Do bloquinho ao baile: as estratégias da Riachuelo para o Carnaval
Além de patrocínios a camarote e bloco de rua, rede de varejo desenvolve coleção de peças criadas especialmente para a folia brasileira
Do bloquinho ao baile: as estratégias da Riachuelo para o Carnaval
BuscarDo bloquinho ao baile: as estratégias da Riachuelo para o Carnaval
BuscarAlém de patrocínios a camarote e bloco de rua, rede de varejo desenvolve coleção de peças criadas especialmente para a folia brasileira
Bárbara Sacchitiello
7 de fevereiro de 2025 - 12h29
Coleção de roupas e acessórios foi desenvolvida pela marca especialmente para o período do Carnaval (Crédito: Divulgaçao)
A maior festa popular do País também é uma oportunidade para explorar a conexão da moda com a cultura. Essa é a crença da Riachuelo, rede de varejo que já vem direcionando importantes investimentos de marketing nas áreas da música – a marca é uma das patrocinadoras do Lollapalooza – e que, agora, coloca o Carnaval no centro de suas estratégias de comunicação no período.
Além do lançamento de duas coleções de roupas, acessórios e outros itens para ajudar os foliões a montarem os looks carnavalescos, a marca investiu no patrocínio de festas em diferentes locais do País para destacar a pluralidade da grande festa brasileira.
“A Riachuelo é uma marca brasileira, que acredita e investe no País e o Carnaval é das maiores celebrações nacionais, além de ser uma grande plataforma de visibilidade. Estar presente neste momento é um jeito de celebrar a moda democrática, capaz de atender a todos os foliões, das festas mais populares até a mais exclusiva”, explica Cathyelle Schroeder, chief marketing officer (CMO) da marca.
Para 2025, a Riachuelo investiu em patrocinar alguns eventos. O primeiro, que aconteceu em 31 de janeiro e abriu o calendário carnavalesco da Riachuelo, foi a festa Mistura e Vem, realizada na Casa Arara de Verão, na cidade de Salvador.
A rede de varejo de moda também será a patrocinadora oficial do Baila da Arara, tradicional evento do Rio de Janeiro, e do Samba do Pretinho da Serrinha, em São Paulo.
Em Salvador, a Riachuelo é patrocinadora e foi responsável pelos abadás do famoso camarote Expresso 2222, que foram desenvolvidos com algodão 100% agroecológico. Ainda, a empresa também patrocina o bloco paulistano Tarado Ni Você, que prevê atrair 100 mil pessoas no desfile deste ano.
Segundo Cathyelle, a escolha das festas e dos eventos para vincular a marca se deu a partir de definições estratégicas, que levaram em conta a ideia de expressar diferentes expressões de Carnaval no País, bem como a visibilidade da folia das maiores cidades brasileiras.
Ao longo de todo o período de Carnaval, a Riachuelo reforçará a divulgação da campanha Mistura e Vem, que, na visão da CMO, expressa a essência do Carnaval brasileiro, que combina diferentes estilos e ritmos.
“O conceito ‘Mistura e Vem’ representa o conceito do Carnaval da liberdade criativa e de expressão. Além dos patrocínios e da presença da nossa marca em todos os eventos, também preparamos distribuição de brindes e algumas ativações surpresas para as pessoas que estiverem nas festas”, comenta.
Para as coleções carnavalescas, a CMO conta que a Riachuelo preocupou-se em combinar o fashion com o conforto, desenvolvendo peças que trouxessem o neon, o brilho e as cores vibrantes do Carnaval, mas em peças confortáveis, que permitam que os foliões se movimentem e se divirtam ao longo dos dias de festa.
“Tanto a moda quanto a música, seja no Carnaval ou em outros eventos em que investimos, como o Lollapalooza, são territórios de expressão. Queremos estar cada vez mas presentes em eventos que gerem conexão cultural”, resume a CMO.
Compartilhe
Veja também
Chevrolet relembra hits dos últimos 100 anos em playlist no Spotify
Criada pela WMcCann, ação "Chevrolet 100 Anos de Hits" propõe uma jornada musical no tempo, levando os ouvintes a reviverem sucessos que marcaram gerações
Hábitos: consumidores dão preferência às compras online
Pesquisa CX Trends 2025 aponta, ainda, que hiper personalização no atendimento é critério importante para a decisão de compra