De roupa a boneca: as estratégias da Disney para promover A Pequena Sereia
Companhia fechou acordos de licenciamentos no Brasil e também utilizou eventos e ações na mídia para destacar o live-action
De roupa a boneca: as estratégias da Disney para promover A Pequena Sereia
BuscarDe roupa a boneca: as estratégias da Disney para promover A Pequena Sereia
BuscarCompanhia fechou acordos de licenciamentos no Brasil e também utilizou eventos e ações na mídia para destacar o live-action
Bárbara Sacchitiello
1 de junho de 2023 - 16h16
Atualizada em 02/06, às 10h40
O filme A Pequena Sereia, um dos lançamentos de cinema mais aguardados de 2023, chegou oficialmente aos cinemas brasileiros no último dia 25 de maio.
O live-action traz uma nova versão da história de Ariel, a sereia que marcou diversas gerações com a animação, lançada em 1989.
Ainda que os fãs da animação e da Disney estivessem aguardando a chegada do longa aos cinemas, a empresa fez diversos esforços para impulsionar a divulgação do filme no Brasil, que incluem desde lançamento de produtos a estratégias de relações públicas.
Uma dessas ações envolveu um evento patrocinado pela Seda, realizado em São Paulo na semana de estreia do filme. Criadores de conteúdo, influenciadores e celebridades foram convidados para um bate-papo sobre inclusão, ancestralidade e pertencimento, comandado pela professora e ativista Grazi Mendes.
Esses assuntos acabaram atrelados à estreia de A Pequena Sereia pelo fato a protagonista escolhida para dar vida à Ariel ter sido a atriz negra Halle Bailey. Após o debate, os convidados acompanharam a pré-estreia do filme.
Ainda nos eventos de pré-estreia, a Disney também promoveu um encontro de três brasileiras que já tiveram a responsabilidade de dublar a Ariel: Laura Castro, a voz da sereia no live-action; Fabiana Bang, que interpretou Ariel no musical e Marisa Leal, a voz da animação.
Em um de seus pilares principais de negócios – os produtos licenciados – a Disney também fez diversas apostas para o filme no Brasil.
A companhia firmou parceria com a Malwee para a criação de uma coleção de roupas infantis inspiradas no filme. As peças já estão à venda.
Com a Mattel, a Disney criou uma Barbie inspirada na atriz Halle Bailey. Outras personagens do filme também ganharão sua versão em forma de bonecas e brinquedos.
Plataformas de e-commerce como Mercado Livre e Amazon estão comercializando os itens de A Pequena Sereia.
Com a marca Marco Boni, a Disney assinou uma nova linha de escovas de cabelo inspiradas na Pequena Sereia. As peças começaram a ser vendidas nesta semana.
E, com a Pampili, a Disney desenvolveu uma linha de roupas inclusivas, com recursos em braile para crianças com baixa visão.
Já com a C&A, a Disney desenvolveu uma coleção de roupas femininas, que contaram com desenvolvimento da Favela Hype e Mindse7. As peças são assinadas pela estilista Kanandra Soares.
Em meio às reportagens de divulgação do filme, a Disney também promoveu duas ações de conteúdo.
O Programa Eliana fez uma viagem ao lado da dubladora Laura Castro, ao México, para entrevistas Halle Bailey sobre o longa.
No programa do SBT, além da entrevista, também foi promovido um encontro entre a apresentadora Eliana com as dubladoras Fabiane Bang e Laura Castro e com a estilista Kanandra Soares.
Outra ação da Disney foi realizada junto à Globo, no Fantástico. A jornalista Maju Coutinho também viajou, à convite do time de PR da Disney, ao México para fazer uma reportagem sobre o live-action de A Pequena Sereia.
Como apoio para as ações de marketing do filme, a Disney também vem promovendo ações com influenciadores, com envio de camisetas e bonecas da Ariel.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos