Consumidores ampliam cesta e marcas conquistam novos lares
Coca-Cola lidera Ranking Kantar Brand Footprint das marcas mais escolhidas dentro do lar com número recorde, seguida por Ypê, Perdigão, Italac e Seara
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Fernando Murad
20 de maio de 2024 - 6h09
Pelo décimo-segundo ano consecutivo, a Coca-Cola é a líder do Ranking Kantar Brand Footprint das marcas mais escolhidas pelos brasileiros dentro do lar. Nesta edição, o refrigerante se tornou a primeira marca a alcançar a marca de 610 milhões de Consumer Reach Point (CRP).
O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano. Assim, a Coca-Cola foi escolhida 610 milhões de vezes pelos brasileiros em 2023. A empresa conseguiu manter Coca-Cola nos domicílios, enquanto Coca-Cola Zero avançou em novos lares.
Ypê, segunda colocada, e Italac, quarta, também conquistaram mais CRPs estando presentes em mais casas com mais categorias e submarcas. Perdigão, que aparece no terceiro lugar, e Seara, na quinta posição, tiveram seu crescimento baseado no aumento de frequência da categoria.
“Esse foi o primeiro ano que vemos a retomada consistente das mega marcas. Nos últimos anos, falamos muito de marcas regionais e locais. A Coca-Cola voltou a crescer, com alta de 10%, o que é muito para uma marca desse tamanho. As Top 5 são as mesmas, mas Seara e Italac trocaram de lugar porque Italac cresceu mais. O grande driver foi estar mais presente nos lares que já tinham conquistado”, explica Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar no Brasil.
No Top 50 (veja abaixo), 38 marcas registraram crescimento de CRP, enquanto apenas 12 tiveram resultado negativo. Piracanjuba, na nona posição, e Aurora, na décima, ingressaram no Top 10. Já Richester (45ª posição, com avanço de 17 lugares), Minuano (47ª e 11), Fortaleza (48ª e 3) e Ala (49ª e 5) fizeram sua estreia entre as 50 mais escolhidas.
Para estar entre as 50 maiores, a marca deve ter 120 milhões de CRPs, estar presente em 65% dos lares e ser escolhida, em média, cinco vezes.
Na lista das Top 10 que mais conquistaram penetração, as marcas grandes predominaram e 70% delas ganharam mais domicílios da classe DE. Apesar do bom desempenho, nenhuma delas conseguiu entrar no Top 50. São elas Café União (mais 355% de CRP), Urca (45%), Pepsi (31%), Piraquê (17%), Close-Up (19%), Olimpo (54%), Albany (36%), Leve (56%), Mili (31%) e Flor de Ypê (24%).
O index de consumo dentro e fora do lar medido pela Kantar alcançou 120 pontos ao final de 2023. O dado representa crescimento de 20% sobre o primeiro trimestre de 2020, período que marcou o início da pandemia de Covid-19. Em relação ao consumo dentro do lar, o avanço foi de 9%, em unidades, entre o quarto trimestre de 2022 e o quarto trimestre de 2023.
Nesse contexto, do universo de 350 marcas avaliadas pelo estudo da Kantar, 219 conquistaram CRP. Além disso, 19% do universo do estudo se encaixou na categoria super brand, que tem mais de 50% de penetração. Ao todo, são 60 marcas, quatro a mais na comparação com a edição anterior. As entrantes do grupo são Pepsi, Frisco, Downy e Del Valle.
A atual edição do estudo também elaborou o ranking das marcas mais escolhidas no e-commerce. O levantamento identificou mais de 640 mil novos lares fazendo compras no digital (total de 13 milhões). O Top 10 é liderado pela Natura, que é apenas a 46ª do ranking geral. Brahma (75ª) e O Boticário (105ª), que estão fora do Top 50, também aparecem com destaque na lista das mais escolhidas no comércio eletrônico.
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