De roupa a boneca: as estratégias da Disney para promover A Pequena Sereia
Companhia fechou acordos de licenciamentos no Brasil e também utilizou eventos e ações na mídia para destacar o live-action
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Bárbara Sacchitiello
1 de junho de 2023 - 16h16
Atualizada em 02/06, às 10h40
O filme A Pequena Sereia, um dos lançamentos de cinema mais aguardados de 2023, chegou oficialmente aos cinemas brasileiros no último dia 25 de maio.
O live-action traz uma nova versão da história de Ariel, a sereia que marcou diversas gerações com a animação, lançada em 1989.
Ainda que os fãs da animação e da Disney estivessem aguardando a chegada do longa aos cinemas, a empresa fez diversos esforços para impulsionar a divulgação do filme no Brasil, que incluem desde lançamento de produtos a estratégias de relações públicas.
Uma dessas ações envolveu um evento patrocinado pela Seda, realizado em São Paulo na semana de estreia do filme. Criadores de conteúdo, influenciadores e celebridades foram convidados para um bate-papo sobre inclusão, ancestralidade e pertencimento, comandado pela professora e ativista Grazi Mendes.
Esses assuntos acabaram atrelados à estreia de A Pequena Sereia pelo fato a protagonista escolhida para dar vida à Ariel ter sido a atriz negra Halle Bailey. Após o debate, os convidados acompanharam a pré-estreia do filme.
Ainda nos eventos de pré-estreia, a Disney também promoveu um encontro de três brasileiras que já tiveram a responsabilidade de dublar a Ariel: Laura Castro, a voz da sereia no live-action; Fabiana Bang, que interpretou Ariel no musical e Marisa Leal, a voz da animação.
Em um de seus pilares principais de negócios – os produtos licenciados – a Disney também fez diversas apostas para o filme no Brasil.
A companhia firmou parceria com a Malwee para a criação de uma coleção de roupas infantis inspiradas no filme. As peças já estão à venda.
Com a Mattel, a Disney criou uma Barbie inspirada na atriz Halle Bailey. Outras personagens do filme também ganharão sua versão em forma de bonecas e brinquedos.
Plataformas de e-commerce como Mercado Livre e Amazon estão comercializando os itens de A Pequena Sereia.
Com a marca Marco Boni, a Disney assinou uma nova linha de escovas de cabelo inspiradas na Pequena Sereia. As peças começaram a ser vendidas nesta semana.
E, com a Pampili, a Disney desenvolveu uma linha de roupas inclusivas, com recursos em braile para crianças com baixa visão.
Já com a C&A, a Disney desenvolveu uma coleção de roupas femininas, que contaram com desenvolvimento da Favela Hype e Mindse7. As peças são assinadas pela estilista Kanandra Soares.
Em meio às reportagens de divulgação do filme, a Disney também promoveu duas ações de conteúdo.
O Programa Eliana fez uma viagem ao lado da dubladora Laura Castro, ao México, para entrevistas Halle Bailey sobre o longa.
No programa do SBT, além da entrevista, também foi promovido um encontro entre a apresentadora Eliana com as dubladoras Fabiane Bang e Laura Castro e com a estilista Kanandra Soares.
Outra ação da Disney foi realizada junto à Globo, no Fantástico. A jornalista Maju Coutinho também viajou, à convite do time de PR da Disney, ao México para fazer uma reportagem sobre o live-action de A Pequena Sereia.
Como apoio para as ações de marketing do filme, a Disney também vem promovendo ações com influenciadores, com envio de camisetas e bonecas da Ariel.
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