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Marketing

Compras: preço influencia decisão para 72% dos latino-americanos

Estudo da consultoria Skim aponta mudanças no comportamento dos consumidores diante da inflação comparando 2024 com o ano anterior


19 de março de 2025 - 14h47

SKIM realizou pesquisa para entender comportamento de consumidores latino-americanos

SKIM realizou pesquisa para entender comportamento de consumidores latino-americanos (Créditos: George Rudy/Shutterstock)

De acordo com a pesquisa mais recente da Skim, empresa global de consultoria especialista em análises avançadas do comportamento do consumidor, preço e promoções se tornaram ainda mais decisivos para o consumo do latino-americano em 2024.

Em números, 72% dos consumidores afirmam que o preço influenciou mais suas compras na comparação com 2023 e 66% dizem que as promoções passaram a ter peso maior na decisão de compra.

Essa percepção, inclusive, acarreta mudanças no comportamento de compra. Tanto é que 48% dos latino-americanos estão comprando mais marcas conhecidas – uma diferença expressiva comparada ao nível global, em que apenas 36% dizem ter aumentado essa aquisição.

Além disso, 58% estão comparando mais preços entre lojas ou optando por redes mais baratas, evidenciando uma tendência crescente de “trade down” dos estabelecimentos – ou seja, migrar para opções mais acessíveis. Isso sem contar que 79% comparam preços entre marcas. No Brasil, esse índice chegou a 85%.

Em relação à lealdade, 58% dos consumidores demonstraram fidelidade à medida em que priorizaram continuar comprando de uma marca e, assim, buscaram melhores preços dentro da própria.

Promoções chamam atenção dos consumidores

Mas existem aqueles latino-americanos que já preferem as promoções – 36% dão preferência a marcas que oferecem promoções de forma frequente e 28% esperam por ofertas para fazer a aquisição.

Ainda é válido destacar que os consumidores estão se organizando na hora das compras. A pesquisa revela que 23% sempre se planejam, enquanto 74% fazem algum planejamento antes de ir às lojas.

Entretanto, as promoções podem ajudar o consumidor a sair do planejado, visto que 61% afirmam que comprariam um item que já usaram antes, mas que não pretendiam comprar, caso estivesse em promoção ou com desconto.

Além disso, o estudo da Skim aponta que as promoções são mais relevantes aos consumidores em momentos específicos, por exemplo, no fim do mês (50%) ou durante períodos de grandes ofertas, como a Black Friday (34%).

Descontos que reforçam a vantagem de compra em maior volume também são apreciadas por 62% da população, especialmente na categoria de Cuidados Domésticos (69%).

Independentemente da escolha nas gôndolas, a confiança continua sendo fator essencial nas decisões de compra – 25% priorizam benefícios e qualidade.

Da mesma forma, 22% dos que escolhem marcas que fazem promoções com mais frequência também valorizam essas variáveis.

“Com a pressão nos custos e a sensibilidade crescente a preços, as empresas precisam planejar suas ações promocionais de forma estratégica, de acordo com a dinâmica da categoria e do seu público-alvo e de modo a evitar uma corrosão desnecessária de sua margem de lucro ou uma desvalorização de sua marca”, explica Luciana Ignez, diretora de revenue management da Skim para a América Latina.

“Isso garantirá maior eficiência promocional. Além disso, ofertas bem estruturadas, com foco claro em valor percebido e diferenciação da marca, podem ser uma poderosa ferramenta para atrair e fidelizar consumidores”, conclui,

Sobre a metodologia

O relatório anual tem como objetivo obter insights a respeito das preferências dos consumidores em relação a marcas, preços e promoções em três cestas principais – Alimentos, Cuidados Pessoais e Cuidados Domésticos.

O material contempla mais de 5 mil respondentes em mercados-chave ao redor do mundo. Especificamente na América Latina, foram entrevistadas 951 pessoas.

Todos os respondentes são responsáveis ou corresponsáveis pelas compras domésticas e consumidores regulares de uma ou mais cestas principais.

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