Como as marcas se aproximam dos consumidores no São João
Com previsão de R$6 bilhões de retorno para economia nacional, marcas investem em patrocínios e ativações nas maiores festas juninas do País
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Rafaela de Oliveira
18 de junho de 2024 - 6h01
O São João, comemorado no mês de junho, tem ganhado ainda mais relevância no calendário de marketing das marcas, que enxergam na data a possibilidade de se aproximar dos consumidores nas comemorações que ocorrem no País, com destaque para a região Nordeste.
“Ao participar de uma festa junina, não se ganha apenas relevância e marketing share naquele momento; o retorno continuará ao longo do ano se for realizado um trabalho bem feito envolvendo público e pontos de venda”, afirma Chris Bradley, CEO da Batux, agência que atende Americanas, Elo/Cielo e Maggi para o São João.
“O Nordeste ainda é carente de grandes eventos e ações diferentes, então, quando as marcas começam a direcionar os olhares para essas possibilidades, a região retribui de alguma forma, o que é observado na conversão de números”, complementa.
As festas juninas se apresentam como oportunidade para as marcas de diferentes segmentos, por abrangerem culinária típica, vestimenta, músicas diversas e tradições próprias. Assim, os players do mercado podem mostrar como o sentimento de pertencimento dessa cultura extrapola as fronteiras nordestinas.
“Além das marcas produzirem e ajudarem nas festas de São João efetivamente com patrocínio, elas começam a provocar experiências e assim passamos a percebê-las por outra perspectiva”, diz Dani Koury, diretora de negócios da Ampla, agência de comunicação localizada em Recife. “As marcas têm a chance de ativar seus mercados de forma linear, temática e aprazível para os seus consumidores, levando-os à compra por se tratar de uma festa que favorece o marketing e o comercial a trabalharem juntos e terem bons resultados.”
A profissional considera que a festividade sempre foi importante para as marcas locais, mas o diferencial do momento são os olhares de marcas nacionais, que passam a agregar experiência.
Débora Beltrão, diretora de mídia e dados da Ampla, reforça a importância das estratégias de marketing das marcas respeitarem as diferenças regionais da forma que é comemorada a festa, sabendo dosar a caracterização de ícones e de dados visuais, bem como as expressões locais. “É preciso chegar com pertencimento, que só é gerado a partir do conhecimento, sem generalizar as diferentes formas de festejar.”
Entre os clientes que a Ampla está atendendo para o São João de 2024 estão Pitu, Primor, Aposta Ganha, Bem te vi e Novo Atacarejo.
De acordo com o Ministério do Turismo, neste ano mais de 26,2 milhões de pessoas devem participar das celebrações, gerando uma arrecadação de aproximadamente R$ 6 bilhões. Isso representa um aumento de 76% em relação ao ano passado, quando o retorno financeiro foi de mais de R$ 3,4 bilhões.
Confira abaixo ativações e campanhas desenvolvidas pelas marcas para as Festas Juninas.
Com campanha desenvolvida junto com a Galeria “E se seu cheiro fizesse uma festa?”, a Natura estará presente no maior São João do mundo, em Campina Grande, na Paraíba. Também terá ativações nas festas de Irecê e Amargosa, na Bahia, de Gravatá, em Pernambuco, e de Uruoca, no Ceará.
Com a parceria de Joana Lira, artista visual pernambucana que ilustrou a campanha, a marca leva para as festas diferentes produtos de seu portfólio, com espaço de make, photo opportunities e jogos com prêmios de recompensa no ambiente chamado Vila Natura. Participando do São João do Nordeste pelo segundo ano, a marca ampliou sua presença para festas com maior estrutura.
“Não poderíamos ficar de fora de um dos momentos mais característicos da cultura popular brasileira”, diz Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação Natura Brasil. “Os festejos juninos são uma oportunidade única de nos conectarmos com a essência do Nordeste e fortalecermos nosso vínculo com o público através de nossas marcas.
A Perdigão, marca da BRF, é a patrocinadora do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e levará a linha de defumados e salsichas para o evento. Durante a festa, os visitantes contarão com uma variedade de comidas típicas preparadas com os produtos da marca.
Em anos anteriores, a marca foi a patrocinadora do São João da Thay, em São Luís, no Maranhão, e de eventos juninos em São Paulo. “Essa estratégia visava associar a marca Perdigão às tradições brasileiras e reforçar sua presença no mercado durante essa época do ano”, esclarece Rafael Gonçalez, gerente executivo da Perdigão.
“Ao associar-se ao São João, aumentamos a visibilidade de impulsionar as vendas durante essa época do ano, consolidando a posição da marca no mercado e reafirmando nossa essência: estar junto e comer junto”, completa Gonçalez.
A Deline, também da BRF, patrocina o São João em Caruaru e Arcoverde, ambas em Pernambuco. Para a ocasião, a marca lança a Deline sabor milho e apresenta versões de embalagens comemorativas para o sabor original, que estão disponíveis para degustação. A marca terá espaço para ativações com piscina de bolinhas, brindes, photo opp e Kombi Deline – que circulará por pontos estratégicos das cidades com comidas juninas e brindes.
Além disso, a marca será patrocinadora exclusiva do maior cuscuz do mundo, no Circuito das Comidas Gigantes, e participará de outras festas como o Arraiá do Pão Doce, a Festa do Bolo de Fubá, do Bolinho de Goma, do Bolo de Saia, a Festa do Mugunzá, do Milho Cozido, da Cocada e do Bolo de Milho.
“As festas do período também são um importante ativo econômico para o estado e o município de Caruaru, uma vez que atrai turistas e eleva a movimentação da economia local, sendo este um dos objetivos da marca com o patrocínio, fomentar cada vez mais a economia e o desenvolvimento da região, o que reforça a nossa posição de liderança no mercado local”, explica Marina Secaf, gerente executiva de marketing de Deline.
Com campanha em vídeo feita em parceria com a Africa Creative e estrelada por Elba Ramalho e Psirico, Deline apresenta um cenário típico das festas de São João, com comidas tradicionais e muita dança acompanhada por jingle exclusivo.
“Criar conexões e proporcionar experiências com o produto para o público fortalece nossa presença de marca, mantém a fidelidade do cliente e consolida nossa posição no mercado”, ressalta Marina Secaf.
A ClickBus patrocina o São João de Nois Tudim, no Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo. No evento, a marca tem diferentes ativações como barraca temática, máquina de brindes e correio elegante ambulante. Além disso, a plataforma de compra de passagens rodoviárias disponibiliza rotas para cidades do nordeste com até 50% off em todo o período de São João.
A Americanas estreia como patrocinadora no São João de Caruaru e leva versões modernizadas de ativações típicas como barraca do beijo e a cesta do amor – em referência ao correio elegante. A marca traz Orquestra Sinfônica dos Meninos e Meninas de São Caetano para o palco principal do evento, onde apresentam o jingle da campanha “Passô, cestô, arraiô”.
A Cielo é a maquininha oficial da festa junina de Campina Grande. Em ação da marca, aqueles que consumirem R$ 300 nos restaurantes localizados no Parque do Povo – com pagamento realizado na maquininha da Cielo com o cartão da Elo – ganharão um copo térmico de brinde.
O Sua Música tem Neosaldina, Itaipava, Kuat, Natura e Vitarella como patrocinadores do seu projeto São João 2024. As marcas promoverão envelopamento da plataforma (site e app), cobertura das principais festas, quadros temáticos nas redes sociais, playlists personalizadas e conteúdos especiais. A transmissão oficial do evento realizado pela plataforma conta com um estúdio oficial no local e será patrocinada por Neosaldina, Engov, Brahma, Pepsi, Natura e Kwai.
O Terra realizará o Terraiá no dia 23 de junho em Salvador, na Bahia. O evento terá a participação de Mariana Aydar, Chico César, Forró da Gota e Coletivo Carcará, além de espaço para ativações, jogos e alimentação, feirinha de comércio com artistas locais e arrecadação de alimentos. Como parceiro, o Terra conta com o TudoGostoso.
A Electrolux está presente no São João de Caruaru com o “Arraiá Bem Vivido by Electrolux”. A marca leva ativações para três polos diferentes: Camarão, onde os consumidores podem ganhar brindes ou vale-compras; Alto do Moura, com a Air Fryer Electrolux by Rita Lobo, com jogo de argolas e chance de ganhar uma ecobag personalizada; e Luiz Gonzaga, camarote da Electrolux com comida, decoração e itens de artesãos regionais.
A KitKat Chocolatory apresenta três sabores inspirados nas festas juninas, entre eles Quentão, Doce de Abóbora com Coco e Canjica. Os novos sabores estão disponíveis em todas as lojas e quiosques da marca em São Paulo e Rio de Janeiro, em edição limitada.
A Pringles lança música inédita com o cantor Xand Avião para celebrar a temporada das festas de São João, com a canção intitulada Dá um Pop, que é a continuação da campanha “Dê um Pop no seu São João” da marca.
A Caixa Econômica Federal exibe uma ação para a Quina de São João 2024, com musicalidade, estética e animação que caracterizam os festejos juninos. Para isso, a loteria esportiva se inspirou na música O Cheiro de Carolina, de Luiz Gonzaga, para criar o refrão da campanha “É só na Quina”.
O Assaí entra no ritmo junino com campanha protagonizada pelo cantor paranaense Michel Teló e pela cantora do brega pernambucano Raphaela Santos. A ação tem o mote “É Arraiá até o Sol Raiá”, que se traduz em um jingle interpretado pelos cantores, ressaltando diversos aspectos da tradição junina.
A Primor, marca de margarina da Seara, une-se com a Universal Music para exaltar a força das mulheres do Norte e Nordeste. A colaboração leva para o estúdio as cantoras Gaby Amarantos e Lucy Alves para gravar Tudo que eu faço é com Primor, música com a mistura dos ritmos carimbó e forró que representa a riqueza cultural dessas regiões singulares do Brasil. A canção está disponível nas principais plataformas digitais.
A C&A é patrocinadora da festa de São João em Campina Grande, tornando as lojas selecionadas em João Pessoa e Campina Grande pontos de venda oficiais dos ingressos para o evento. A marca também lança uma coleção especial disponível em 65 lojas do Nordeste, no aplicativo e no site da varejista de moda. A coleção conta com camisas xadrez, peças jeans, jaqueta jeans cropped, bota country, vestidos e peças em PU e de sarja.
A Pitú marca presença nos polos de São João de todo Nordeste com embalagem que traz um layout junino para três milhões de latas da sua tradicional cachaça branca de 375ml.
O Guaraná Jesus lança três latinhas temáticas em homenagem às histórias contadas nas toadas do Bumba Meu Boi. As edições limitadas trazem a identidade visual que enaltece as lendas do São João maranhense: Catirina e Pai Francisco, Cazumbá e Dom Sebastião e o Touro Encantado.
Com o conceito “O sabor encantado do São João”, o Guaraná Jesus também criou um site para o público descobrir a história de cada uma dessas lendas, além de um quiz para descobrir com qual história se identifica.
O Jeitto, plataforma digital de crédito e consumo para quem ganha até três salários mínimos, firmou parceria com a cantora Roberta Miranda para que ela continue participando do São João em Campina Grande. Com a música Baião de Todos, a cantora está presente na festa em carros de som, na internet, rádio, em outdoors e painéis das principais cidades da região Nordeste.
A Nestlé está presente nas celebrações de São João em Caruaru e Campina Grande. Com investimento dez vezes maior do que em 2023, a empresa envolverá diversas categorias de produtos da companhia. Com as ativações e campanhas das marcas Garoto, Nescafé, Maggi, Farinha Láctea Nestlé e Ninho, a expectativa é atingir mais de seis milhões de pessoas nesses dois eventos.
Entre as ações das marcas Nestlé estão programação com opções típicas de festa junina, mirante suspenso por guindaste a 12 metros de altura, distribuição de brindes e uma ambientação exclusiva na roda gigante, onde o público poderá desfrutar de cabines temáticas.
A 99Moto patrocina a festa de São João de Maracanaú, no Ceará, e também colaborou com a apresentação de uma das principais do evento. A marca usou seu serviço para transportar o cantor Nattan até o seu show, que eve um público de 100 mil pessoas.
O patrocínio à festa também é uma forma de a 99Moto divulgar seus descontos ao público. O app oferece 50% de desconto (limitado a R$ 5) nas corridas da 99MOTO nas cidades de Fortaleza e em Salvador.
O Café Santa Clara promove na festa junina de Petrolina, em Pernambuco, ativações que vão desde brincadeiras típicas valendo prêmios, degustações especiais, até ação no palco com João Gomes, embaixador da marca que cantará A regra é clara, canção exclusiva desenvolvida em parceria com a marca.
No espaço exclusivo da marca ambientado como uma casinha típica da região, os visitantes são convidados a realizar as dinâmicas com a marca, ganhar brindes e tirar foto instantânea em cabine de fotos. Já no camarote, haverá um balcão com degustação do café da Santa Clara.
A Vanish marca presença no São João de Caruaru ativando sua plataforma de eventos Vanish Salva o Meu Lookinho, com touchpoints de distribuição de samplings de produtos para os consumidores.
No Carvalheira na Fogueira, festa que acontece na cidade de Sairé, interior de Pernambuco, a marca traz de volta a roda gigante que se transforma em máquina de lavar roupas.
Além disso, a Vanish apresenta uma cabine de vídeos 360º onde as pessoas podem registrar seus looks e terem o vídeo disponível para postarem com uma moldura personalizada, que será exibido em um telão de led do lado de fora da cabine. A marca também terá presença digital durante as festas de São João com sua personagem Cami, a camiseta.
O Boticário estará presente em mais de 20 festas ao redor do Brasil, entre elas o São João de Caruaru, onde será possível conhecer a Casa da Beleza e realizar uma maquiagem com uma consultora, junto a alunas formadas no curso Empreendedoras da Beleza, do Grupo Boticário, com produtos da linha de Make B.
Já para experimentação de outros produtos, a marca preparou a Barraca do Xêro, que trará ao consumidor a dinâmica das essências, onde ele poderá descobrir a família olfativa favorita dele.
Nas outras regiões do Brasil, os visitantes podem ganhar brindes da marca por meio de brincadeiras e jogos que resgatam a tradição das festas juninas.
O Kuat e os guaranás regionais do grupo The Coca-Cola Company – Tuchaua e Guarapan – marcarão presença em festividades como Parintins, no Amazonas, PIC Pampulha e Forró de Curvelo, em Minas Gerais, Festa Junina Viva+ São Paulo, em Votorantim, São João de Maracanaú, no Ceará, São João de Caruaru.
Os refrigerantes contam com embalagens comemorativas, peças publicitárias de amplificação de mídia externa e digital, comunicação em pontos de venda, ação com influenciadores e experiências de marca conectadas com gastronomia para os consumidores.
O will bank leva a empresária Mani Reggo para o São João em Campina Grande, onde marcará presença na Barraca do Beijo. Como parte da campanha “São will dá crédito para o amor”, inspirada nos correios elegantes, o banco apresenta o Pix Elegante e oferece a chance de um casal enamorado ganhar uma lua de mel inesquecível no valor de até R$50 mil.
O Bradesco patrocina o São João de Campina Grande e de Caruaru com ambiente instagrámavel em formato de coreto. Nas festas, os visitantes podem fazer videos 360° e vídeos gif, respectivamente. Para produzir o espaço no evento de Campina Grande, o banco contou com a parceria da Cielo.
Beats leva para o público dos festejos juninos diversas experiências como o bar especial, em Campina Grande, localizado na área do show com mirante aberto para todos, proporcionando vista aérea do Parque do Povo. No primeiro dia de São João do evento, os visitantes puderam assistir ao show do Pedro Sampaio e presenciar o lançamento exclusivo para a celebração: Beats Senses na versão de 1 litro.
A marca também marca presença no São João de Maracanaú, Carvalheira, Carvalheira na Fogueira e Soul João. E apoiará camarotes exclusivos no Pingo do Meio Dia, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e no São João da Thay, no Maranhão.
A Brahma se inspirou em O Auto da Compadecida para criar campanha com João Grilo e Chicó, convidando o público a participar de uma das maiores festas populares do país. A ação foi idealizada pela Agência África e realizada em parceria com a Conspiração Filmes.
Ainda para as celebrações de São João, Brahma também preparou uma série de ações em mais de vinte festas espalhadas pelo país, entre elas as comemorações de Campina Grande e Maracanaú, onde ativações temáticas de O Auto da Compadecida 2, da qual Brahma é patrocinadora master, irão transportar o público para o universo dos personagens.
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