Do bloquinho ao baile: as estratégias da Riachuelo para o Carnaval
Além de patrocínios a camarote e bloco de rua, rede de varejo desenvolve coleção de peças criadas especialmente para a folia brasileira
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Bárbara Sacchitiello
7 de fevereiro de 2025 - 12h29
Coleção de roupas e acessórios foi desenvolvida pela marca especialmente para o período do Carnaval (Crédito: Divulgaçao)
A maior festa popular do País também é uma oportunidade para explorar a conexão da moda com a cultura. Essa é a crença da Riachuelo, rede de varejo que já vem direcionando importantes investimentos de marketing nas áreas da música – a marca é uma das patrocinadoras do Lollapalooza – e que, agora, coloca o Carnaval no centro de suas estratégias de comunicação no período.
Além do lançamento de duas coleções de roupas, acessórios e outros itens para ajudar os foliões a montarem os looks carnavalescos, a marca investiu no patrocínio de festas em diferentes locais do País para destacar a pluralidade da grande festa brasileira.
“A Riachuelo é uma marca brasileira, que acredita e investe no País e o Carnaval é das maiores celebrações nacionais, além de ser uma grande plataforma de visibilidade. Estar presente neste momento é um jeito de celebrar a moda democrática, capaz de atender a todos os foliões, das festas mais populares até a mais exclusiva”, explica Cathyelle Schroeder, chief marketing officer (CMO) da marca.
Para 2025, a Riachuelo investiu em patrocinar alguns eventos. O primeiro, que aconteceu em 31 de janeiro e abriu o calendário carnavalesco da Riachuelo, foi a festa Mistura e Vem, realizada na Casa Arara de Verão, na cidade de Salvador.
A rede de varejo de moda também será a patrocinadora oficial do Baila da Arara, tradicional evento do Rio de Janeiro, e do Samba do Pretinho da Serrinha, em São Paulo.
Em Salvador, a Riachuelo é patrocinadora e foi responsável pelos abadás do famoso camarote Expresso 2222, que foram desenvolvidos com algodão 100% agroecológico. Ainda, a empresa também patrocina o bloco paulistano Tarado Ni Você, que prevê atrair 100 mil pessoas no desfile deste ano.
Segundo Cathyelle, a escolha das festas e dos eventos para vincular a marca se deu a partir de definições estratégicas, que levaram em conta a ideia de expressar diferentes expressões de Carnaval no País, bem como a visibilidade da folia das maiores cidades brasileiras.
Ao longo de todo o período de Carnaval, a Riachuelo reforçará a divulgação da campanha Mistura e Vem, que, na visão da CMO, expressa a essência do Carnaval brasileiro, que combina diferentes estilos e ritmos.
“O conceito ‘Mistura e Vem’ representa o conceito do Carnaval da liberdade criativa e de expressão. Além dos patrocínios e da presença da nossa marca em todos os eventos, também preparamos distribuição de brindes e algumas ativações surpresas para as pessoas que estiverem nas festas”, comenta.
Para as coleções carnavalescas, a CMO conta que a Riachuelo preocupou-se em combinar o fashion com o conforto, desenvolvendo peças que trouxessem o neon, o brilho e as cores vibrantes do Carnaval, mas em peças confortáveis, que permitam que os foliões se movimentem e se divirtam ao longo dos dias de festa.
“Tanto a moda quanto a música, seja no Carnaval ou em outros eventos em que investimos, como o Lollapalooza, são territórios de expressão. Queremos estar cada vez mas presentes em eventos que gerem conexão cultural”, resume a CMO.
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