Depois de Starbucks Brasil, Zamp conclui a aquisição de Subway
Após anunciar a recuperação judicial, a South Rock perdeu o controle das redes Subway e Starbucks para a dona do Burger King e Popeyes
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Meio & Mensagem
17 de outubro de 2024 - 16h15
Após concluir a compra dos ativos da Starbucks Brasil, a Zamp anunciou também, nesta semana, a oficialização da aquisição da rede Subway. Há cerca de um mês, a Zamp já havia declarado suas intenções de operar a franquia no Brasil ao anunciar o acordo para administrar a marca.
No Fato Relevante, a empresa declara ser a franqueada master exclusiva das operações da Subway Internacional Franchise Holdings no País. Na terça-feira, 15, o CADE liberou a certidão de trânsito em julgado da decisão que aprovou o processo aquisitivo.
Essa é a segunda aquisição da Zamp concluída neste ano, uma vez que, há dez dias, em 10 de outubro, a empresa comunicou ao mercado a aquisição da Starbucks. Esses movimentos aconteceram após a antiga controladora das marcas, a South Rock, perder as licenças de operação de ambas franquias e decretar a recuperação judicial.
Em entrevista ao Meio & Mensagem, o CEO da Zamp, Paulo Camargo, explicou que a intenção da empresa é ampliar o portfólio. Além disso, ele quer fazer da companhia uma casa de marcas de diversas áreas. Outro movimento recente feito pela companhia foi a contratação, em julho, de Igor Puga, ex-vice-presidente do Enjoei e ex-chief marketing officer (CMO) do Santander para o posto de CMO da Zamp.
Em novembro de 2023, a Starbucks Coffee International solicitou o encerramento das atividades dos negócios no Brasil pela SouthRock. Em paralelo, em fevereiro de 2024, a Zamp admitiu o interesse de explorar os negócios da franquia no País. Desde 2018, as operações de Starbucks eram licenciadas com a South Rock Capital.
Em agosto de 2024, após o rompimento dos negócios entre a South Rock e as marcas Starbucks e Subway, a controladora se reuniu em assembleia com credores.
Nessa reunião, a South Rock atualizou a proposta de pedido de recuperação judicial. Com isso, a empresa propôs a separação das rede BAR, de lojas em restaurantes e rodovias, para quitar o endividamento.
Essa nova unidade de negócio seria colocada à venda. Além da BAR, a South Rock é proprietária da Brazil Airport, que faz o gerenciamento de lojas em aeroportos, e da Brazil Highway, que faz a gestão das unidades em rodovias.
Além disso, a empresa também faz a operação da licença das redes TGI Fridays, Gendai, Mr Baker, Mania de Churrasco e Giraffas.
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