Dias das Crianças: qual é o impacto na publicidade e no consumo?
Em pesquisas realizadas pela ACSP e pela Ecglobal, as intenções de compra diminuíram apesar da importância da publicidade na escolha do presente
Dias das Crianças: qual é o impacto na publicidade e no consumo?
BuscarDias das Crianças: qual é o impacto na publicidade e no consumo?
BuscarEm pesquisas realizadas pela ACSP e pela Ecglobal, as intenções de compra diminuíram apesar da importância da publicidade na escolha do presente
Meio & Mensagem
11 de outubro de 2024 - 12h08
Para o Dia das Crianças, as marcas do varejo atiçam a curiosidade dos pequenos para acertar no bolso dos pais. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), cerca de 38% dos entrevistados pretendem comprar presentes nessa data de varejo. Apesar disso, as marcas ainda precisam se desdobrar para conseguir engajar os tutores, já que quase 40% responderam que não têm intenção de presentear os pequenos e 22,5% ainda não se decidiram.
De acordo com a ACSP, houve uma queda na proporção das pessoas que se manifestaram com intenção de compra em relação a 2023. Apesar disso, 44% afirmam que pretendem investir mais do que no ano passado, mesmo que em 34% das intenções haja o intuito de poupar em presentes. Na média, a relação do valor varia entre R$ 50 e R$ 450.
Além disso, outro fenômeno que foi observado pela associação foi que a maioria das compras tem a intenção de ser realizada em redes do varejo (42,2%) e não em pequenos comerciantes. Além disso, também continuou predominando a intenção de adquirir os presentes de forma presencial (55,9%). Na pesquisa em parceria com a PiniOn, a ACSP entrevistou 1.686 pessoas no Brasil.
Em geral, as intenções de compra revelam a preferência por artigos associados ao Dia das Crianças, com roupas, calçados e acessórios somando 27% das intenções de compra. Outras opções populares são os brinquedos, que incluem bonecas (15,8%), bolas de futebol (10,2%), bicicletas (11,5%) e carrinhos (12,4%).
Em contrapartida, a participação dos serviços, como cinema, teatro, zoológico, parque aquático, ficaram com 8,6% das intenções de lazer para o Dia das Crianças. Enquanto isso, as intenções de viagem caíram em relação ao ano passado, chegando a 5,5%.
Segundo a pesquisa realizada pela Ecglobal, vertical do Grupo Stefanini, 28% dos entrevistados afirmam que a publicidade na televisão ainda é a mais eficiente para data. De fato, o estudo entrevistou quase mil pessoas e mostrou que 35% dos participantes sentem que a publicidade influencia fortemente na escolha do presente.
Além disso, os dados destacam que, além dos comerciais de TV, anúncios em redes sociais são considerados relevantes para 22% dos entrevistados. Seguidos por anúncios em sites de compras, com 19%, e publicidade em vídeos online, como no YouTube, com 14%.
Outro aspecto da pesquisa realizada pela Ecglobal revelou que os filhos não serão os únicos beneficiados pelas intenções de presentes. Embora os filhos representem 65% dos presenteados, os sobrinhos são 46%; afilhados, 22% e netos, 10%. Ao mesmo tempo, a participação e autonomia das crianças em decidir os presentes também faz parte desse processo de tomada de decisão. Nesse sentido, 27% dessas crianças decidem sozinhas o que querem ganhar, enquanto 43% sugerem o presente, deixando a decisão final com o responsável.
Compartilhe
Veja também
Mike’s Ice promove sideshows do Lollapalooza Brasil 2025
Fontaines D.C., Girl in Red + Inhaler, Parcels e JPEGMAFIA farão shows na cidade de São Paulo dias antes do festival
Em manifesto, Natura diz que “vida não aceita retrocessos”
Empresa diz que os complexos desafios sociais não serão resolvidos apenas por governos e reafirma que esforço das empresas e da sociedade precisa ser corajoso e intencional