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Marketing

Como ser relevante para além das tendências, segundo a TBWA

Glossário Edges 2025, da Backlash, unidade de inteligência do OAG, aponta caminhos para que marcas contribuam para a cultura e agreguem à experiência humana


7 de abril de 2025 - 11h18

As manifestações culturais são capazes de moldar o consumo e, consequentemente, as marcas. Mas em meio à tendências e modismos, há, cada vez mais, a necessidade de fugir de uma degradação cultural.

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(Crédito: VectorMine/Shutterstock)

A Blacklash, unidade global de inteligência cultura do Omnicom Advertising Group (OAG), tem investigado maneiras para que as marcas mantenham sua relevância — e se destaquem com originalidade — ao contribuir para a experiência humana e ir além da cultura momentânea, seja com estéticas emergentes, palavras da moda e outras microtendências.

No ano passado, a unidade adicionou cinco novas descobertas aos 39 fatos que já estavam em voga desde 2023. Para este ano, destaca outros três, confira:

Eco-Realismo: A abordagem pragmática vem substituindo as visões de uma utopia verde. À medida que a crise climática se torna mais evidente, é preciso sair da teoria e partir para a prática, inclui criar planos de ação concretos, mais acessíveis e escaláveis, voltados para a sustentabilidade e demais aspectos, em vez de divulgar metas inatingíveis e demais ambições fantasiosas. A tendência aborda, ainda, um apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a proibição de propagandas que normalizam comportamentos prejudiciais, como é o caso de combustíveis fósseis e outros produtos de alto impacto.

Alguns caminhos propostos são a aposta no híbrido, em vez de exigir mudanças radicais; admitir os erros; e priorizar soluções simples.

Paradoxo da Maturidade: Idade não significa mais maturidade. Ao mesmo tempo em que jovens e crianças tem amadurecido mais rapidamente, adultos tem se apegado a juventude. O paradoxo é endossado por cenário em que os jovens enfrentam uma economia instável e se mostram mais cautelosos e responsáveis do que as gerações anteriores. Ao mesmo tempo, o mundo encara, de maneira geral, um aumento na longevidade.

As marcas deverão navegar em um contexto em que novas liberdades surgem no compasso de desafios inesperados, incentivando a diversão, oferecendo suporte, quebrando barreiras etárias e estabelecendo limites saudáveis.

Transparência Comprovada: Com consumidores mais exigentes, inclusive no que diz respeito à sustentabilidade, e atentos ao que acontece nos bastidores, a transparência se faz mais necessária. Seja no que diz respeito à cadeia de suprimentos, informações em embalagens e precificação, por exemplo, empresas devem oferecer mecanismos para que os clientes fiquem à par do que e como estão consumindo.

O marketing com artimanhas dá espaço a práticas que abandonem termos vagos, como “sustentável” ou “limpo”, e permitam a ascensão de certificações e dados concretos. Marcas ainda têm a chance de apostar no storytelling para envolver os consumidores em processos de produção, entre outros.

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