Meio & Mensagem
18 de janeiro de 2024 - 18h03
*Atualizada às 18h27
Visando promover acesso à cultura gamer, tecnologia digital e inovação, a grupos minorizados, seja por raça, gênero ou orientação sexual, o projeto DiversiGames chega ao mercado.
A iniciativa possui patrocínio da Águas do Rio e da Enel Rio, além de apoio do TikTok, Canal Woohoo, Happy e DT3, e parceria da Prefeitura de Niterói. Como diretor-executivo, Ricardo Chantilly é o cofundador do projeto ao lado da diretora de operações, Mariana Uchôa.
DiversiGames terá oficinas de letramento digital (Crédito: Divulgação)
O DiversiGames funcionará como um hub, que oferecerá oficinas de letramento digital àqueles com pouco ou nenhum recurso. Para isso, projeto contará com dois centros de formação no Rio de Janeiro, com o total de 170 vagas para crianças, a partir de 7 anos.
O primeiro centro será inaugurado no próximo dia 31, em Benfica, Zona Norte do Rio, e contará com o patrocínio da Águas do Rio e do Instituto Aegea, além do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura. Já o segundo centro, com inauguração prevista para fevereiro em Niterói, terá patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.
Oficinas gratuitas
Ambas as unidades oferecerão diversas oficinas gratuitas de games. Em Benfica, o foco é o letramento digital para crianças e adolescentes, com cursos de Fortnite, Minecraft, Desenvolvimento de Jogos 2D, Scratch 3.0 e Creator (Criação de Conteúdo), além de aulas de inglês e reforço escolar.
Já em Niterói, o projeto será voltado para a promoção da cultura gamer, com aulas de League of Legends, Valorant, FreeFire e Programação de Jogos, além de inglês. A metodologia e os espaços dos dois centros de formação foram adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD).
Para se inscrever nas oficinas e aulas do DiversiGames, é preciso ir presencialmente aos locais, com RG ou certidão de nascimento, CPF do participante e do seu responsável, e comprovante de residência em mãos.
Cinco jovens talentos, jogadores profissionais (Pro Players) e criadores de conteúdo, que moram em diferentes comunidades do Rio, fazem parte do DiversiGames, como embaixadores e líderes do projeto. São eles: Renan Macedo de Farias, Márcio dos Santos Correa, Caio Luiz Mendes Da Silva, Maria Luiza dos Santos de Sousa e Maria Luiza do Nascimento Santos.
No ano passado, o TikTok levou os cinco para a Alemanha, para representar o Brasil na Gamescom, maior feira de jogos eletrônicos do mundo, a convite da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames).