Assinar

Download de apps de fintechs, e-commerce e games cresce em 2021

Buscar

Download de apps de fintechs, e-commerce e games cresce em 2021

Buscar
Publicidade
Marketing

Download de apps de fintechs, e-commerce e games cresce em 2021

Estudo da Adjust revela que dezembro e janeiro do ano passado foram os melhores meses da história para a receita in-app


10 de maio de 2022 - 11h21

(Crédito: BigTunaOnline-shutterstock)

A ascensão da tecnologia, sobretudo a mobile, vem indicando a potência dos aplicativos para smartphones e algumas categorias são bastante exploradas pelos consumidores. O Relatório Mobile app trends, da Adjust, aponta que há um recorde na receita mensal in-app para fintech, e-commerce e gaming em 2021, com um aumento de 35%, 12% e 32% de aumento, respectivamente.

O estudo leva em conta as tendências a longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção, entre outros. 

Um dos principais marcos para esse segmento foi o lançamento do  iOS 14.5 da Apple e do framework AppTrackingTransparency (ATT), que fez com que o mercado de marketing mobile precisasse reavaliar o tratamento de dados dos usuários, por conta de medidas de privacidade. Mesmo com o cenário, as taxas de opt-in alcançaram 25% no serviço da Apple.



Apenas nos Estados Unidos, os downloads de apps de finanças atingiram a marca de US$ 573,1 milhões em 2021, o que representa um aumento de 19% em relação ao ano passado. Além disso, as instalações de aplicativos de fintechs especificamente chegaram ao ápice em novembro, um crescimento de 26% quando comparado à média de 2021 e 82% a 2020. Na América Latina, a porcentagem ano a ano chegou a 62%, enquanto a taxa global é de 35%. 

É importante ressaltar que o conceito de fintechs abrange aplicativos de pagamento (57%), bancos (34%), negociação (7%) e criptomoedas (2%). De acordo com a Adjust, uma das tendências de 2022 para o setor deverá ser o serviço Buy Now, Pay Later no acesso de criptoativos em carteiras digitais e cloud banking para bancos mais tradicionais.

Muito acentuado durante o período da pandemia, o e-commerce via mobile liderou as compras: em 2021, 67% das vendas foram realizadas através do canal; 55% dos consumidores realizaram as compras por um smartphone após ver anúncios em redes sociais. No geral, o público gastou 1 bilhão de horas em apps de compras ao longo do ano passado. A região Latam se consolida com uma taxa ano a ano de 14%, uma das maiores do mundo em relação ao serviço.

Em games, o destaque vai para diversas modalidades: desde jogos hipercasuais a role-playing imersivos. O aumento de downloads a nível global foi de 32%, enquanto na América Latina há um aumento de 3 pontos percentuais em relação à média mundial. No geral, os segmentos que mais se destacam são os hipercasuais (27%), de ação (17%), carta (11%) e de esportes (10%).  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger

    Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos

  • Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1

    Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas