Confiança cai entre CEOs ao redor do mundo
The Worldcom Confidence Index 2019 aponta que queda foi de mais de 20%; mais de 58 mil executivos foram ouvidos
The Worldcom Confidence Index 2019 aponta que queda foi de mais de 20%; mais de 58 mil executivos foram ouvidos
Teresa Levin
9 de dezembro de 2019 - 15h40
A confiança dos CEOs caiu mais de 20% em 2019. O dado está no The Worldcom Confidence Index 2019, relatório anual sobre a confiança dos líderes empresariais globais, divulgado pela The Worldcom Public Relations Group, rede independente de agências de comunicação representada no Brasil pela Planin. Os índices negativos mais significativos fora registrados nos Estados Unidos (51%) e na China (21%). O Japão obteve um resultado ascedente, liderando o índice de confiança com um aumento de 74%. Mais de 58 mil executivos ao redor do mundo foram ouvidos para a elaboração do relatório. Para incrementar o estudo, este ano o Worldcom Public Relations Group contratou uma empresa de pesquisa de mercado que usa inteligência artificial para rastrear e interpretar conteúdos de mídias sociais. Desta forma, o relatório também analisou dados de milhares de líderes empresariais nas redes , mostrando como suas opiniões e intenções mudaram ao longo do tempo.
Incertezas a nível global, incluindo as disputas comerciais entre Estados Unidos e China e a proliferação do aquecimento global, impactaram os resultados, afetando a expectativa de líderes empresariais e levando ao resultados negativo. O estudo avaliou ainda a relevância de cada público e os níveis de confiança que os CEOs devem ter para alcançá-los. Este ano há uma mudança de comportamento que deve ser citada. Desta vez, os entrevistados estão 160% mais preocupados com os influenciadores, o que mostra a relevância que eles estão ganhando para este público.
Outro dado que chama a atenção é a preocupação que estes líderes tem com a retenção de funcionários. Como uma das soluções, o investimento no aprimoramento dos profissionais é apontado como uma das competências necessárias para mantê-los nas empresas. Apesar disso, os entrevistados reconhecem que tem falhas na capacitação contínua de seus funcionários.
Confira abaixo algumas das principais preocupações das lideranças ouvidas para a elaboração do relatório:
1º – Os níveis de confiança têm queda de 21%
2º – Influenciadores tornam-se principal público de atenção dos líderes
3º – Os tópicos relacionados a funcionários dominam as prioridades dos líderes
4º – Os líderes têm preocupações com imagem e a reputação das marcas, além de sua capacidade de protegê-la diante de situações de crise
5º – Os acordos e tarifas comerciais globais prejudicam a confiança dos líderes globais
6º – A confiança diminui a capacidade de satisfazer os clientes
7º – Eventos como aquecimento global impactam os níveis de confiança dos líderes
8º – Governo e órgãos legisladores são motivo de preocupação
9º – Há uma mudança de atitude em como os líderes políticos se comunicam nas mídias sociais
10º – O cibercrime não é mais um motivo de preocupação global, mas um grande problema para os líderes sul-americanos
Compartilhe
Veja também
Multiverso Experience: como é a nova exposição em homenagem a Pelé
Iniciativa conta a história do Rei do Futebol, além de trazer itens pessoais do jogador
Rebranding da Jaguar divide opiniões entre o público
A marca de automóveis britânica diz que seu novo visual é uma "celebração do modernismo", mas os críticos apontam o contrário