Assinar

Copa de 2014: Nike é a marca mais associada

Buscar

Copa de 2014: Nike é a marca mais associada

Buscar
Publicidade
Marketing

Copa de 2014: Nike é a marca mais associada

Pesquisa FRadar, feita pela F/Nazca e pelo Datafolha, aponta ainda Adidas e Coca-Cola como as mais lembradas


20 de junho de 2012 - 8h09

Mesmo sem figurar no time de patrocinadores da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a Nike é a marca mais associada à Copa do Mundo de 2014 pelo público brasileiro, segundo a pesquisa FRadar, feita pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e pelo Instituto Datafolha. A empresa norte-americana, parceira de longa data da seleção brasileira, teve 28% de menção espontânea no levantamento.

Também com um histórico de apoio ao esporte, as multinacionais Adidas e Coca-Cola, ambas Fifa Partners, completam o pódio do levantamento com 19% e 16% de citações, respectivamente. Na outra ponta, 21% da amostra responderam “não sabe” e 11% “nenhuma”. “O território futebol está muito explorado. A questão é como fazer isso de forma relevante. As marcas que têm elementos mais próximos e verdadeiros são as mais lembradas”, aponta José Augusto Porto, diretor de planejamento da F/Nazca.
wraps
Já no campo das personalidades, Neymar, do Santos e da seleção brasileira, é o campeão disparado, com 39% das menções. Mesmo fora do time de Mano Menezes, Ronaldinho Gaúcho, do Atlético Mineiro, aparece em segundo lugar (23%). O rei Pelé é citado por 21% da amostra. Ronaldo Fenômeno, com 16%, e Kaká, com 10%, completam a lista dos mais lembrados.

A pesquisa também avaliou a expectativa da população em relação ao torneio. Embora otimistas quanto ao desempenho da seleção e ao legado, os brasileiros estão preocupados com os gastos públicos. Para 62% dos entrevistados, a Copa do Mundo irá melhorar a infraestrutura do País, e para 57% o time canarinho levantará o troféu no Maracanã. Já 58% da amostra acreditam que o evento irá aumentar a corrupção no Brasil.

O projeto FRadar é realizado desde agosto de 2007 com o objetivo de monitorar e identificar os hábitos de uso de internet e está em sua décima-primeira medição. A última onda, feita em abril, entrevistou 2.428 pessoas com 12 ou mais anos e também abordou a relação dos brasileiros com a Copa do Mundo de 2014.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Beats busca fãs virais de Lady Gaga para levar ao show

    Patrocinadora do evento Todo Mundo no Rio, marca quer encontrar os rostos dos famosos memes que envolvem a cantora

  • Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Loft aposta em Huck e Angélica para atrair donos de imóveis

    Empresa foca em proprietários para captar clientes às imobiliárias parceiras com nova estratégia de comunicação