fim de ano, a fabricante de cosméticos coloca no mercado kits e edições limitadas de produtos, que são apresentados como alternativas de presentes natalinos.

E para esse tipo de venda sazonal, as redes sociais também desempenham importante papel. “Muitas das nossas coleções de edição limitada e produtos de linha se esgotam rapidamente por viralizarem e se tornarem itens de desejo. O TikTok acelerou muito a disseminação dessas trends devido a sua natureza única de conteúdo curtos, envolventes e que viralizam”, conta.

Ana pontua, ainda, que as redes sociais permitem a democratização do conteúdo e dão mais espaço ao trabalho de micro influenciadores. A respeito dos creators, a porta-voz admite que esses profissionais acabam sendo um reflexo da marca e que, por meio dessas vozes, a MAC tem a ideia de refletir a realidade diversa do Brasil. “Hoje também temos um time que está a todo momento de olho nas últimas tendências para reagir rapidamente ao comportamento de consumo de um squad de creators da marca que desenvolve conteúdos”, explica.

Para 2024, a MAC pretende dar continuidade ao projeto de expansão dos quiosques da marca por outras regiões do Brasil e de ampliar os investimentos em skin care, categoria em que a empresa ingressou no Pais em 2023.

Além disso, Ana antecipa que a MAC relançará duas categorias de produtos que já foram estratégicas na trajetória da companhia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro

    Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro

    Evento promovido pela CBF reuniu líderes do mercado esportivo para discutir inovações e a valorização do futebol brasileiro

  • Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?

    Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?

    Guia Salarial da Robert Half registra um aumento da procura por profissionais com maior capacidade analítica