Dona da Houston Bike lança marca Audax
Grupo Claudino investe R$ 80 milhões em nova planta e marketing para ingressar no segmento de bicicletas premium
Grupo Claudino investe R$ 80 milhões em nova planta e marketing para ingressar no segmento de bicicletas premium
Fernando Murad
9 de abril de 2015 - 11h02
Presente no mercado brasileiro de bicicletas desde o final da década de 1990 com a marca Houston Bike, voltada para o segmento de lazer, com modelos com tíquete médio de R$ 500, o Grupo Claudino começa a desbravar um novo nicho com o lançamento da marca premium Audax. Com investimentos de R$ 70 milhões, que inclui a construção de uma fábrica na Zona Franca de Manaus, o conglomerado espera disputar a liderança da categoria com um portfólio de produtos que varia de R$ 1,5 mil a R$ 45 mil.
Embora as vendas totais de bicicletas no País estejam estacionadas na casa de quatro milhões de unidades por ano, segundo estimativas dos concorrentes (não há dados oficiais), o segmento premium tem crescido. “Há 15 anos essa categoria representava 1% das unidades vendidas. Hoje acreditamos que esse número é de 6%, com crescimento de 20% a 30% por ano”, afirma João Claudino Junior, presidente do Grupo Claudino, que pretende disputar a liderança com marcas internacionais como Cannondale, GT (ambas da canadense Dorel, dona da Caloi), Scott e Trek.
A primeira coleção da Audax começa a chegar aos pontos de venda especializados na segunda quinzena de maio e inclui 25 modelos divididos nas linhas Mobility, Road e Mountain Bike. A expectativa da empresa é de levar os produtos para 150 bike shops no primeiro ano é produzir 250 mil unidades nos primeiros três anos de operação da planta, que entrou em funcionamento na última semana de fevereiro. O foco da atenção da força de venda será os modelos de até R$ 7 mil. As bikes entre R$ 25 mil e R$ 45 mil são destinadas aos atletas profissionais.
Os esportistas, por sinal, fazem parte da estratégia de lançamento da marca. A empresa montou a Audax Bike Team, formada por Daniel Zóia, Robson Aloisio, Eduardo Ramires, Anderson Robl, Enzo Ronzani, Eszter Dósa e Julyana Machado. A apresentação do time e o lançamento oficial da marca foram durante a Copa Internacional de Mountain Bike, maior evento cross country da América do Sul, realizada entre 6 e 8 de março em Araxá (MG).
“Estamos preparando a apresentação desde o início de 2014. Nossa expectativa é receber 180 lojistas no evento. Esperamos em dois anos já sermos reconhecidos pelo mercado como um produto de valor agregado. Estimamos investir R$ 10 milhões em marketing nesse período”, projeta Claudino Junior.
A campanha de divulgação, assinada pela Sucesso Publicidade, agência controlada pelo Grupo Claudino, prevê anúncios em veículos especializados, ações nas redes sociais, participação em provas regionais de ciclismo e a exibição na internet de comerciais gravados em Teresina (PI) e na Chapada das Mesas (MA).
Com 11 mil metros quadrados de área construída, sendo uma área superior a dois mil metros quadrados dedicados ao setor de pintura, a unidade fabril de Manaus tem autonomia na fabricação de garfo e quadros de bicicletas. Na área de componentes, como pneus, freios, câmbio e suspensão, a Audax leva produtos das marcas Shimano, RockShox, Rubena, Marzocchi, Velo, Prologo e ITM. Além da fábrica, a nova marca conta com dois escritórios. Um em Teresina, para atender as regiões Norte e Nordeste, e outro em Jundiaí (SP), para os mercados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O Grupo Claudino tem faturamento anual de mais de R$ 3 bilhões e é formado por 14 empresas. São elas o Teresina Shopping, a rede de varejo Armazém Paraíba, a Guadalajara (fábrica de roupas das marcas Onix Jeans, Win, Vizzual, Opcion, Kids & Kids e Emepê), a Socimol (indústria de colchões e móveis), a Onix (indústria de colchões e espuma), a Construtora Sucesso, Frigotil (frigorífico), Houston, Halley (gráfica e editora), Sucesso Publicidade, Remanso (tecnologia de informação), Colon Carrocerias e Gestão Peles e Couros, além da Audax.
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