Pizzas doces e estratégia digital: os investimentos da Domino’s no Brasil
Após investimentos na área de digital growth, a Domino's estuda como aplicar inteligência artificial para personificação de estratégias
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Renan Honorato
29 de julho de 2024 - 14h21
Ao fechar o segundo trimestre com vendas alcançando os US$ 4.428 milhões, a Domino’s investe em digital growth no Brasil. Ao integrar o aplicativo, site e Whatsapp, a franquia de pizzas acelera os processos de inovação de cardápio para atrair públicos. Segundo o chief of marketing officer, Gabriel Ferrari, foi “um ano de lançamentos em menos de seis meses”. Em dezembro de 2023, Ferrari assumiu a posição de CMO da franquia com intuito de fortalecer a imagem da marca.
De fato, o executivo foi responsável pela consolidação da área de digital growth, criada para otimizar os pontos de contato com os consumidores. Em julho, a base de clientes da Domino’s chegou 5,8 milhões. Além disso, Ferrari destaca que o uso de inteligência artificial está no radar da empresa para personalização de entregas ao consumidor. “Hoje temos segmentação dentro dos nossos clientes. Conseguimos avaliar a frequência dos clientes, os hábitos de promoção”, diz.
Em relação à inovação, a Domino’s acredita que o digital tenha ampliado as possibilidades de acesso ao consumidor. Para Ferrari, existe uma valorização das marcas que se diferenciam por parte dos clientes. “Muitas vezes o consumidor gosta de algo de fora que a gente consegue replicar aqui”, fala.
Entre os lançamentos recentes, a marca expandiu o portfólio de pizzas doces, com versões maiores e com novos sabores, como doce de leite e churros. “O consumidor brasileiro tem buscado mais sobremesas nas pizzarias”, explica. Além disso, outro lançamento que impulsionou a venda das empresa foram as massas mais finas e a adaptação da pizza “caipira”, com frango, milho e requeijão.
Para Ferrari, essas estratégias adaptam ao paladar do Brasil os produtos da casa. O setor de pizzarias no Brasil é pulverizado em lojistas de bairro com tradições familiares. De acordo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), são mais de 36 mil unidades ativas no País, contando todos os tipos de empreendimento.
Desse montante, 34% estão situadas no estado de São Paulo. Atualmente, a Domino’s possuí cerca de 250 unidades espalhadas pelo Brasil. Além disso, a principal plataforma de diferenciação da Domino’s é a entrega até em 25 minutos. “Toda vez que uma pizza atrasa mais do que deveria, mandamos um cupom de 50% de desconto ao consumidor para compensar aquele erro eventual”, comenta.
Durante o Carnaval deste ano, a Domino’s criou um espaço na Sapucaí, em parceria com o Camarote N1. “É um super meio de termos contato com o público formador de opinião e de consolidar a nossa marca no radar do principal evento do Rio de Janeiro”, comenta. A parceria foi renovada para 2025. Nesse segundo semestre, a Domino’s vai estar no Rock in Rio com espaços exclusivos.
Para Ferrari, as experiências em festivais instigam o consumidor a se aproximar das marcas, além de contribuir para comunicação com o público jovem. “É o público que vai trazer a frequência. Queremos que o público jovem traga a família para Domino’s”, explica. Na percepção do executivo, as pizzarias são espaços para reunião familiar, por isso, a Domino’s tem adaptado alguns salões para se tornarem mais acolhedores nos interiores dos estados. “Essa é uma característica brasileira de reunir as pessoas”, finaliza.
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