Dos conselhos corporativos, 31% são compostos por mulheres
Apesar de ter seu quadro de trabalho majoritariamente masculino, empresas se esforçam em políticas em prol da equidade de gênero, indica Gender-Equality Index, da Bloomberg
Dos conselhos corporativos, 31% são compostos por mulheres
BuscarDos conselhos corporativos, 31% são compostos por mulheres
BuscarApesar de ter seu quadro de trabalho majoritariamente masculino, empresas se esforçam em políticas em prol da equidade de gênero, indica Gender-Equality Index, da Bloomberg
Divulgado na quarta-feira, 26, o Gender-Equality Index (GEI), da Bloomberg, fez um balanço da equidade de gênero em empresas que contribuem para a pesquisa e quais são os esforços feitos por tais companhias para tornar o ambiente de trabalho mais favorável às mulheres e demais grupos minorizados politicamente. O relatório indicou que mulheres ainda são pouco mais de um terço em cargos de geração de receita, mas que as corporações estão se esforçando para reverter o quadro.
Os resultados indicaram que apenas 31% dos conselhos coorporativos são compostos por mulheres. Elas são 39% nos cargos de produção de receita. Isso não significa que não há uma busca ativa por profissionais do gênero. Segundo a pesquisa, 83% das empresas têm estratégias voltadas a contratar mulheres. Uma delas é exigir uma cota para gêneros diversos nos candidatos concorrendo a cargos de gerência, adotada por 61% das empresas.
O Gender-Equality Index (GEI) deste ano foi composto por dados de 418 de empresas que, juntas, têm escritórios em 45 países e representam US$ 16 trilhões em mercado. Segundo a Bloomblerg, o número de empresas participantes atingiu seu recorde, com um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A própria disponibilização das informações e dados é visto pelo veículo de mídia como um esforço de tais companhias em ser transparente e adotar práticas a favor da equidade de gênero.Entre outros esforços estão a contratação de profissionais especializados em diversidade e inclusão, além de equiparação da remuneração. Cerca de 72% das corporações têm no seu quadro um Chief Diversity Officer ou executivos com esse foco e 66% realizam revisões globais de remuneração baseadas em gênero.
As empresas avaliadas também oferecem espaços para mães em fase de lactação (75%) e subsídios para creches ou outro tipo apoio financeiro nesse sentido (59%). Além disso, 63% das companhias pesquisadas patrocinam programas de educação financeira para mulheres e 63% programas voltados para educar o público feminino nas áreas de tecnologia, matemática e ciência.**Crédito da imagem no topo: Shutterstock
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos