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Como foi o primeiro jogo da NFL no Brasil?

Neo Química Arena recebeu mais de 47 mil torcedores e experiências das marcas patrocinadoras associadas ao evento


9 de setembro de 2024 - 8h15

Philadelphia Eagles e Green Bay Packers protagonizaram primeiro jogo da NFL no Brasil (Crédito: Valeria Contado)

Philadelphia Eagles e Green Bay Packers protagonizaram primeiro jogo da NFL no Brasil (Crédito: Valeria Contado)

Apesar do frio, a noite da última sexta-feira, 6, foi festiva para os 47.236 torcedores que estiveram presentes na Neo Química Arena e puderam assistir à primeira partida da National Football League (NFL) na América Latina.

A cidade de São Paulo foi a escolhida para sediar o jogo entre Philaphelphia Eagles e Green Bay Packers na temporada regular. Segundo o estudo Sponsorlink realizado pelo Ibope Repucom o esporte chegou a uma base de 37 milhões de torcedores no Brasil. Isso significa que o País é o terceiro polo que mais consome o esporte, ficando atrás apenas de Estados Unidos e México.

Por isso, a liga decidiu promover uma experiência completa no Brasil, trazendo o jogo e toda a atmosfera da NFL, em uma inciativa que contou com ações da entidade esportiva (que trabalha junto com a Effect Sportes em território nacional) em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, o Governo da Cidade de São Paulo e a SPTuris.

Para que isso fosse possível, o estádio que pertence ao clube de futebol teve a sua estrutura toda adaptada para receber o jogo. O campo foi pintado com o símbolo da NFL e do Eagles, que era o time mandante, com as jardas e até os postes de gol instalados no lugar das tradicionais traves.

Para as marcas, além das placas de campo, o telão foi um dos assets presentes no estádio. Por ele, o público podia ver o placar, o tempo de jogo, com quem estava a posse de bola, dados e estatísticas e o rodízio do logo de patrocinadores globais, que foram Accenture, Cisco, Fedex, Fit, Uber, Verizon Business e Visa.

O primeiro jogo da NFL no Brasil, aliás, atraiu patrocínio e parcerias de 30 marcas, que aproveitaram não apenas o ambiente da Arena, como também promoveram ações envolvendo o esporte antes e depois da partida.

Segurança e transporte na estreia da NFL no Brasil

Apesar da desconfiança expressa por alguns jogadores da liga, a segurança foi uma das principais preocupações da organização realizada pela cidade paulista. Uma megaoperação foi desenvolvida com grupo antibomba, tropa de choque ao redor do estádio – que auxiliou na chegada e saída dos ônibus com a comissão técnica e jogadores – drones e helicópteros, para que nada acontecesse. Segundo dados do ge, foram disponibilizados mais de 900 agentes que cuidaram da segurança durante o evento.

Já para o transporte, a capital paulista contou com toda a malha ferroviária da CPTM com operação 24 horas na madrugada de sexta para sábado. O metrô também funcionou durante toda a noite.

Além disso, aplicativos de mobilidade urbana e táxis tinham lugares especiais destinados a carga e descarga de passageiros na Arena.

Reunião Global

Além dos brasileiros, que torciam para uma das duas equipes, ou fãs da modalidade, a partida contou com a participação de pessoas vindas de diferentes partes do mundo, sendo boa parte delas dos Estados Unidos.

Nos arredores da Neo Química Arena era possível ouvir diferentes idiomas se misturando aos sons já conhecidos pelos brasileiros em dias de jogo. E para aproximar ainda mais esses fãs da atração, a NFL promoveu um tailgate ao lado da Neo Química Arena onde as marcas patrocinadoras puderam realizar ações, como um churrasco ao estilo norte-americano promovido pela Perdigão, ou a distribuição de brindes realizada pela XP.

Convidados especiais

Anitta foi a responsável por realizar o show de intervalo do jogo no Brasil. A cantora brasileira escolheu um repertório com variedade de idiomas para os pouco mais de seis minutos em que se apresentou.

Como acontece no Super Bowl, a montagem e desmontagem ocorreu de forma rápida e ágil para não tomar muito tempo dos 15 minutos de intervalo destinados ao descanso dos atletas.

Além de Anita, Luisa Sonza representou o Brasil na hora de cantar o hino nacional. Esse foi um dos momentos mais comentados pelos torcedores estrangeiros que estavam presentes na Arena. Mesmo depois do fim da apresentação, a torcida continuou cantando os versos do hino.

Rayssa Leal, Rebeca Andrade, Bia Souza e outros atletas medalhistas olímpicos foram homenageados antes da partida começar, juntamente com as solenidades que contaram com a apresentação do hino norte-americano e uma ação com o exército estadunidense e brasileiro.

A música brasileira também foi um dos pontos trazidos na experiência promovida pela NFL no Brasil. Antes do jogo, a hospitalidade do Packers contava com uma roda de samba tocando clássicos do estilo musical brasileiro.

Já durante a partida, músicas como Evidências, de Chitãozinho e Xororó, A internet é tóxica, de MC Saci, e Tá ok, de Kevin o Chris e Dennis, fizeram parte do repertório que embalou a coreografia das Cheerleadres do Eagles. Assim como durante o hino nacional, a canção sertaneja interpretada por Chitãozinho e Xororó foi cantada pela torcida mesmo depois que o DJ responsável pelo som na arena já havia desligado.

O head coach do Eagles, Nick Sirianni, agradeceu ao Brasil e disse, durante a coletiva pós-jogo, que ficou emocionado com a atmosfera promovida pelos torcedores no estádio que também entoavam os cânticos de suas equipes.

Cobertura nacional e internacional

Além da RedeTV! e ESPN, emissoras que já exibem os jogos da temporada regular da NFL no Brasil, a CazéTV foi um dos canais que realizou a cobertura da partida. O canal do streamer Casimiro Miguel fez sua primeira transmissão do esporte, que marca o início da temporada de jogos internacionais que acontece na temporada 2024/25, que também está em sua grade.

No entanto, além da transmissão, o primeiro jogo da NFL no Brasil contou com inúmeros veículos de mídia brasileiros e internacionais realizando a cobertura. Profissionais de Cancun, Argentina, Estados Unidos, entre outros locais, estavam na Arena para reportar ao mundo sobre a partida. A liga norte-americana também levou para as tribunas veículos (independentes ou não) especializados na cobertura da modalidade.

As marcas, por sua vez, apostaram na força dos influenciadores para mostrar toda a ambientação. Fred Bruno, atualmente profissional do SporTV, Lara Santana, criadora de conteúdo, e Bernardo Soares, do Reviews do Mustache, são alguns dos nomes que estiveram presentes na partida.

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