Companhia holandesa adquire controle do iFood por R$ 9 bilhões
Em acordo, Prosus compra fatia de 33% da companhia de delivery, antes pertencente ao acionista minoritário Just Eat Takeway
Companhia holandesa adquire controle do iFood por R$ 9 bilhões
BuscarCompanhia holandesa adquire controle do iFood por R$ 9 bilhões
BuscarEm acordo, Prosus compra fatia de 33% da companhia de delivery, antes pertencente ao acionista minoritário Just Eat Takeway
(Crédito: DiegoThomazzini/Shutterstock)
Na última sexta-feira, 19, a Prosus, conglomerado multinacional holandês, anunciou que comprará em dinheiro uma fatia de 33% do iFood. A partir de um acordo de R$ 9,4 bilhões – conversão para o equivalente a € 1,5 bilhão, a gigante terá controle total sobre a companhia.
Ainda poderá ocorrer o pagamento de um valor adicional de € 300 milhões à Just Eat Takeaway, acionista minoritário da fatia e maior empresa de delivery da Europa. O valor acordado, segundo a Reuters, chega perto da metade do valor de mercado da Just Eat Takeaway, que vinha perdendo valor ao longo do último ano.
A Prosus é uma investidora de negócios ao redor do mundo. Além do iFood, a multinacional também conta com a Swiggy, na Índia, por exemplo. Antes da compra, a holandesa já investiu no iFood há cerca de dez anos. Durante a pandemia, o delivery de entregas cresceu e, hoje, o iFood realiza por volta de 70 milhões de entregas por mês, segundo a Prosus.
Contudo, apesar do aumento das vendas no ano passado, o iFood registrou prejuízo líquido de aproximadamente € 120 milhões no primeiro semestre de 2022, conforme indica relatório de divulgação de resultados da Just Eat Takeaway, divulgado em julho.
Compartilhe
Veja também
Grupo Boticário unifica programas de fidelidade no Beautybox
Nova plataforma absorverá, a princípio, a base de consumidores dos programas Clube Viva e Nosso Clube e integrará todas as demais marcas do grupo até 2028
Hapvida quer integrar publicidade à suas plataformas e espaços físicos
Empresa de saúde integrada cria diretoria de ads e parcerias para trazer anúncios com personalização e integração omnicanal sob a liderança de Marcelo Koschar