Críticas: o novo ingrediente da maquiagem Avon
Principal categoria de produtos da marca de cosméticos é renovada segundo demandas das consumidoras em redes sociais
Críticas: o novo ingrediente da maquiagem Avon
BuscarCríticas: o novo ingrediente da maquiagem Avon
BuscarPrincipal categoria de produtos da marca de cosméticos é renovada segundo demandas das consumidoras em redes sociais
Roseani Rocha
1 de outubro de 2019 - 6h00
A cada dois segundos e meio, a Avon vende um batom no Brasil (Crédito: Divulgação)
Maquiagem sempre foi um assunto sério para a Avon. A companhia se orgulha de ser líder da categoria no Brasil há 20 anos e ser a fabricante de dois em cada três batons vendidos no mercado local. “A maquiagem é o core business da Avon, é a categoria que leva o nome da nossa master brand e isso significa que todos os movimentos que acontecem nela impactam a marca Avon e, por consequência, as demais categorias”, comenta Juliana Barros, diretora da categoria de Colors no Brasil.
Considerando as ponderações de Juliana, e a competitividade do setor, está claro que sempre há espaço para melhorar e inovar. No entanto, a diferença nos produtos que começam a ser anunciados nesta terça-feira, 1º de outubro, por meio de campanha do Hub Avon (JWT, Mutato e iCherry) é como foram elaborados e a participação da MediaMonks no processo de criação de um deles. O principal insight para os lançamentos de produtos foram as consumidoras, e principalmente as insatisfeitas.
Com o algoritmo Genius, ferramenta de inteligência artificial criada pela MediaMonks, a Avon mapeou mais de 15 mil comentários em todo o mundo e desenvolveu a máscara de cílios 5 em 1 Genius. Além dela, serão lançadas neste primeiro momento, Avon Máscara de Sobrancelhas Perfeitas, Avon Lápis de Contorno Labial e Avon Batom Ultraperolado. Depois, virão novos iluminadores e esmaltes, entre outros produtos.
Máscara Genius 5 em 1 foi desenvolvida com base no trabalho de um algoritmo criado pela MediaMonks, que mapeou as críticas feitas em redes sociais (Crédito: Divulgação)
O algoritmo que foi utilizado para a criação da nova máscara para cílios pode, inclusive, ser aplicados em desenvolvimentos de produto futuros. Segundo Juliana Barros, 61% das consumidoras pediam uma máscara para cílios com mais de um benefício. Além disso, todos os produtos de pele – base, corretivo e pó – terão a mesma nomenclatura, para que quem encontre seu tom, já saiba sua cor nos outros produtos. Também havia reclamações sobre a falta de produtos para sobrancelhas, daí a máscara lançada, com três benefícios em um produto, vir complementar o portfólio.
A campanha #QualVaiSer?, criada pelo Hub Avon, será estrelada por algumas dessas consumidoras que expõem críticas e recomendações até então não solucionadas pela marca. Divida em quatro momentos, a campanha começa com a explicação do conceito #QualVaiSer?, depois explora os lançamentos de Genius, da máscara para sobrancelhas e a matriz de combinação para o tom de base. “Com essa campanha, a Avon espera relançar toda a linha de maquiagem Avon e fazer com que o consumidor seja impactado por essa mudança, reforçar o conceito ‘Beleza que é a sua cara’, estabelecer um território proprietário para maquiagem Avon e aumentar a intenção de compra”, afirma Juliana.
A empresa não divulga investimentos, mas afirma que eles serão “massivos” em tv aberta e digital, ao longo dos próximos dois meses. Hoje, o portfólio total de maquiagem da Avon tem cerca de 1.000 produtos, divididos nas linhas Avon, Mark, Color Trend e Renew. Neste ano, outros destaques em maquiagem foram os lançamentos do batom matte em pó e o batom líquido Avon True Powerstay, que promete 16 h de fixação e foi divulgado tendo como estrela a seis vezes melhor jogadora do mundo, Marta, sob o mote #veioparaficar. Pela primeira vez, a marca também levo um trio à Parada Gay de São Paulo e fechará o ano com o relançamento da linha de maquiagem e o Prêmio Avon de Maquiagem comemorado com um “baile de bruxas”.
Compartilhe
Veja também
Grupo CCR inicia transição para Motiva
Após aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, empresa inaugura escritório com nova identidade, muda ticker na B3 e estreia campanha em 4 de maio
Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana
Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3