E-commerce cresce 41% no Brasil em 2020
O desempenho é o maior desde 2007 e foi impulsionado pelos novos hábitos digitais trazidos pela pandemia da Covid-19
O desempenho é o maior desde 2007 e foi impulsionado pelos novos hábitos digitais trazidos pela pandemia da Covid-19
Meio & Mensagem
26 de março de 2021 - 8h43
As vendas via e-commerce aumentaram 41% no Brasil em 2020, de acordo com 43ª edição do relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit em parceria com a Nielsen. O crescimento é o maior já registrado desde 2007 e é motivado, principalmente, pelo impulso ao comportamento digital dado pela pandemia da Covid-19. As vendas foram equivalentes a R$ 87,4 bilhões, impulsionado pela maior contribuição das compras pelo celular.
Além disso, o aumento dos pedidos foi importante para que as vendas crescessem tanto. Foram 194 milhões de pedidos, uma alta de 30% em comparação com 2019. O frete grátis também ajudou a impulsionar o interesse dos consumidores, representando 43% do total das transações feitas em 2020.
A agilidade do celular foi a principal parte dessa operação: 55,1% das vendas foram realizadas através dos aparelhos móveis, o que corresponde a R$ 45,9 bilhões, uma alta de 79% em relação ao ano anterior.
As lojas de departamento representaram 84,3% do faturamento total, seguidas por artigos esportivos (2,8%), informática (2,4%) e roupas (2,2%).
Os estados do Sudeste correspondem a 52% das transações realizadas via e-commerce no ano passado. A região Nordeste teve um destaque no período, dobrando o consumo por e-commerce em 2020, alcançando 18,5% do total.
A edição anterior do estudo da Ebit|Nielsen, divulgada em agosto de 2020, já mostrava os efeitos da pandemia no comércio eletrônico brasileiro. Na época, com as partes das lojas físicas, shoppings e pontos de venda fechados, o volume de transações realizadas via e-commerce havia crescido 47% no primeiro semestre.
Compartilhe
Veja também
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos
Cross Networking fecha seis marcas para Camarote Nº1
Cross Networking trabalha expansão da marca Nº1 e amplia trabalho na gestão de marca e parcerias de artistas