Confira as marcas da 34ª edição do Folha Top of Mind
Na 34ª edição do Folha Top of Mind, Nike e Omo lideram o Top do Top, enquanto Natura e Ypê são as marcas mais envolvidas na preservação do meio ambiente
Confira as marcas da 34ª edição do Folha Top of Mind
BuscarConfira as marcas da 34ª edição do Folha Top of Mind
BuscarNa 34ª edição do Folha Top of Mind, Nike e Omo lideram o Top do Top, enquanto Natura e Ypê são as marcas mais envolvidas na preservação do meio ambiente
Meio & Mensagem
22 de outubro de 2024 - 20h44
Nesta terça-feira, 22, a Folha de S.Paulo divulgou os resultados da 34ª edição do Folha Top of Mind. A pesquisa foi realizada pelo Datafolha e abrange 82 categorias de produtos e serviços. Dentre os destaques do Top of Mind 2024, Nike e Omo ficaram entre as marcas Top do Top por mais um ano. Ambas já dividiram o pódio com Coca-Cola nas edições recentes.
A taxa de menções à Nike é mais alta entre os homens, com 12%, ante 4% entre as mulheres. Além disso, a marca é mais lembrada entre os jovens de 16 a 24 anos (20% ante 2% entre os que têm 60 anos ou mais). Já Omo apresenta taxas de lembrança mais altas entre as mulheres do que entre os homens (7% ante 3%) e entre os que têm 45 anos ou mais do que entre os que têm 16 a 24 anos (8% ante 1%).
Foram realizadas mais de 7,5 mil entrevistas em 171 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A pergunta central feita aos entrevistados foi “qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A resposta espontânea dos consumidores ajudou a definir as campeãs em áreas que vão desde alimentação e transporte até compras e turismo.
No segmento financeiro, as marcas que se destacaram foi Banco do Brasil, Nubank, Mercado Pago, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. Enquanto isso, no setor de higiene e beleza, Sempre Livre, Cor&Ton, Nivea, Risqué, Neve, Colgate, Dove e Sensodyne estiveram entre os destaques.
Além disso, a Vivo liderou três categorias relacionadas à comunicação, sendo conexão 5G e operadora de internet compartilhados com a Claro. Quando o tema é sustentabilidade e preservação do meio ambiente, Natura e Ypê aparecem como principal marca atuante.
Quando foi criada, em 1991, a pesquisa englobava apenas 14 categorias. Porém, ao longo do anos, o negócio expandiu o escopo para acompanhar as mudanças do mercado. Neste ano, além dos vencedores, a pesquisa teve como tema central a energia limpa e trouxe artigos de opinião sobre sustentabilidade e responsabilidade social.
DESTAQUES TOP OF MIND 2024 |
TOP DO TOP |
Nike e Omo |
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE |
Natura e Ypê |
REPRESENTA O BRASIL |
Petrobras |
FINANÇAS |
BANCO |
Banco do Brasil |
CARTÃO DE CRÉDITO |
Nubank |
MAQUININHA DE PAGAMENTO |
Mercado Pago |
POUPANÇA |
Caixa Econômica Federal |
SEGURO |
Porto Seguro |
SAÚDE |
ALÍVIO PARA AZIA E MÁ DIGESTÃO |
Eno |
CUIDADOS COM O BEBÊ |
Johnson & Johnson |
MEDICAMENTO GENÉRICO |
Medley, EMS, Cimed, Neo Química e Eurofarma |
PLANO DE SAÚDE |
Unimed |
PROTETOR SOLAR |
Sundown e Nivea |
REPELENTE |
Off, SBP e Johnson & Johnson |
HIGIENE E BELEZA |
ABSORVENTE FEMININO |
Sempre Livre |
COLORAÇÃO PARA OS CABELOS |
Cor&Ton |
CREME HIDRATANTE |
Nivea |
ESMALTE DE UNHA |
Risqué |
PAPEL HIGIÊNICO |
Neve |
PASTA DE DENTE |
Colgate |
SABONETE |
Dove |
SENSIBILIDADE DOS DENTES |
Sensodyne |
ALIMENTAÇÃO |
ADOÇANTE |
Zero Cal e Adocyl |
ARROZ |
Tio João |
CARNE |
Friboi |
CHURRASCO |
Friboi |
FEIJÃO |
Kicaldo, Camil e Tio João |
IOGURTE GREGO |
Vigor, Danone e Nestlé |
LEITE |
Ninho |
LINGUIÇA CALABRESA |
Sadia |
MACARRÃO |
Galo, Adria e Renata |
MAIONESE |
Hellmann’s |
MARGARINA |
Qualy |
MOLHO DE TOMATE |
Elefante |
REQUEIJÃO |
Vigor e Nestlé |
SARDINHA EM LATA |
Coqueiro |
BEBIDAS |
CACHAÇA |
51 |
CERVEJA |
Brahma e Skol |
WHISKY |
Red Label (Johnnie Walker) |
COMUNICAÇÃO |
CONEXÃO 5G |
Vivo e Claro |
OPERADORA DE BANDA LARGA DE INTERNET |
Vivo e Claro |
OPERADORA DE TELEFONE CELULAR |
Vivo |
OPERADORA DE TV POR ASSINATURA |
Sky |
TRANSPORTE |
CAMINHÃO |
Mercedes-Benz |
CARRO |
Volkswagen |
CARRO ELÉTRICO |
BYD |
MOTO |
Honda |
ÓLEO LUBRIFICANTE |
Lubrax e Mobil |
PNEU |
Pirelli |
POSTO DE GASOLINA |
Shell e Ipiranga |
ELETRO |
AIFRYER |
Mondial |
APARELHO DE TV |
Samsung |
AR CONDICIONADO |
Consul |
CHUVEIRO ELÉTRICO |
Lorenzetti |
COMPUTADOR E NOTEBOOK |
Samsung |
GELADEIRA |
Consul |
MÁQUINA DE CAFÉ EM CÁPSULA |
Três Corações |
MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS |
Brastemp |
SMARTPHONE & TABLET |
Samsung |
COMPRAS |
AMACIANTE DE ROUPA |
Downy e Comfort |
ATACADISTA |
Atacadão e Assaí |
COLA INSTANTÂNEA |
Super Bonder |
DELIVERY |
iFood |
DETERGENTE |
Ypê |
FACA PARA CHURRASCO |
Tramontina |
LOJA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS |
Casas Bahia |
SITE DE COMPRAS |
Mercado Livre e Shopee |
SUPERMERCADO |
Atacadão, Carrefour e Assaí |
TINTA DE PAREDE |
Suvinil |
TURISMO |
AGÊNCIA DE VIAGEM |
CVC |
COMPANHIA AÉREA |
Gol |
EVENTOS E COMEMORAÇÕES |
CEIA DE NATAL |
Sadia |
FÉRIAS |
CVC |
PÁSCOA |
Nestlé |
Compartilhe
Veja também
Diferentes gerações identificam-se com as mesmas marcas
Pesquisa realizada pela TroianoBranding e Dezon aponta que consumidores de diferentes idades buscam os mesmos valores nas empresas
Brahma lança latas temáticas para o Carnaval do Rio 2025
Pelo segundo ano consecutivo, marca apresenta latas em homenagem as 12 escolas do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro