Crise de imagem ronda a Heinz
Pelos de rato são encontrados em lote do Tomato Ketchup, da Heinz, e Anvisa suspende a venda do produto no Brasil
Pelos de rato são encontrados em lote do Tomato Ketchup, da Heinz, e Anvisa suspende a venda do produto no Brasil
Meio & Mensagem
21 de agosto de 2013 - 8h55
A crise de imagem ligada a falhas na linha industrial dos produtos volta a colocar o nome de algumas das marcas mais reconhecidas do mercado na berlinda. Produtos de limpeza nos sucos Ades, da Unilever, soda cáustica no Toddynho, da Pepsico, e agora pelos de rato foram encontrados no produto Tomato Ketchup, da marca Heinz.
Baseada no alerta da Associação de Consumidores Proteste, a denúncia acaba de ser confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que nesta terça-feira 20 publicou no Diário Oficial da União o veto à distribuição e à venda, em todo o País, do lote 2K04 do produto, com validade até janeiro de 2014. O lote identificado pelo código 2C30, presente em supermercado de São Bernardo do Campo desde o fim de 2012,também apresentou o mesmo tipo de problema. A Proteste pede também a inspeção na indústria Quero Alimentos, importadora e distribuidora dos produtos Heinz no Brasil.
Adquirido pelo Carrefour Taboão, de São Bernardo do Campo, o lote foi importado do México em 2012, pela empresa Coniexpress S/A Indústrias Alimentícios, e já não está mais em circulação em São Paulo. A decisão da Anvisa considerou documentos do Instituto Adolfo Lutz de Santo André VIII, além de laudos do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo que suspendeu a venda no estado
"A Heinz Brasil esclarece que o lote com numeração 2K04, importado do México em 2012, já não está em circulação no mercado. A companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para identificar alguma suposta desconformidade nesse lote específico", informa a Heinz em nota. A empresa esclarece ainda que os produtos da marca seguem as normas sanitárias internacionais e passam por rigorosos controles de produção e qualidade, atestados pela fiscalização dos órgãos competentes.
Orientações do Procon
A Heinz recebeu também uma notificação da Fundação Procon-SP, que aguarda informações sobre os potenciais riscos à saúde e segurança dos consumidores, assim como os procedimentos adotados para neutralizar quaisquer danos. A Heinz disponibiliza o telefone 0800 773 7737, o e-mail e o site para dúvidas. De acordo com o Procon-SP, o consumidor que tiver a nota fiscal do produto poderá trocá-lo ou ser ressarcido – com a devolução do valor pago – no local da compra. Caso não tenha a nota fiscal, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante.
Compartilhe
Veja também
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil
Ram se torna patrocinadora da NFL no Brasil
Marca estará presente nas ações da liga no País em 2025 e do jogo da temporada regular que acontece em São Paulo neste ano