Como as marcas de eletrônicos se preparam para Black Friday?
Com a expectativas de recordes de vendas no período, Brastemp, Consul e KaBum! investem em live marketing para esquentar mercado consumidor
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Renan Honorato
21 de novembro de 2023 - 14h59
Não é de hoje que a Black Friday entrou oficialmente no calendário das marcas, inclusive, superando outras datas comemorativas, como Natal. Segundo o Panorama de Consumo da Black Friday 2023, organizado pela Globo, o smartphone é o item mais desejado pelos consumidores na data, com 24% das intenções de compra. Enquanto isso, eletrônicos e eletrodomésticos ficam com 19% e 18%, respectivamente. Nesse sentido, marcas e marketplaces têm reforçado os pontos de contato com consumidores durante todo o mês.
Há mais de três meses, a Whirlpool, controladora das marcas de eletrodomésticos Consul e Brastemp, vem se preparando de forma multimídia. Pelo segundo ano, as marcas de geladeiras e outros bens duráveis estarão no programa Vem que tem, apresentado por Fábio Porchat e Juliana Paes, na TV Globo.
O mês de novembro, por exemplo, representa 50% das vendas da Whirlpool aqui no Brasil, sendo que os quatro dias que antecedem a Black Friday concentram 35% das vendas.
“A Black Friday, sem sombra de dúvidas, é a data mais importante para bens duráveis”, diz Patrícia Pessoa, diretora de marketing da Whirlpool. Em 2022, por exemplo, a empresa bateu recordes tanto no setor de lavanderia, como no histórico de vendas da marca. Além disso, ela destaca o dia das mães e o Natal como respectivas datas relevantes para o negócio.
Enquanto isso, a KaBum! começa os preparativos para Black Friday desde meados de maio. O marketplace de produtos eletrônicos registra que, nos três dias de promoções, que começam na quinta-feira no portal, equivalem um mês de vendas.
Porém, o engajamento e a troca com os clientes do e-commerce é fundamental na hora de escolherem quais os produtos estarão desconto, nesse caso, havendo uma escuta ativa dessa comunidade. As expectativas é que 2023 supere em 20% o ano anterior.
No mote da Brastemp, por exemplo, a multinacional assina com o mote “Não deixe no carrinho o sonho de ter uma Brastemp”. A comunicação, criada pela MuchMore Digital, DM9 e FCB, brinca com os dados coletados pela empresa de que quase 80% das pessoas deixam objetos no carrinho de compras online. Enquanto isso, a Consul trabalha o marketing de forma mais bem humorada ao trazer histórias de compras frustradas.
Nesta segunda-feira, 21, às 19h, a Brastemp promove uma live commerce com Dani Calabresa, produzida em parceria com a Pepery. Já a KaBum! também realizou, ao longo do mês, lives e parcerias com influenciadores do segmento gamer, como Gaules, Alanzoca, LJoga e Ithuriana. Nesta semana da Black Friday, a KaBum! vai enviar uma repórter da marca para mostrar seu centro de distribuição de 26 mil m2, equivalente a mais de 3 campos de futebol.
Para 2024, a Whirlpool pretende rejuvenescer a identidade de marca de Consul. “Precisamos nos adaptar a essa nova geração que vem aí. A geração Z tem hábitos de compra e casa muito diferentes dos millennials, é uma geração que se preocupa muito com o planeta”, explica. Patrícia explica que, enquanto Consul é uma marca de acesso centrada nas classes C e D, Brastemp é preferida pelas classes A e B.
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