CVC remarca IPO para o terceiro trimestre
Oferta pública de ações pode acontecer entre os meses de junho e setembro com a previsão de captar até R$ 1,7 bilhão
Oferta pública de ações pode acontecer entre os meses de junho e setembro com a previsão de captar até R$ 1,7 bilhão
Janaina Langsdorff
6 de abril de 2012 - 9h00
A maior operadora de turismo do Brasil, a CVC, reprogramou a data para a abertura de seu capital. Antes marcada para fevereiro, a operação deve acontecer agora entre os meses de junho e setembro, com a expectativa de levantar cerca de R$ 1,7 bilhão. A previsão, segundo informações do jornal Brasil Econômico, é vender entre 20% e 30% do capital da empresa fundada pelo empresário Guilherme Paulus, o que equivale a um valor de mercado de aproximadamente R$ 6 bilhões, mesmo patamar atribuído à Eletropaulo, TAM e à mineradora MMX, de Eike Batista, e acima de outras renomadas corporações, como Alpargatas, MDias Branco e Raia Drogasil, avaliadas entre R$ 5,5 bilhões e R$ 5,7 bilhões.
O fundo de investimentos Carlyle, que detém 64% da CVC, e a família Paulus, dona de 36% do capital da empresa, chegaram a registrar o pedido junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em agosto de 2011, mas acabaram adiando o IPO (oferta inicial de ações) por entenderem que o cenário da bolsa estava desfavorável para a emissão de ações. Ambos não se manifestaram sobre o processo. Os americanos do Carlyle se tornaram sócios de Paulus em 2009, numa operação estimada em um bilhão de reais. Nesses últimos três anos, estima-se que a operadora tenha dobrado de tamanho, atingindo um faturamento de R$ 3,8 bilhões em 2011, resultado gerado pelas 700 agências da operadora, que no próximo dia 28 de maio de 2012 completa 40 anos de criação.
No Brasil, o Carlyle é dono também dos planos de saúde Qualicorp e da Scalina, fabricante das marcas Trifil e Scala. O fundo comandado no País por Fernando Borges acaba de comprar ainda 85% das ações da Hi Happy, o maior varejo de brinquedos do Brasil.
Compartilhe
Veja também
Fair Play financeiro e unificação das ligas: o futuro dos negócios do futebol brasileiro
Evento promovido pela CBF reuniu líderes do mercado esportivo para discutir inovações e a valorização do futebol brasileiro
Quais os profissionais de marketing que as empresas mais buscarão em 2025?
Guia Salarial da Robert Half registra um aumento da procura por profissionais com maior capacidade analítica