Como o Boticário usa fragrâncias extintas para gerar alerta
Batizado de Extinto, projeto cria fragrâncias inspiradas em áreas naturais antes de poluição para conscientizar público, sem cunho de comercialização
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Giovana Oréfice
23 de janeiro de 2024 - 8h58
*Atualizado em 24/01 às 15h42
O Boticário apresentou mais um projeto voltado para a sustentabilidade. A marca está lançando o Extinto, iniciativa que reproduz fragrâncias de áreas naturais ameaçadas para gerar conscientização e reforçar a urgência de medidas voltadas para a conservação ambiental.
O lançamento do projeto aconteceu na última segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro. O Museu do Amanhã foi palco para o pontapé inicial da ação, desenvolvida pela AlmapBBDO.
Segundo O Boticário, o projeto está em consonância com sua agenda ESG, e a proposta é fazer com que o Extinto seja um guarda-chuva para outras duas iniciativas de gestão de resíduos da empresa: Boti Recicla e a parceria de cadastro e complementação de pontos de coleta de materiais recicláveis com o Google Maps.
“A partir de agora as empresas não devem mais se furtar a falar sobre aquilo que estão fazendo, e fazerem mais”, declarou Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo, ao Meio & Mensagem. “Não adianta nós termos o maior programa de logística reversa se os produtos não retornam para esse programa. Então, há também uma provocação de que o consumidor sabe o que pode acontecer caso não tenha a atitude correta em relação ao consumo. É uma oportunidade para que ele se conecte genuinamente com o DNA de sustentabilidade de uma empresa como o Grupo Boticário”, complementa.
A primeira fragrância será inspirada na Baía de Guanabara, cartão postal da capital carioca e que corre riscos por conta da crescente poluição. Ainda, é caracterizada como uma das cinco baías com maior biodiversidade no mundo – e um local em que a Fundação Grupo Boticário, fundada em 1990, já atua com projetos de restauração e contenção da poluição. Além disso, a Fundação apoia mais de 120 ações do tipo na cidade do Rio de Janeiro.
O ponto de partida para a confecção de fragrâncias foi o fato de que o cheiro é uma das primeiras mudanças percebidas quando o meio ambiente sofre degradações. O aroma foi criado a partir de uma tecnologia que captura amostras do ar em forma de gás, com a concentração e composição dos aromas, e a transcreve em formato de uma fórmula química.
Ainda, O Boticário deverá levar o Extinto para outros continentes ainda este ano. Entre os outros locais que estão ameaçados, estão: Calábria, na Europa; Ilha de Madagascar, na África; Nova Delhi, na Índia; e Camberra, na Oceania. A organização fará toda a gestão do projeto fora do Brasil.
A AlmapBBDO seguirá trabalhando ao lado de O Boticário em todos os desdobramentos, desde a concepção dos frascos no formato dos lugares, até toda a criação e a estratégia.
É importante ressaltar que essa será a primeira linha do Grupo Boticário que não será comercializada. Assim como outras iniciativas de sustentabilidade da marca, a intenção é gerar reflexão entre o público.
“O valor não comercial do projeto era fundamental, pois ‘Extinto’ nasceu com o intuito de chamar a atenção e gerar repercussão para uma causa muito maior”, pontua Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO. Bruna Buás, diretora de marketing e branding do Grupo O Boticário, endossa: “O Extinto tem um potencial de sensibilizar e fazer com que as pessoas chamem a atenção para o tema, mas que chame atenção para esse projeto que talvez tenha menos awareness do que gostaríamos”.
A comunicação será feita a partir de um plano integrado entre digital e pontos físicos. Nas mídias sociais, o trabalho será feito nos perfis das redes sociais de O Boticário e também via influenciadores digitais – que estiveram presentes no lançamento.
Além disso, Alok foi o nome escolhido para potencializar a mensagem do projeto, que está em consonância com seus valores e propósitos, explicou o DJ. “Nesse projeto específico não precisamos mudar nossa rota, pois estamos caminhando na mesma direção”, comentou.
Para Meyer, a comunicação tem papel importante de expansão do chamado para recrutar até mesmo outras organizações a participarem do movimento. “Sozinhos, o resultado vai ser muito diferente. Coletivamente, o resultado será maior e mais rápido”, reforça o diretor de ESG.
Nos pontos físicos, o aroma estará disponível para conhecimento do público em algumas lojas da marca pelo Brasil. A primeira delas será a do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
Durante o evento, O Boticário também anunciou o lançamento de um programa de inovação aberta. Será voltado para questões de sustentabilidade ao lado da Artemísia, organização de impacto social. O intuito é gerar soluções para problemas complexos junto a startups.
O Grupo deverá divulgar mais informações sobre valores de aporte e condições para participação em breve.
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