Como a volta de Neymar ao Santos pode impactar o futebol brasileiro?
Não só em termos técnicos, o retorno de um dos principais nomes brasileiros em atividade pode gerar impacto para o clube em que estiver e até mesmo para o futebol
Como a volta de Neymar ao Santos pode impactar o futebol brasileiro?
BuscarComo a volta de Neymar ao Santos pode impactar o futebol brasileiro?
BuscarNão só em termos técnicos, o retorno de um dos principais nomes brasileiros em atividade pode gerar impacto para o clube em que estiver e até mesmo para o futebol
Valeria Contado
28 de janeiro de 2025 - 14h09
Neymar está de volta ao futebol brasileiro. Na tarde desta terça-feira, 28, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, publicou um vídeo em seu Instagram confirmando a notícia que já vinha circulando nos bastidores: o jogador, que foi revelado no clube, voltará para a Vila Belmiro.
O atacante da seleção brasileira rescindiu o contrato com o Al Hilal, da Arábia Saudita, time em que atuou até o ano passado, quando teve uma grave lesão no joelho. A notícia aqueceu a expectativa do retorno do brasileiro ao Santos, algo confirmado, agora, pelo presidente do clube.
A volta do atacante, no entanto, não mexe apenas com aspectos dentro dos gramados, mas também abre algumas expectativas no mercado de marketing esportivo brasileiro, seja relacionado a atração de mais marcas, transmissão e até mesmo a internacionalização do produto futebol brasileiro.
Essa repercussão se deve ao impacto midiático que Neymar carrega em sua imagem. Enquanto ainda estava no Santos, tido como numa das revelações do time, o atleta estrelou campanhas como a parceria com a Seara que foi uma das apostas da marca no ambiente esportivo.
“Apesar de não estar no auge da carreira dentro das quatro linhas, a contratação dele pelo Santos tem potencial enorme de receita pelo clube em termos de patrocínio, bilheteria, merchandising e direitos de transmissão. O resultado financeiro poderá ser maior ou menor em função da performance dele no campo de jogo”, afirma Fabio Wolf diretor da Wolff Sports & Marketing.
Além disso, sua presença no mercado brasileiro pode atrair os olhares de quem acompanha a carreira do jogador impactando diretamente na audiência, a visibilidade do clube e até mesmo na internacionalização do Campeonato Brasileiro, como explica o professor de marketing Esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ivan Martinho.
“Tende a trazer ainda mais atenção ao time da Vila nesse retorno a elite do futebol brasileiro, alegria da torcida de ter um ídolo de volta, maior audiência de seus jogos em especial para os mercados internacionais e localmente entre os fãs menos ávidos de futebol que agora tem mais uma razão para acompanhar e consumir”.
Rosto de marcas como Puma, Blaze, e WePink (da influenciadora Virgínia Fonseca), e um dos influenciadores negros mais seguidos no Instagram, segundo dados da NetCos, agência especializada em marketing de influência, outro aspecto que Neymar pode trazer de volta ao futebol brasileiro é a sua expressão como marca.
Assim como outros nomes, como Cristiano Ronaldo, que está atualmente no Al Nassr na Liga Árabe, e Messi, que está na Inter de Miami, em uma aposta de crescimento da Major League Soccer (MLS).
Paulo Ilha, socio-fundador e vice-presidente de mídia da Galeria aponta que o atleta pode trazer essa “profissionalização” como um meio de mídia de volta ao País. “O Neymar construiu uma comunicação eficiente utilizando-se dele próprio como uma marca, poucos atletas no Brasil entenderam que eles também são comunicações importantes nos esportes”, diz.
E isso deve impactar também o Santos, que ganhará mais protagonismo na mídia. A expectativa do clube, segundo a imprensa especializada, é ter duas apresentações para o atleta uma na Vila Belmiro e outra em São Paulo, tendo em vista que o atleta deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira, 29, para se conectar com os seus torcedores.
A estreia, no entanto, ainda é cautelosa, mas existe a possibilidade de que aconteça no jogo que marca o dia de seu aniversário, em 5 de fevereiro, contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista, na Vila Belmiro.
A possibilidade do retorno de Neymar já gerou ao Santos um crescimento em seu número de sócios torcedores que já superou a marca de 54 mil pagantes. O clube informou, ainda, que a categoria Black, que é o plano mais alto no valor de R$142 já está esgotada.
“É um ganho muito significativo para todo o futebol nacional e para jogadores de outros mercados. Existe também essa curiosidade de voltar ao futebol brasileiro, ou inclusive de participar pela primeira vez. Temos um movimento de mais jogadores vez vindo da Europa para o Brasil, então pode ser muito significativo numa maneira geral para o campeonato”, diz João Paulo Di Carlo Conde Perez, mestre em direito desportivo e membro integrante e professor da Edtech FutJur Academy.
Compartilhe
Veja também
Quais foram os reflexos da “taxa das blusinhas” em 2024?
Dados da Secretaria da Receita Federal apontam para uma queda em compras internacionais e aumento de arrecadação de tributos, passando de R$ 2 bilhões
DeepSeek: como é e o que faz a empresa que abalou o cenário de IA
Startup chinesa fundada em 2023 ganhou os holofotes globais ao propor modelo de alta performance de linguagem de IA com custo bem mais baixo