Diminui o apoio a marcas que promovem igualdade a pessoas LGBT+
Pesquisa Global Advisor LGBT+ 2024, da Ipsos, indica que nível de apoio à empresas e marcas à causa LGBT+ está em 44%, contra 49% em 2021
Diminui o apoio a marcas que promovem igualdade a pessoas LGBT+
BuscarDiminui o apoio a marcas que promovem igualdade a pessoas LGBT+
BuscarPesquisa Global Advisor LGBT+ 2024, da Ipsos, indica que nível de apoio à empresas e marcas à causa LGBT+ está em 44%, contra 49% em 2021
Meio & Mensagem
3 de junho de 2024 - 9h39
Empresas e marcas têm perdido apoio ativo da sociedade no que diz respeito à promoção da igualdade para pessoas LGBT+ em todo o mundo. É o que indica a edição de 2024 da Global Advisor LGBT+, realizada pela Ipsos.
A média de pessoas que apoiam marcas ligadas à causa fica em 44% para 23 países, contra 49% registrados em 2021. Neste ano, 36% dos indivíduos se dizem neutros em relação ao tema. Já 9% tendem a se opor, enquanto 10% se opõem fortemente a esse tipo de movimento no marketing.
Ao todo, a Ipsos ouviu mais de 18 mil pessoas em 26 países entre fevereiro e março. O Brasil contou com mil respondentes.
Mais da metade dos entrevistados (45%) a nível global — nos 26 países — afirmaram apoiar empresas e marcas que promovem ativamente igualdade para as pessoas LGBT. Nesse sentido, o maior suporte vem de mulheres do que homens da geração Z, com 58% e 37%, respectivamente.
Ademais, parece haver um menor desejo por parte da população em ver representatividade nas telas, com apenas 34% dos respondentes.
Entre todos os países, o Brasil tem a maior média de pessoas que afirmam ter um parente, amigo ou colega de trabalho que se identifica como lésbica, gay ou homossexual. O número fica em 68%, acima da média global de 48%. Na sequência aparecem Colômbia (67%), Irlanda (64%), Espanha (63%) e Grã-Bretanha (60%). Turquia (16%), Coreia do Sul (9%) e Japão (5%) ocupam os últimos lugares.
Já quando questionados se conhecem alguém próximo que se identifique como bissexual, a porcentagem fica em 46 – também mais que os outros países, com média de 27%. O top 5 é composto por Colômbia, Suécia e África do Sul, com 40%, 36% e 35%, respectivamente.
Em relação a transgêneros, o Brasil perde a liderança, ficando em quarto lugar empatado com Canadá, ambos com 18%. A Tailândia se sobressai com 46%, sendo que a média global é de apenas 12%. Entre não-binários, o País aparece com 15% na sexta posição.
Além disso, 54% dos respondentes brasileiros demonstraram apoio para que pessoas LGBT+ sejam abertamente quem são e 76% deles reconhecem o preconceito enfrentado por pessoas transgêneros. No restante do mundo, a média é de 66%.
Entre as gerações, mulheres da geração Z são as que mais reconhecem quanta discriminação pessoas transexuais enfrentam atualmente, com79% das respostas. Na sequência, aparecem millennials (73%), geração X (69%) e baby boomers (64%). Entre os homens a maior percepção é a da geração Z (66%). Na sequência estão os millennials (62%), geração X (60%) e baby boomers (59%).
Ainda sobre a liberdade de ser quem são, a liderança fica com a Tailândia e Espanha, ambas com 68% de apoio. Depois, estão Chile (63%), África do Sul (61%) e a Argentina com 6%. Os que menos apoiam são Japão, Coreia do Sul e Turquia, com 29%, 26% e 21% das declarações, respectivamente.
A Ipsos buscou entender a percepção das pessoas em relação à necessidade proteção da comunidade LGBT+ contra a discriminação em casa, no trabalho, no acesso a serviços, restaurantes e comércios. O índice de respondentes que concordam com a afirmação é alto para todos os países, com uma média de 74%.
A Tailândia segue liderando com 84%. O Brasil fica com 77%, a mesma porcentagem de países como Argentina, Peru, Canadá e França. Ademais, 58% dos brasileiros concordam que a proteção seja feita por meio de leis específicas.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos