Cortes na Kraft Heinz já afetam o marketing
A quinta maior empresa de alimentos do mundo vive um processo de reestruturação e redução de gastos após fusão anunciada em março deste ano
A quinta maior empresa de alimentos do mundo vive um processo de reestruturação e redução de gastos após fusão anunciada em março deste ano
Meio & Mensagem
23 de julho de 2015 - 8h02
Do Advertising Age
Os novos operadores da Kraft Heinz Co., conscientes em relação a gastos, começaram a fechar várias vagas de altos postos de marketing, menos de três semanas depois da fusão ter sido concluída, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Até agora, os cortes incluem algumas posições do nível sênior, as quais têm entre as suas responsabilidades relacionamentos de marketing e agências. Entre os que estão deixando a agência estão Tom Bick, diretor integrado sênior de comunicações e propaganda do negócio da Oscar Mayer; e Kara Henry, diretora sênior de relacionamentos de marketing, comunicações e agências, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Um porta-voz da Kfrat Heinz disse em um e-mail que eles “irão se recusar a comentar rumores e especulação”. Mas várias pessoas familiarizadas com a companhia confirmaram os cortes, que parecem estar em andamento. Bick e Henry não quiseram comentar.
Bick é tido em alta conta nos círculos de marketing, tendo liderados movimentos de propaganda inovadores para a Oscar Mayer, incluindo programas como o “Great American Bacon Barter”, no qual um comediante viajava através do pais sem um centavo, apenas com bacon para trocar por itens essenciais. Em 2014, o Ad Age nomeu Bick em sua lista de “Tops Marketers Digitais”, em reconhecimento das campanhas sob sua responsabilidade que tiveram repercussão nas mídias sociais. A campanha “Wake Up and Smell the Bacon” – o qual envolvia um aplicativo de despertador que reproduzia o cheiro do bacon – levou para casa um bronze na categoria de PR no Festival de Cannes deste ano.
A partida de Bick “será uma grande perda para a Kraft porque ele tem um olho fantástico para criatividade”, disse uma pessoa que trabalhou com ele. “Ele fez um ótimo trabalho e melhorou o retorno dos investimentos”.
As responsabilidades de Henry incluíam gerenciar os relacionamentos com as agências de publicidade. De acordo com a página dela no LinkedIn, ela tinha 25 anos de carreira na indústria do marketing é já foi diretora de atendimento na McGarryBowen, uma agência da Kraft Heinz.
A fusão do Kraft Foods Group. E da H.J. Heinz Co., que aconteceu em março deste ano, foi orquestrada pela Berkshire Hathaway da Warren Buffett e pela 3G capital, que tem fama de simplificar operações e cortar funcionários. Em 2013, a 3G se uniu a Berkshire Hathaway para adquirir a H.J. Heinz que, desde então, cortou 3,8 mil vagas. Os cortes ocorreram sob a administração do CEO Bernardo Hees, que agora é CEO da Kraft Heinz.
Os cortes em andamento são um sinal de que a Kraft heinz não está perdendo tempo para alcançar o objetivo de economizar US$1,5 bilhão em custos anuais até o fim de 2017. A Kraft Heinz anunciou anteriormente que não terá um diretor de marketing. Na Kraft, a função era exercida interinamente por Jane Hilk, que está deixando a companhia, de acordo com um anúncio feito anteriormente.
Cortes substanciais são prováveis nos próximos meses, enquanto a Kraft Heinz se prepara para se mudar de seus escritórios nos subúrbios de Chicago para um espaço menor no centro da cidade. Como Crain’s Chicago Business publicou na semana passada, a casa de operações da Krafts abriga 2,3 mil funcionários em 65 mil metros quadrados, enquanto o novo escritório não tem nem 16 mil metros quadrados. A companhia tem sede em Chicago e Pittsburgh, a cidade que abriga a Heinz há muito tempo.
Tradução: Odhara Caroline Rodrigues
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano