Cruzeiros temáticos: a nova onda de artistas e marcas
Temporada de cruzeiros 2023/2024 deve ser a maior dos últimos anos, com isso, cruzeiros temáticos ganham espaço
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Amanda Schnaider
14 de julho de 2023 - 6h02
A temporada de cruzeiros 2023/2024, com navegação de outubro a maio, deve ser a maior dos últimos anos.
Segundo estimativa do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), a temporada terá um crescimento de 7% em relação a atual e trará um impacto econômico de, aproximadamente, R$ 3,9 bi para o Brasil. Com esse crescimento, cada vez mais artistas têm se interessado por realizar cruzeiros temáticos.
“Muitos artistas têm escolhido fretar navios para apresentar performances em um ambiente e cenário diferentes, entregando assim um entretenimento exclusivo”, pontua Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros.
O projeto Emoções em Alto Mar, do cantor Roberto Carlos, que acontece desde 2005, foi um dos pioneiros nesse sentido. Desde então, uma série de artistas, como Wesley Safadão, Xuxa, Luan Santana, Alexandre Pires, Roupa Nova, Daniel, e Chitãozinho & Xororó, lançaram seus próprios cruzeiros. Inclusive, a apresentadora Xuxa Meneghel comemorou seus 60 anos no MSC Fantasia, em março deste ano.
“Foi espalhando entre o próprio meio artístico, os resultados surpreendentes de público e satisfação”, salienta Eduardo Cristófaro, Presidente da PromoAção, empresa produtora de cruzeiros temáticos. O executivo ainda revela que o cruzeiro do Wesley Safadão foi um marco. “Vimos um comportamento de vendas surreal, cabines esgotando em horas, uma verdadeira loucura”.
Mas não são só os artistas que estão apostando no mercado de cruzeiros, as marcas também. Ainda em 2012, a Chilli Beans lançou o Chilli MOB Cruise, com 36 horas de festa em alto-mar e mais de 20 atrações nacionais e internacionais.
“Desenvolvemos esse formato há anos como uma forma de transformar aquelas convenções ‘caretas’ em algo que fosse mais divertido, que tivesse a cara da Chilli Beans”, explica o fundador da marca, Caito Maia.
Com o sucesso do cruzeiro para colaboradores, há três edições, a Chilli Beans decidiu abri-lo para o público externo à marca. Segundo Maia, a empresa investiu R$ 10 milhões na última edição do navio, mas essa foi a primeira que rendeu lucros para a Chilli Beans. Ela ainda teve recorde de patrocinadores, com 25 ao todo.
De acordo com o fundador da Chilli Beans, todas as outras edições foram puro investimento em marca. “Foi um grande exercício que fizemos durante muitos anos e agora estamos vendo o retorno. O investimento em marca é assim, o retorno vem a longo prazo”, complementa Maia.
O Gloob, canal infantil da Globo, também viu uma oportunidade nesse mercado. O canal lançou o Navio Gloob no ano passado e já está com a segunda edição prevista para dezembro deste ano.
“Percebemos um movimento muito forte dos consumidores valorizando o investimento em experiências. Os navios temáticos representam uma grande oportunidade nesse sentido”, afirma Vivianne Banharo, Gerente de Marketing de Relacionamento e Licenciamento da Globo.
O navio do Gloob é realizado em parceria com a empresa PromoAção no cruzeiro da MSC Preziosa. Segundo Vivianne, ele foi pensado como uma aventura em alto mar para toda a família. “As atividades foram cuidadosamente desenvolvidas para envolver as crianças nesse universo de diversão do Gloob, com shows, apresentações de teatro, gincanas e encontros exclusivos com youtubers e atores do canal”, ressalta.
No cruzeiro Chilli Beans, a companhia promove experiências que unem os pilares da marca: moda, música, arte e geek. O navio também já contou com três desfiles do SPFW, customização de óculos, ritual com o povo Yawanawá, aula de yoga, drinks e funcional.
Maia, fundador da Chilli Beans, enfatiza que o cruzeiro representa um grande investimento em branding para a marca e que, por isso, é tão difícil de quantificar e enxergar o retorno. “Na maioria das vezes ele é intangível. Mas sempre digo que ninguém sai do navio do mesmo jeito que entrou. Tudo o que acontece ali dentro é inexplicável”.
A maioria dos cruzeiros temáticos são realizados a bordo de navios da MSC Cruzeiros. Eles são fretamentos realizados por empresas de produção de eventos musicais, como a PromoAção. Segundo informações da MSC, dessa forma, a comercialização de cabines, divulgação, gestão de reservas desses cruzeiros especificamente são realizadas pela empresa fretadora. “A MSC Cruzeiros provém toda a sua expertise e estrutura completa para a realização dos cruzeiros e dar suporte à empresa fretadora”, explica a empresa em nota.
A companhia privada de cruzeiros ainda revela que nos últimos anos, houve um aumento na demanda por fretamentos totais de navios da MSC Cruzeiros para shows e festivais. Em comparação com a temporada 2022/2023 no Brasil, realizada de novembro de 2022 a abril de 2023, houve uma alta de 21% nos fretamentos para fins de eventos musicais para a temporada 2023/2024, que terá início em outubro deste ano.
A Costa Cruzeiros, por sua vez, não comercializa cruzeiros fretados por artistas. O diretor comercial da empresa, Ruy Ribeiro, explica que são os artistas quem “locam” o navio para fazer sua programação a bordo e que são os responsáveis por vender os cruzeiros. “A Costa não faz a comercialização. O único cruzeiro temático e regular da Costa é o Dançando a Bordo, que chega a sua 19ª edição em 2023 a bordo do navio Costa Diadema”, informa.
O diretor explica que em termos de serviço e hospitalidade do navio e de alimentação, nada muda de um cruzeiro para o outro. Ele explica que a diferença é que em um cruzeiro de artistas, a programação a bordo é organizada pela equipe do artista em si que atua em colaboração com o navio. “Já em cruzeiros regulares da Costa Cruzeiros, a companhia é a única organizadora das diversas atividades diárias disponíveis a bordo e que visam atender aos diferentes públicos”, finaliza Ribeiro.
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